5 habilidades do profissional do futuro

Você já parou para se perguntar, por quanto tempo a sua profissão ainda vai existir? Parece uma pergunta um tanto quanto assustadora eu sei, mas você precisa começar a se preparar para ter as habilidades do profissional do futuro. Pode ser que sua área realmente não deixe de existir, mas no mínimo ela precisará se adaptar.

Com o avanço acelerado da tecnologia, por meio da inteligência artificial e da robótica, dezenas de profissões deixaram de existir nos próximos anos. E para esta nova realidade, outros postos de atuação vão surgir, assim como novas habilidades serão exigidas dos profissionais.

A busca do mercado é por ganho de competitividade. Fazer mais por menos. Estas mudanças irão transformar nosso modo de viver, se comportar e agir. Na realidade, já estão. Duvida?

  • A Contabilizei está revolucionando o mercado contábil no Brasil. Criada em 2014, a empresa já recebeu por 3 anos seguidos o prêmio de melhor start-up B2B (Business to Business) da América Latina.
  • Em algumas capitais do Brasil, você não precisa mais sair de casa para ir ao supermercado. A plataforma do Rappi permite que você faça suas compras pelo app do seu celular e receber tudo na sua casa.

Entre tantos outros cases de sucesso que estão surgindo.

Além disso, as competências necessárias nas organizações também estão se modificando. E este é objetivo deste artigo: compartilhar contigo exatamente o que você deve aprender para continuar um profissional competitivo. Vamos, então, as 5 principais habilidades do profissional do futuro:

Gestão de pessoas

Sempre digo que Gestão de Pessoas é o maior desafio de qualquer negócio, independente de porte ou segmento. Por mais que a tecnologia tome conta de muitos postos de trabalho, a presença do ser humano não deixará de existir, e novas gerações de profissionais estão se tornando cada vez mais exigentes.

Engajar uma equipe para trabalhar em prol de um propósito e bater metas é uma das funções de um líder para gerir pessoas. Além disso, Gestão de Pessoas também está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. Não basta comandar, é essencial compartilhar conhecimento.

De longe, o que mais motiva o ser humano é progresso. Um líder que entende de Gestão de Pessoas sabe disso, e move sua equipe para evoluir constantemente.

Inteligência emocional

Você sabia que 87% dos desligamentos de funcionários estão ligados a questão comportamentais e apenas 13% a aspectos técnicos? Você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

É por isso, que a Inteligência Emocional (IE) é um fator tão importante. Uma pessoa inteligente emocionalmente tem a capacidade identificar suas emoções, as dos seus colegas de trabalho, filtrá-las e usar ao seu favor, desenvolve relacionamentos mais saudáveis e se torna uma pessoa mais resiliente.

Um dos principais estudiosos da Inteligência Emocional, o americano Daniel Goleman, defende que a IE é o fator determinante que separa pessoas de sucesso e pessoas de insucesso.

Segundo ele, a Inteligência Emocional é divida em 5 habilidades.

  • Autoconhecimento
  • Controle Emocional
  • Automotivação
  • Empatia
  • Relacionamentos Interpessoais

Se você quer ser um líder eficaz, precisa desenvolver estas habilidades.

Negociação

Defender os interesses da organização, contribuir para resolução de problemas e acelerar a tomada de decisão. Estas são as principais atribuições de um bom negociador e sua contribuição para companhia.

Um bom negociador tem uma comunicação persuasiva, assertiva e voltada para resultados. Por mais que a tecnologia avance em ritmo brutal, essa capacidade humana ainda não é possível de ser alcançada.

Desta fora, bons negociadores serão cada vez mais valorizados pelas empresas, que inclusive adotarão esta habilidade, como um critério a ser identificado nos processos de recrutamento e seleção.

Criatividade

O criativo é aquele caçador de soluções, que expande sua consciência com facilidade e contribui com novas perspectivas. Essa característica é fundamental para a constante inovação dentro das organizações, ou seja: este profissional está cada dia mais desejado.

Ele é responsável por:

  • Identificar novas oportunidades
  • Despertar curiosidade
  • Fazer mais por menos
  • Contribuir com novas ideias
  • Ter uma visão sistêmica

O mundo muda em uma velocidade surpreendente. Novos processos, métodos, tecnologias, funções e tendências. Se tornar um profissional criativo é de suma importância para sobreviver neste cenário.

Pensamento crítico

A habilidade de reflexão em alto nível de profundidade é o que caracteriza o pensamento crítico. Não se trata de uma habilidade de cunho negativo, muito pelo contrário.

Profissionais que a possuem são questionadores, curiosos e prezam por altos padrões de qualidade. Além disso, atuam com imparcialidade, pois sabem separar suas razões pessoais das necessidades da empresa.

Em pouco tempo, as máquinas, robôs e plataformas irão dominar a maior parte dos trabalhos operacionais. Por isso, pessoas com capacidade crítica, analítica e que são rigorosas, serão cada vez mais procuradas pelas organizações.

Desenvolver esta habilidade requer dedicação, esforço e tempo. Invista no seu conhecimento, ele renderá os melhores juros para o seu futuro.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades dos profissionais do futuro, deixa eu te fazer uma pergunta. De 0 a 10, qual nota você dá para cada uma destas habilidades? Se você não quer ser engolido pela sua concorrência ou ser substituído facilmente pela tecnologia, aposte suas fichas no seu autodesenvolvimento. Ele é que vai sustentar o seu sucesso daqui em diante.

Quais são suas sugestões de habilidades do profissional do futuro?  Deixa seu comentário aí embaixo e me conta.

Um abraço!



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