Quais as franquias mais rentáveis do mercado brasileiro

Quais as franquias mais rentáveis do mercado brasileiro

Quais as franquias mais rentáveis do mercado brasileiro

Você pode até não reparar, mas em seu dia a dia você certamente faz negócios com franquias frequentemente. Já parou para pensar? Aquele chocolate gostoso, seus serviços odontológicos, um lanchinho no meio da tarde… As opções são muitas e você várias vezes não se dá conta! Pois é! As franquias estão com tudo, e neste texto falaremos sobre alguns dos ramos de franchising que trazem mais lucro no mercado brasileiro. Pode ser uma boa opção para que você invista!

As franquias mais rentáveis do mercado nacional

Antes de falarmos de alguns ramos bem-sucedidos de franchising no país, é interessante ressaltar que o mercado se molda e renova frequentemente, e muitas das franquias podem sofrer oscilações de acordo com a moda do momento ou sazonalidades múltiplas. De qualquer forma, o fato é que o mercado de franquias cresce no Brasil mais de 5% ao ano desde 2007, ininterruptamente – e o país já passou por duas crises econômicas desde então.

 

Produtos naturais e sustentáveis

Tendência recente no mercado, as franquias de produtos naturais e ambientalmente sustentáveis vieram pra ficar. De fato, a preservação da saúde e do planeta são necessidades urgentes, e os franqueadores já perceberam as oportunidades de negócio que essa nova visão traz consigo. Os produtos são muitos: alimentos, roupas, objetos de uso pessoal, bens duráveis e não duráveis. São marcas que ainda estão por se consolidar, e por isso, o uso da marca e os royalties podem ser relativamente acessíveis. Avalie se este negócio faz sentido em seu mercado!

 

Serviços médicos e odontológicos

Espalhou-se pelo Brasil um conceito de clínicas populares de medicina, exames clínicos e atendimento odontológico. As clínicas tradicionais cobram caro pelos serviços, enquanto que o SUS oferece um serviço ineficiente. Para quem tem uma renda média ou baixa, as clínicas populares – franquias – trazem preços altamente competitivos e um serviço de nível satisfatório, com muito menos filas em relação à saúde pública.

 

Corretores de seguros, imóveis e viagens

Os corretores também descobriram como o franchising pode fazer com que eles ganhem mais dinheiro de maneira segura, fazendo ótimos negócio que também saem mais barato para o consumidor. Seguros, imóveis e viagens oferecidos por grandes prestadoras encontram em corretores franqueados a opção perfeita para realizar parcerias e oferecer produtos e serviços com preços mais competitivos ao consumidor. Corretores que desejam investir nesta área podem entrar nesse negócio investindo a partir de R$ 15 mil.

 

Produtos estéticos

Lidar com cosméticos sempre foi um grande negócio no Brasil. O modelo das consultoras das grandes empresas ainda é fortíssimo, mas franquias mais modestas como salões de beleza, depilação, manicures e pedicures também tem ganhado o mercado com um grande volume de faturamento. Quem deseja trabalhar com isso pode desembolsar entre R$ 20 e R$ 50 mil para adquirir uma franquia desconhecida. Para trabalhar com o Boticário, por exemplo, uma empresa consolidada, não se gasta menos do que R$ 150 mil.

 



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.