Planejamento estratégico, como ele te ajuda a alcançar seus objetivos

É através do planejamento estratégico que a gestão pode prever resultados, estipular metas e tomar decisões pautadas e informações confiáveis sobre o mercado. Neste artigo entenda o que é o planejamento estratégico e quais sãos os primeiros passos para que ele seja realmente eficiente.

É um dos três planejamentos fundamentais para o sucesso da empresa. Baseia-se na missão e valores da companhia. É o conjunto de técnicas e estratégias que interliga as metas e objetivos a realidade e oportunidades do setor em que a empresa está inserida. Um bom planejamento estratégico é aquele que dá ao negócio as ferramentas para tomar decisões rapidamente diante de crises na área de atuação, conferindo maior competitividade.

Estabeleça metas

Esse tópico deve ser amplamente discutido para que um bom planejamento seja feito. Estabelecer metas significa estipular os objetivos a ser atingidos e o período necessário para que isso ocorra. Sem metas muito bem definidas, a empresa corre o risco de perder o seu direcionamento e apenas ser levada pelo mercado, sem rumo.

As metas estritamente definidas são essenciais para que o plano estratégico e de ação sejam elaborados de maneira condizente com o que se espera da empresa. Apesar de ser o passo mais básico, pode não ser o mais simples de todo esse processo. Elaborar os objetivos envolve pesquisar muito sobre o mercado e conhecer as próprias limitações. É necessário tomar cuidado para ser realista em relação às metas.

O ideal é que sejam definidos dois tipos de metas, as de longo e curto prazo. As que são imediatas podem servir de diagnóstico para entender se a companhia está no caminho certo, enquanto as de longo prazo são os objetivos mais difíceis de serem alcançados, mas que trazem os melhores resultados para a empresa seja em relação à competitividade, ou até mesmo financeiro.

Como planejar estrategicamente

Com um planejamento estratégico bem definido, a empresa estará previamente preparada para escolher os melhores caminhos, indo ao encontro das metas estipuladas. É possível prever quando as melhores decisões devem ser tomadas, se é viável ou não investir em determinado setor, e até mesmo encontrar maneiras de atrair o consumidor para a sua marca.

Missão, visão e valores

Esses três conceitos muitas vezes são usados como sinônimos, mas cada um possui a sua importância e usos específicos. A definição da missão, visão e valores é o primeiro passo quando se pensa em um planejamento estratégico.

A missão é aquilo que a sua empresa realmente é, descreve quem é a companhia, porque ela está no mercado, o que faz, e porque faz dessa maneira. A missão é um diagnóstico de como a sua empresa está atualmente, quais são os motivos para ela sobreviver e o que ela busca.

Visão de futuro é essencial para trilhar os melhores caminhos e atingir as metas pré-definidas. A visão da empresa é algo que todos os colaboradores devem construir em sintonia, sempre observando onde a companhia pretende chegar, e assim, perseguir esse objetivo de maneira clara.

Os valores são aquilo que move a empresa, similar a missão, a diferença é que a primeira orienta as ações e comportamentos dos colaboradores, fazendo com que a atuação no mercado seja feita de maneira coerente com a missão e a visão do futuro.

Faça uma análise completa

Faça um diagnóstico da sua empresa, compreenda tudo sobre a situação atual. Observe quatro pontos essenciais, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Quando se tem conhecimento do próprio negócio, será fácil elaborar um relatório que detalha todas essas informações, dando um material confiável para se elaborar um bom plano de ação.

Plano de ação

Essa etapa está presente em todo e qualquer setor da empresa, desde a relação com o cliente até a gestão. O plano de ação é um conjunto de guias que levam até a conclusão dos objetivos estipulados pela empresa, como um mapa mostrando o caminho. O planejamento estratégico é como se os planos de ação fossem unificados, dando uma orientação geral para que os colaboradores e a gestão possam seguir até a meta sem se perder no caminho.

Sem um planejamento estratégico, a empresa tenderá a não atingir os seus objetivos, uma vez que apenas os vislumbra sem saber como andar em direção a eles. Uma consultoria especializada pode ser a melhor maneira de encontrar os caminhos para o sucesso da sua marca.