5 lições de empreendedorismo com a seleção brasileira

5 lições de empreendedorismo com a seleção brasileira

Uma empresa ou um time de futebol, para performarem em alto nível, precisam possuir algumas competências básicas. Elas não são garantias de sucesso, mas potencializam as chances de chegar ao topo. Fazendo uma analogia entre empreendedorismo e a seleção brasileira, podemos identificar 5 pontos chave para inspirar o seu desenvolvimento pessoal e a evolução do seu negócio.

Liderança

Você nunca ouviu, e provavelmente nunca ouvirá, o atual técnico da seleção apontar o dedo para um de seus atletas e culpá-los por uma derrota. Como diz Mário Sergio Cortella, um líder corrige sem ofender, e orienta sem humilhar”.

Além disso, Tite tem consciência sobre o poder a autorresponsabilidade. Por isso, mesmo em partidas que a equipe foi claramente prejudicada pela arbitragem, o treinador foca seu discurso para falar sobre tática, desempenho, ou seja, futebol.  Por estas e outras ele é tão respeitado pelo jogadores, pela imprensa e por nós, torcedores.

 

Trabalho em Equipe

Um time de futebol pode ter os melhores jogadores do mundo, mas se não tiver um grande senso de coletividade, jamais se alcançará grandes voos.

Vide o time dos galácticos do Real Madri no inícios dos anos 2000, com Ronaldo fenômeno, Zinedine Zidane, Luís Figo, David Beckham, Michael Owen, Raul, entre outros craques. Em termos da expectativa deste time por títulos, o resultado foi um fracasso: apenas um título espanhol, que o esquadrão de Madri já está cansado de ganhar.

Sem este espírito de equipe, a seleção não chegaria a nove vitórias seguidas, se classificando para Copa do Mundo com antecedência e facilidade. Assim como um time de vendas, por exemplo, não vai bater as metas se não trabalhar de forma integrada.

 

Estratégia

Quem entende de futebol ou de gestão de negócio, sabe que sem uma estratégia clara a ser seguida e com opções de variação durante o percurso, as coisas se tornam muita mais difíceis. É por meio da sua estratégia de jogo que você surpreende o adversário e supera sua concorrência.

O sistema 4-1-4-1 implementado por Tite traz consciência no meio campo e velocidade na entrada das jogadas. O novo Brasil possui jogadores leves, velozes e que são decisivos nos times que atuam. Tudo isso, mesclando a experiência de alguns atletas com a juventude de outros.

 

Persistência

Winston Churchill já dizia: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. E o jogador da nossa seleção que mais ilustra este conceito se chama Thiago Silva. Na fatídica Copa do Mundo de 2014, ele ficou marcado de uma forma negativa, por ter sido o capitão da seleção e ter se mostrado desequilibrado emocionalmente em alguns momentos.

Deixou de ser convocado por certo tempo, mas com trabalho impecável em seu Clube, o Paris Saint German, voltou a ser chamado, amargurou o banco de reservas por um período, e retomou a vaga de titular antes da Copa de 2018, recebendo voto de confiança de Tite.

Antes de acertar você vai errar muito. Quem disse que a jornada do empreendedorismo só é feita de alegrias e conquistas? Se você realmente está disposto a ter uma vida diferenciada da maioria, vai ter que depositar muito suor e persistência.

 

Protagonismo

Seja em um time de futebol ou em uma empresa, o talento é uma realidade. Pessoas com habilidades fora do comum podem fazer a diferença no seu negócio. E se você empreendedor é esta pessoa, precisa chamar a responsabilidade para si.

O Brasil possui uma gama de excelentes jogadores, mas é inegável que Neymar é um craque, que está em outro patamar. Suas jogadas incríveis, gols memoráveis e títulos conquistados falam por si só.

É preciso saber explorar todo esse potencial. Mais do planejar, a palavra mestra é AÇÃO. Identifique quem são os talentos que podem potencializar resultados do seu negócio e coloquem eles para entrar em campo.

Observe que estas dicas são complementares. Elas precisam uma da outra para atuar em harmonia, com o máximo de performance. Espero que esta relação entre nossa seleção e o empreendedorismo possam te inspirar, para você se tornar um profissional de Alta Performance.

Deixa seu comentário aqui embaixo e nos conte o que você achou.
Um abraço e avante Brasil!



2 comentários

Deixe uma resposta