Registro de marca

Em um mercado inchado, com muitas empresas prestadoras de serviços semelhantes, o conhecimento técnico deixou de ser um diferencial competitivo. Nesse contexto, são as ações estratégicas que destacam as empresas no cenário dos negócios, como o registro das marcas. O registro, independe do porte de seu negócio, protegendo-o e evitando que sua imagem seja mal utilizada por terceiros, pois sua marca representa um patrimônio e precisa ser assegurado desde sua criação.

A empresa que possui o devido registro adquire proteção comercial, jurídica e garantia do Governo Federal contra: piratarias, concorrências desleais e personagens de má fé, em âmbito nacional.

benefícios e diferenciais

O registro da marca garante ao seu titular o direito de exploração comercial da marca, o direito de impedir que terceiros imitem, reproduzam, importem, vendam ou distribuam produtos com sua marca sem sua autorização.

Só uma marca registrada pode gerar receita através de licenciamento, franquia ou venda.

Os principais benefícios e diferenciais do registro de marca são:

  • Proteção em âmbito nacional pelo prazo de 10 anos, prorrogáveis.
  • Real direito de propriedade de uma marca
  • Agregação de valor a produtos e serviços
  • Fidelização de consumidores e respaldo no mercado

dúvidas frequentes

A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço, contanto que tenha poder de distingui-lo de outros semelhantes ou afins. São registráveis como marca sinais visuais. Portanto, a lei brasileira não protege os sinais sonoros, gustativos e olfativos.

A marca registrada garante a propriedade e o uso exclusivo em todo o território nacional por dez anos. O titular deve mantê-la em uso e prorrogá-la de dez em dez anos.

A resposta para essa pergunta é bem simples. Sim! Pois o registro na Junta Comercial tem abrangência estadual; a marca registrada no INPI tem abrangência nacional. Além disso, o registro da marca no INPI pode cancelar o registro na Junta Comercial.

Como podemos ajudá-lo?

Identificamos as reais necessidades da sua empresa e elaboramos um plano de ação para ser implementado a quatro mãos.

“O trabalho com a GGV foi essencial para entender melhor os anseios e expectativas dos nossos colaboradores e clientes, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e principalmente na execução de um plano de ação para buscar sempre melhorias e potencializar o negócio. Muitas vezes nós não temos tempo de pensar na estratégia e em pequenos detalhes que fazem a diferença no nosso negócio, e nisso o trabalho deles foi fundamental.”

Laiza Rodrigues
Gerente, Kuka Fresca

Quer proteger a sua marca? Fale com um dos nossos consultores!