Guia para aumentar as vendas – passo a passo da GGV

Aumentar as vendas é o objetivo de todos empresários, não importa qual o tamanho ou faturamento da empresa. Afinal de contas, quanto maior as vendas mais dinheiro em caixa, que levam a mais investimentos e – consequentemente – a outro aumento nas vendas, recomeçando todo o ciclo. Um guia para aumentar as vendas seria, nesse momento, um grande auxílio para você obter o sucesso que você deseja para sua empresa.

Mas, apesar de todo mundo sempre falar em aumentar as vendas, essa não é uma tarefa fácil. Na realidade, é uma das mais difíceis para qualquer empresa.

Pensando nisso, nós da GGV Consultoria Empresarial resolvemos criar este artigo com um guia para aumentar as vendas.

Nas linhas abaixo você irá aprender:

  • As melhores estratégias comerciais do mercado;
  • Como aumentar o faturamento de uma empresa;
  • Como realizar um bom trabalho de marketing;
  • Quando contratar uma consultoria em vendas;
  • Dicas extras para vender mais.

As melhores estratégias comerciais do mercado

Vender mais não é uma tarefa fácil, mas existem algumas estratégias que podem ajudar nesse processo.

E, a primeira delas, é traçar uma meta de vendas. Definir uma meta de vendas é uma das principais estratégias para aumentar as vendas de uma empresa.

Tanto que, provavelmente, você já fez isso. Mas, a questão que fica é se você fez da maneira correta.

Traçar uma meta de venda não é simplesmente dizer quanto você acha que deveria vender todo mês. Na verdade, é preciso levar em conta 03 coisas antes de traçar uma meta:

  • Qual é a verdadeira meta de crescimento da sua empresa? (Levando em consideração os resultados dos anos anteriores)
  • Quais as vendas de clientes existentes e as vendas de novos clientes?
  • Qual a capacidade estrutural do negócio? (Por exemplo, se para vender tanto você precisa contratar vendedor, sua empresa tem essa capacidade financeira?).

Com isso, você saberá exatamente qual deve ser a meta de vendas da sua empresa.

Entretanto, a meta não é a única boa estratégia para vender mais. Uma outra boa opção é investir na gestão dos clientes e no crescimento dos clientes existentes. Ou seja, você deve começar a investir itens como a satisfação dos seus clientes, analise de quais produtos você já vendeu e quais pode vender para os clientes, ações de relacionamento com os clientes (como redes sociais e e-mail marketing, por exemplo), bem como painéis de controle das atividades de seus atuais clientes.

Dessa maneira, você pode tornar vender para o mesmo cliente ou apresentar um outro produto diferenciado, talvez com um serviço premium, a fim de melhorar as vendas com aqueles que já conhecem a qualidade e procedência oferecida pela sua empresa.

Como aumentar o faturamento de uma empresa?

Aumentar o faturamento de uma empresa é crucial para que se possa fazer novos investimentos e, com isso, melhorar a qualidade geral dos serviços e produtos ofertados.

Além disso, com o aumento do faturamento é possível contratar mais vendedores e subir a meta de vendas, como vimos no tópico anterior.

A má notícia é que não é uma tarefa fácil. Mas, a parte boa é que nós preparamos 04 dicas exclusivas para você aumentar o faturamento da sua empresa:

  • Redução de custos: Com uma planilha de todos os custos da empresa, você deve avaliar qual campo gasta mais dinheiro para se manter e porquê. Então, com isso em mãos, basta ir até o responsável pela área e chegar a um consenso de corte de gastos.
  • Terceirização: Nunca faça projetos que não sejam do core bussiness da sua empresa. Além de perder muito tempo com o projeto, você pode acabar gastando mais do que entrará no caixa com as alterações. Portanto, terceirize tudo que não for da lista de especialidade da sua empresa.
  • Marketing Digital: Opte por investir no marketing digital como sua estratégia de marketing, pois além de ser mais barato, ele costuma produzir mais resultados e tem a vantagem de você ter total controle sobre o ROI (retorno do investimento).
  • Treinamentos: Um profissional bem treinado produz mais. E isso em qualquer área da empresa, portanto procure sempre fornecer treinamento exclusivo e especializado para os seus profissionais. Dessa maneira você minimiza os erros e aumenta a produtividade, que reflete diretamente no faturamento da empresa.

Como realizar um bom trabalho de marketing?

No tópico acima falamos brevemente sobre o marketing digital como opção com melhor custo-benefício em relação ao marketing tradicional.

Neste tópico, iremos reforçar isso. Portanto, procure sempre investir o máximo possível em um bom plano de marketing.

Primeiro porque é barato. Segundo porque os resultados são surpreendentes.

Mas, é claro que você não vai sair por aí contratando freelancer ao léu para fazer qualquer coisa. É preciso ter um planejamento e este planejamento precisa seguir algumas regras:

  • Trabalhe apenas nas redes sociais que condizem com o seu negócio;
  • Utilize a mesma linguagem dos seus clientes;
  • Defina o posicionamento que sua empresa deve manter na internet;
  • Defina se o seu negócio pode ou não vender online e se isso é, realmente, viável financeiramente;
  • Contrate sempre profissionais com indicação de Consultoras ou outras empresas do mesmo ramo de atuação que o seu.

Seguindo essas regras, você consegue criar um plano de marketing digital e encontrar o melhor profissional para realizar este serviço.

Quando contratar uma consultoria em vendas?

O trabalho de uma empresa que presta o serviço de consultoria em vendas pode ser útil em qualquer etapa da empresa. Desde a criação até os amargos dias que antecedem a falência, sempre é um bom momento para ouvir os conselhos e ações de empresas especialistas em vendas.

Com a consultoria em vendas é possível identificar melhorias no seu processo comercial e propor ações em conjunto para desenvolver o setor comercial e aumentar os resultados da empresa.

Afinal de contas, com uma consultoria em vendas você pode tanto começar a empresa com o pé-direito, quanto salvá-la de uma falência, devido ao possível aumento nas vendas.

Dicas extras para vender mais

Bem, agora que você já captou a parte mais complexa que é necessária fazer para melhorar as vendas da sua empresa, é hora de ver algumas dicas rápidas que podem ser implementadas em uma semana (ou menos) e que começam a dar resultado imediatamente!

  • Corte o “é só isso? ” do vocabulário dos seus vendedores. Essa frase inibe as vendas.
  • Faça com que seus vendedores sempre extraiam o máximo possível de informação dos seus clientes. Incentive-os a sempre fazer muitas perguntas aos clientes.
  • Deixe claro para os vendedores que o cliente é o “patrão do patrão”.
  • Faça com que seus vendedores sempre incitem os clientes a indicarem novos clientes.
  • Conquiste o coração do cliente e não somente os seus bolsos.
  • Incentive o trabalho em equipe.
  • Não deixe que o vendedor passe o tempo todo em cima do cliente.
  • Mas, também, não deixe que o vendedor esqueça do cliente.
  • Motive seus vendedores.
  • Faça com que seus colaboradores sempre cumpram o combinado com o cliente. Respeito e confiança valem tanto quanto qualidade e preço.

E aí, gostou das dicas? Então conheça 4 dicas essenciais para aumentar as vendas da sua empresa!



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