Aprenda aqui: como fazer marketing em redes sociais?

Os hábitos das pessoas mudaram radicalmente nos últimos anos. Atualmente, é muito comum ver todo tipo de gente com os olhos grudados ao celular, conferindo posts do Facebook ou do Instagram, por exemplo. As redes sociais tomaram conta das relações humanas e da maneira como interagimos com as empresas.

O marketing em redes sociais é diferente do tradicional: ele deve se adaptar tanto às expectativas do público-alvo como também à proposta de cada plataforma, afinal, existem muitas redes sociais e cada uma delas possui características que podem viabilizar ou não um plano de marketing. Continue a leitura e saiba mais!

Quais plataformas usar no marketing em redes sociais?

Hoje em dia, vemos redes sociais de todos os tipos voltadas para diversas fatias diferentes de público. Apesar de se situarem na mesma categoria, elas possuem características determinantes para o sucesso das suas iniciativas na internet.

Veja a seguir as características das principais redes sociais da atualidade e os melhores meios de usá-las para divulgar sua marca:

Facebook

Com quase 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a rede social mais popular do planeta. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não estar no Facebook, portanto, certifique-se de criar uma página para a sua marca, assim, você pode publicar fotos, textos, vídeos, realizar streamings ao vivo e até conectar funcionalidades extras com aplicativos.

O Facebook também oferece canais eficientes de atendimento ao público. O envio de mensagens é feito com o Messenger, que já faz parte do cotidiano das pessoas. Você deve ficar de olho nos comentários enviados, já que aí podem estar perguntas do consumidor. Quanto mais sua marca for atuante nesse ambiente, melhor será vista pela audiência.

LinkedIn

Voltada para o universo corporativo, o LinkedIn é a plataforma ideal para empresas que querem atuar neste meio, especialmente aquelas do segmento B2B. Não possui a mesma audiência vasta que o Facebook, mas seu principal atrativo é o quanto seu público é altamente segmentado. A partir da plataforma, é possível impactar gente em níveis profissionais bem específicos.

Assim como o Facebook, o LinkedIn permite a criação de uma página para representar a sua empresa, dando espaço para a publicação de posts e links. Ao trabalhar com marketing em redes sociais, é necessário atuar nos ambientes que possuem identificação com o seu público-alvo. Se o LinkedIn é frequentado pela sua audiência, você precisa estar nele.

Instagram

Cada rede social possui uma proposta particular, e a do Instagram é apostar no visual. A plataforma se fundamenta quase que exclusivamente no compartilhamento de fotos e imagens e, por conta disso, torna-se o canal de divulgação ideal para empresas que possuem forte apelo visual. Isso pode significar desde lojas de moda até artistas de renome.

Um dos principais diferenciais do Instagram é a possibilidade de inserir o seu conteúdo em grupos divididos por assunto por meio de hashtags. As pessoas têm o costume de usá-las para acessar posts sobre os temas que gostam e usá-las em suas próprias publicações. Então, não deixe de usar hashtags ao trabalhar o marketing em redes sociais, especialmente no Instagram.

Saiba escolher a rede social que melhor se encaixa no seu planejamento de marketing e aproveite os benefícios de usar essas ferramentas. A sua empresa vai contar com um canal de comunicação muito mais eficiente do que os tradicionais e terá muito mais exposição por conta disso.

Qual destas redes sociais possui mais identificação com a proposta da sua marca? Conte para a gente nos comentários!



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