Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado, qual a diferença?

Qualquer gestor precisa se munir de informação atualizada para melhor planejar as estratégias da sua empresa. Decisões assertivas dependem, assim, de uma boa pesquisa e coleta de dados prévia. Mas qual averiguação é a mais adequada para a sua situação? No Brasil, pesquisa de marketing e pesquisa de mercado são termos que terminaram se confundindo ao longo do tempo. E ainda há muitos administradores de empresas que não sabem a diferença.

Se você também acredita que essas duas formas de pesquisa são sinônimas, você faz parte deste grupo – e está redondamente enganado. É verdade que, por ambas se tratarem de pesquisas que podem lidar com um público-alvo, as metodologias vão apresentar algumas similaridades. Mas a grande diferença vai surgir no alcance e objetivo a ser perseguido por cada proposta.

Uma das razões para esta confusão pode ter se originado na tradução de materiais da área, ou possivelmente pela entrada de multinacionais no país. Isto ocasionou na tentativa de adaptar a terminologia do inglês, o que por vezes aconteceu ignorando certas diferenças essenciais entre esses dois métodos de pesquisa. A seguir, vamos definir cada um deles e analisar qual a sua importância para o posicionamento estratégico da sua empresa.

O que é a pesquisa de Marketing

Se você já estudou marketing, ou conhece da matéria, deve se lembrar dos 4 P’s. Produto, praça, preço e promoção são os elementos a serem estudados e trabalhados pelo marketing. Assim, a pesquisa nesta área deve coletar os dados relativos a este composto para gerar um relatório sistemático de dados e descobertas, específico do cenário em que está inserida a sua empresa.

Por conta disto, a pesquisa de marketing termina por ser mais abrangente. Assim, a estrutura do seu projeto deve identificar oportunidades e mitigar as fraquezas do seu negócio. Para atingir este objetivo a pesquisa de marketing deve analisar tanto fontes externas quanto internas. Esta é uma das maiores diferenças deste método, junto de seu escopo abrangente. E mesmo que seus relatórios lidem com vendas e faturamento, sua natureza e objetivo deverão estar subordinados aos 4 P’s que norteiam o marketing. (Elabore um plano de marketing completo).

 

O que é pesquisa de Mercado

Antes de entender nossa segunda forma de pesquisa, é preciso definir o que é mercado. A definição mais simples e aceita é que este se trata do grupo de clientes que podem consumir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Portanto, o processo posto em prática aqui pretende ouvir a voz do consumidor. Um exemplo simples é a pesquisa feita com intuito de descobrir o grau de satisfação do cliente.

Coletando dados sobre satisfação, e mesmo sobre percepção do consumidor de uma forma geral, é possível compreender até mesmo como a sua marca é vista com relação à concorrência. Isto poderá ser usado para estabelecer um planejamento de comunicação a fim de melhorar a imagem da sua marca, ou até para gerar engajamento no seu público-alvo. (Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado eficiente)

 

Principais diferenças

Tendo os dois tipos de pesquisa definidos, é importante não esquecer as suas diferenças. Afinal, ambas as averiguações tratam os dados coletados através de escopos e pontos de vista diferentes. Tomemos o preço do seu produto ou serviço como exemplo. Se o objetivo é comparar o valor praticado pela sua empresa com o dos concorrentes, é uma pesquisa de marketing – pois, com isto, iremos avaliar os P’s do marketing.

Agora, se a sua pesquisa de preço for baseada unicamente na opinião de quem consome, então temos uma pesquisa de mercado. É verdade que neste caso por se tratar de um dos componentes dos 4 P’s – o preço –, a pesquisa estará incluída dentro do marketing. Mas nunca se esqueça de que a recíproca não é verdadeira. Pesquisas de marketing não são pesquisas de mercado, mesmo que o contrário possa ser verdadeiro em certo grau, uma vez que pesquisas de mercado podem estar inseridas nas pesquisas de marketing.

O mais importante é entender que pode e deve haver uma complementaridade entre estes dois tipos de pesquisa para formular uma melhor estratégia para a sua empresa. Conhecer os quatro ambientes do marketing, e conhecer a opinião dos seus consumidores, é essencial para montar estratégias coerentes e agir no mercado. Entendendo a diferença que há entre estes dois tipos de pesquisa, e aproveitando o seu caráter de complementaridade, o seu posicionamento e atuação terão maior chance de sucesso.

 

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