Aprenda 4 lições essenciais sobre liderança de equipes

Aprenda 4 lições essenciais sobre liderança de equipes

Liderar é uma tarefa que exige desprendimento e capacidade de agregar pessoas em torno de metas em comum. Para se tornar um líder cada vez melhor é possível contar com alguns passos úteis, mesmo que fórmulas prontas não existam. A liderança de equipes se baseia no princípio da autoconfiança e no senso de prioridades.

Vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar um líder a motivar seus colaboradores no desenvolvimento de um trabalho construtivo, independentemente de suas atribuições.

Reciclagem de conhecimentos

Liderar uma equipe exige conhecimento sobre a área de atuação da empresa. Estar antenado às novas técnicas e ter interesse pelos trabalhos desenvolvidos por outros profissionais da área são estímulos para uma liderança dinâmica, que não se prende em ideias fáceis.

A constante mudança no mercado faz com que os saberes de todos os campos deparem-se com mudanças frequentes, o que não deve gerar pânico, mas sim uma vontade de construir pontes de conhecimento que possam ser transmitidas à equipe de forma clara, simples e objetiva.

Integração da equipe

É preciso também perseguir a integração plena da equipe, por mais que possa parecer difícil ao lidar com seres humanos, sempre complexos em suas posturas e ações. Por isso, um líder precisa evitar que questões menores ganhem proporções conflituosas e atrapalhem o entrosamento entre colaboradores.

Para isso, recomenda-se manter um relacionamento amistoso que incentive a troca de experiências e uma relação horizontalizada com a equipe. Isso quer dizer que por meio do conhecimento das expectativas e necessidades de cada um pela via do diálogo, é possível integrar mais as pessoas entre si e engajar todos ao redor dos objetivos da empresa.

Liderança solidária

Liderar para um crescimento conjunto da equipe é diferente de simplesmente chefiar. Quando tarefas são passadas de forma descontextualizada, sem qualquer reflexão ou debate, gera-se o desconforto de lidar com um gestor que não cria um fluxo de ideias constante, abrindo de discussões frutíferas.

Juntos, colaboradores e líderes têm mais chances de chegar a soluções criativas para problemas que se apresentam no dia a dia das funções realizadas na empresa e exigem dinamismo e capacidade de adaptação.

Essa é uma forma fundamental de valorização do colaborador a ser destacada: inseri-lo no processo produtivo, sem intimidar ninguém, pois não há verdades únicas sob a posse do líder. Ouvir o outro e apreciar o seu ponto de vista de forma inclusiva ajuda a construir uma equipe mais integrada, promovendo uma liderança democrática.

Visão de longo prazo

Um líder eficaz aprende a enxergar situações além do superficial. Esse mérito se constrói com a experiência acumulada e os conhecimentos renovados, que juntos ensinam a duvidar das respostas simplistas e buscar aquilo que não está no horizonte visível. São caminhos que precisam ser descobertos caso seja considerado o valor de uma “ideia ação”, aquela que ganha forma na própria medida em que serve de instrumento para desenvolver novas habilidades.

Esses passos ajudarão a construir uma liderança de equipes de acordo com uma concepção mais atualizada de recursos humanos, pautada no respeito às diferenças e na construção de ideias fora de esquemas redutores.

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1 comentário

  • regina

    Adorei as dicas pra mim foi otimo
    Pois atuo a menos de um ano nessa funçao e vou dizer que naõ é nada facil tem que ter muito jogo de cintura e dialogo .mas com essa dica tenho certeza que me sairei uma otima chefia para liderar minha equipe nova que começa agora dia 10 de setembro .muito obrigada pela dica …vcs estaõ de parabens ….

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