2 estratégias simples para você vender mais e melhor

2 estratégias simples para você vender mais e melhor

Eu sempre repito a mesma frase. Vendas não é um dom, é uma ciência. Ainda assim, vejo pessoas um tanto quanto céticas com esta afirmação. Neste artigo, eu vou compartilhar com você 2 estratégias para você vender mais e melhor e quebrar este mito.

Determinadas pessoas podem ter uma pré-disposição em algumas habilidades de um vendedor. Normalmente o carisma ou o dom da oratória. Mas este é um arsenal muito pequeno para se tornar um vendedor matador.

É importante ter este nível de clareza. No final das contas, é esta mentalidade que vai fazer você vencer o jogo. Não uma ação isolada. Não é o seu sistema de CRM dos Deuses. Não é encontrar o profissional mais comunicativo do planeta.

É necessário um conjunto de ferramentas e competências mais vasto, e que se utilizados em harmonia, promoverão resultados exponenciais.

O empreendedorismo exige uma série de habilidades. E absolutamente ninguém no mundo possui todas elas. Por isso você deve se cercar de sócios ou pessoas que te complementem, caso contrário você colherá resultados medíocres.

Diante desta perspectiva, quero destacar que a habilidades de VENDER, para mim, é a habilidade mais importante para todo empreendedor. Por uma razão muito simples: Vendas é o combustível de qualquer negócio.

Não adianta ter a marca mais bonita do planeta, ter uma equipe altamente engajada, ter um sistema de gestão interplanetário, se no final das contas isso não representar dinheiro no seu bolso, vai tudo por água abaixo.

Estou dizendo isso, porque assim como eu, você precisa parar de romantizar outras áreas do seu negócio. Não me entenda mal, não é para você largar tudo agora e só se preocupar em vender.

Mas minha intenção é te instigar. Será que você está dando a devida atenção para sua área comercial? Será que tem feito os investimentos certos? Será que tem priorizado aquilo que é mais importante?

Sem mais delongas, vamos as 2 estratégias para você vender mais e melhor, a partir de hoje!

1. Defina e mensure seus Canais de Vendas

Pode parecer simples, mas 90% dos empreendedores que eu converso não sabem me responder com convicção quais são os melhores canais de vendas para o negócios deles.

Você sabe claramente quais são os seus meios de conquistar novos clientes e quais são os mais assertivos? Você faz um acompanhamento mês a mês, para saber de onde está vindo a maioria dos seus clientes?

Talvez você já tenha ouvido falar da Lei de Pareto ou talvez não. Ela também é conhecida como a regra do 80/20, onde 80% dos seus resultados são fruto de apenas 20% das suas ações.

Ou seja, neste momento, qual está sendo seu canal de vendas mais assertivo? Será que se você concentrar mais da sua energia, tempo e dinheiro neste meio, você não vai gerar muito mais resultado do que diversificando demais os seus canais?

Perceba, não existe verdade absoluta. Cada caso é um caso, cada mercado e empresa tem sua particularidade. Meu objetivo é te provocar e fazer você refletir.

Pense e visualize agora, a imagem de um funil. Imagine que você está colocando várias bolinhas de papel (de diferentes tamanhos) dentro dele. Aos poucos, algumas bolinhas vão saindo da parte de baixo do funil, enquanto outras ficam presas lá dentro. Está tudo certo!

Quanto mais bolinhas você colocar para dentro do funil, maiores são as chances de uma delas cair na boca debaixo do objeto. Porém, será que você não está colocando muitas bolinhas de tamanhos diferente nesse funil?

Analise os seus canais de venda e faça a mensuração de indicadores. Calcule o número de oportunidades geradas e a taxa de conversão de cada canal.

Desta forma você pode tomar decisões mais assertivas, verificando quais são os meios que te trazem mais ou melhores clientes.

2. Conheça os Perfis Comportamentais

Você tem determinado tipo de personalidade, certo? E você percebe que outras pessoas, tem outros traços de personalidades diferentes. Imagina só, se você entendesse quais são estes traços e pudesse usar isso ao seu favor quando se relacionasse com elas?

É disso que se trata. Sabe aquela famosa frase: “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Na área de vendas você precisa simplesmente esquecer que ela existe.

Substitua para uma nova visão: “Trate os outros, como eles gostariam de ser tratados”. Tão simples quanto isso.

Entender os padrões de comportamento das pessoas que nos relacionamos nos dá um grande diferencial competitivo, para termos relacionamentos mais saudáveis e aumentar nosso nível de persuasão.

Vendas significa ajudar alguém a tomar uma decisão que será boa para ela. Esta precisa ser a sua mentalidade, caso contrário você nunca terá resultados significativos.

Resumidamente, existem quatro tipos de perfis comportamentais:

Dominantes: rápidas, diretas, objetivas, energéticas, voltadas para ação.

Influentes: comunicativas, alegres, carismáticas, encantadoras, otimistas.

Harmoniosas: calmas, pacientes, persistentes, leais, boas ouvintes, equilibradas.

Perfeccionistas: analíticas, detalhistas, lógicas, organizadas, sistemáticas.

Te convidado agora, a descobrir qual é o seu estilo de perfil comportamental, clicando no banner aqui embaixo.

É importante dizer que não existe perfil certo ou errado, melhor ou pior. Somos uma mescla de todos os perfis, mas temos aqueles que são mais evidentes.

Descubra primeiro qual é o seu perfil. Depois tente identificar o perfil das pessoas mais próximas do seu dia a dia. Até sugiro que você envie o teste para elas realizarem, tenho certeza que elas vão gostar.

Desta forma, ao entender o seu perfil e percebendo o perfil das outras pessoas, você vai aprendendo qual a melhor forma de tratar cada indivíduo.

Isso não é manipulação, isto é inteligência. Todo vendedor de alta performance sabe se adaptar ao perfil comportamental das outras pessoas, e com isso tem resultados desproporcionais do que a maioria.

Conclusão

Empreendedor, eu espero que você faça a lição de casa. Se surgir qualquer dúvida, saiba que pode contar comigo. Implementando estas 2 dicas na sua área de vendas, pode ter certeza que seus resultados serão diferentes.

Eu, Leonardo Beling, e meu sócio, Vinícius Morais, também escrevemos para vocês um E-book sobre vendas, chamado 5 Dicas para Alavancar suas Vendas.


Faça o download, lá tem mais dicas como essas para você vender mais e melhor.

Forte abraço!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.

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