Como avaliar a aceitação de um produto pelo mercado?

Por mais diferentes ou específicos que possam ser os objetivos ou motivações de cada empresa, a prioridade de qualquer negócio sempre deve ser o cliente e a sua satisfação. No cenário de um mercado competitivo que ainda patina para se recuperar de uma forte crise e voltar a crescer, pensar no cliente é mais importante do que nunca para fazer sua empresa se destacar e não desperdiçar recursos, por isto a aceitação de um produto é algo que devemos prestar atenção.

Mas para ter como foco as necessidades e aceitação do consumidor, é preciso buscar métodos que permitam compreender melhor o processo de compra, os hábitos de consumo, como o consumidor se relaciona com os produtos ou serviços que seu negócio oferece, como ele pensa e como ele vê sua marca.

Ou seja, é preciso mergulhar na percepção dos clientes e olhar através dos seus olhos. Só isso permite um direcionamento assertivo do desenvolvimento de produtos/serviços e a adoção de estratégias adequadas. É nesse ponto em que surge a dúvida: como fazer isso? Como podemos entender qual foi a experiência do consumidor com nossos serviços e produtos?

Felizmente isso não é algo impossível, embora exija certa dedicação e investimento. Entretanto, os esforços para entender o nível satisfação do cliente são muito recompensadores, pois quando bem aplicados não só melhoram o seu posicionamento no mercado, como aumentam as vendas e os lucros.

Agora que já entendemos a importância de avaliar a recepção de um produto pelo mercado, é hora de entender como podemos fazer isso. Existem alguns métodos importantes que podem e devem ser utilizados simultaneamente para garantir uma visão ampla e profunda da recepção do mercado. Veja como você pode medir a aceitação do seu serviço ou produto pelo mercado consumidor:

 

1. Redes sociais

Muito utilizadas hoje em dia, nem sempre as empresas sabem aproveitar todo o seu potencial. Como as redes sociais permitem uma relação bem mais próxima e direta com o consumidor, é possível obter informações valiosas através delas.

Quando um produto tem boa recepção pelos usuários, há inúmeros compartilhamentos e marcação de amigos, elogios, envolvimento com as publicações. Por outro lado, um produto que teve baixa aceitação gera reações negativas, comentários com reclamações, enfim: um impacto negativo naqueles que foram clientes e em clientes em potencial que possam ver o feedback nas redes.

Dessa forma, é possível monitorar e medir a aceitação do público através de dados, menções e interações, permitindo uma ideia ampla de como está o nível de satisfação do seu público-alvo e do que ele espera da sua marca.

 

2. Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar a aceitação de um produto, porque oferecem credibilidade, precisão e bom retorno, permitindo fazer um diagnóstico do nível de satisfação direto com a fonte, ou seja, com o consumidor.

Através delas é possível entender o comportamento do consumidor, identificar pontos críticos, entender os motivos para alguns clientes abandonarem sua marca, avaliar a satisfação do mercado, desenvolver novos serviços ou produtos, entender a concorrência, direcionar o posicionamento da sua marca de forma mais eficaz e ainda reduzir as chances de erro ou agir de forma a minimizar os danos de um produto que foi mal recebido.

Elas podem ser quantitativas, baseadas em amostras estatísticas obtidas através de questionários (online ou presencial), ligações ou contagem, e podem ser qualitativas (pesquisas exploratórias), que buscam interpretar informações mais profundas que são obtidas através de cliente oculto, entrevistas e grupos focais.

O maior erro de uma empresa é trabalhar com base em achismos. As pesquisas de mercado eliminam esse grave problema, pois proporcionam uma visão clara e real do mercado. Isso permite entender o seu público-alvo e direcionar suas ações, tornando sua empresa mais sustentável e lucrativa. Por isso, uma boa pesquisa de satisfação ajudará a entender como foi a aceitação de um produto. SAIBA MAIS!

 

3. Mensurar dados

A internet oferece muitas informações, mas que isoladas não servem para muita coisa. Os dados coletados em redes sociais, sites e blogs precisam ser avaliados corretamente para assumirem um significado real.

A mensuração de dados é essencial para fazer um acompanhamento constante e em tempo real da aceitação de um produto e da imagem da sua marca. Para isso existem diversos programas e ferramentas.

No caso das pesquisas de mercado, que são mais precisas e mostram um cenário mais exato e claro, também é necessário mensurar os dados, ou seja, avaliar as informações coletadas e pensar como trabalhar com base no que foi descoberto, buscando sempre aprimorar os serviços e produtos da sua empresa para que o cliente fique satisfeito.

 

Como escolher a empresa para fazer a pesquisa de mercado?

Utilizar as redes sociais é uma boa forma de medir de maneira ampla a imagem do seu negócio e a satisfação dos seus clientes, mas como você já deve ter percebido, as pesquisas de mercado são ferramentas mais assertivas e indispensáveis. Uma empresa com visão utilizará esses dois recursos de forma a garantir um conhecimento completo e eficaz.

Mas fazer pesquisas de mercado não é uma tarefa simples que pode ser realizada por qualquer um: é necessário ter experiência, profissionais capacitados, comprometimento em entregar resultados e conhecimento da área. Algumas dicas para escolher a melhor empresa para fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio:

  • Avalie a experiência: a história da empresa, sua reputação, o portfólio, a credibilidade e o tempo de serviço contam muito na hora de executar pesquisas de mercado de qualidade e fazem a diferença nos resultados.
  • Conheça a concorrência: olhar os concorrentes vai te ajudar a estar mais seguro da sua decisão final, porque permite analisar os pontos fortes e fracos de cada um, como qualidade do serviço e do atendimento.
  • Ouça outros clientes: veja o que outros clientes da empresa disseram sobre os serviços prestados, se ficaram satisfeitos e como as pesquisas de mercado interferiram nas estratégias e na realidade da empresa.
  • Busque cases de sucesso: eles são uma comprovação da credibilidade e qualidade da empresa, atestando a sua capacidade de fazer uma análise profunda da aceitação de um produto ou empresa no mercado.

Gostou da ideia? O que acha de conversarmos a respeito, basta preencher seus dados (é rapidinho) que entraremos em contato afim de esclarecer dúvidas e entender melhor sua necessidade. SAIBA MAIS!

 

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