Quais os atalhos para sua empresa crescer no mercado?

Quais os atalhos para sua empresa crescer no mercado?

Quais os atalhos para sua empresa crescer no mercado?

Todo empreendedor quer ver seu negócio decolando. Mas para que isso aconteça a empresa precisa ter êxito, eficiência de processos e uma performance frente ao mercado. A grande questão é: como conseguir tudo isso? Existe um caminho mais curto? Existe sorte? Como fazer para que a minha empresa cresça e se torne mais relevante no posicionamento de mercado. É para responder a todas estas questões que trazemos este texto especialmente para você, empreendedor.

Como a sua empresa pode crescer no mercado?

Você certamente já deve ter ouvido falar que os riscos de qualquer operação são proporcionais às chances de lucro. Ou seja, se sua empresa tomar decisões mais arriscadas e agressivas, ela pode ter como recompensa um retorno ótimo, ou sofrer danos às vezes irreversíveis. Mas é possível de se enfraquecer estes riscos através de uma ajuda profissional para que sua empresa consiga dar passos mais largos.

No modelo tradicional, um empresário idealista e apaixonado por sua empresa abre um negócio e vai galgando etapas até conseguir, a muito custo, atingir certo porte dentro do mercado. Isso faz com que tenhamos empresas mais que centenárias no mercado, mas que levaram cerca de 50 anos para se consolidar como players relevantes de seu mercado.

Hoje em dia, os modelos são muito mais dinâmicos e permitem que as empresas deem saltos maiores em menores períodos de tempo, sem necessariamente sofrer um risco altíssimo por isso. O dinheiro se movimenta de forma mais dinâmica, e a internet facilita uma série de processos que agilizam o crescimento (ou a derrocada) das empresas, e isso representa uma série de oportunidades para o seu negócio!

Quais os atalhos para sua empresa crescer?

Neste texto vamos falar especialmente sobre 2 tipos de “atalhos” para que sua empresa possa crescer de forma mais rápida: aportes de investimentos e consultoria empresarial. Não existe fórmula mágica para que uma empresa cresça, mas alguns detalhes, qualidades e defeitos nos dois modelos podem ser extremamente relevantes para um empreendedor de primeira viagem.

Aportes de investimentos

Se a sua empresa apresenta potencial de mercado e crescimento, investidores externos certamente se interessaram em injetar dinheiro em seu negócio. E isso é ótimo! Através de investimentos, uma empresa pode crescer de uma vez! Mas lembre-se: tudo tem um preço. Ninguém investe em uma empresa gratuitamente.

Quando um investidor injeta recursos em uma empresa, ele quer retornos. Ou em forma de dividendos dos lucros, ou em forma de crescimento real do negócio para vender sua parcela no futuro por valores maiores. Como consequência disso, sua empresa pode ficar refém da vontade dos investidores, perder sua identidade e autonomia.

Consultoria empresarial

Sem dúvida, a consultoria empresarial é a forma mais saudável de fazer com que uma empresa cresça. O processo pode ser mais demorado do que um grande aporte de investimentos, mas manterá a companhia com a cara de quem a coordena e implantará práticas de excelência e eficácia em todos os processos.

Para isso, uma consultoria empresarial pode prestar serviços nas áreas financeira, administrativa, de pessoal, de produtos, de investimentos e em qualquer setor operacional ou administrativo do negócio, em um processo de diálogo constante e entendimento com os sócios e os gestores do empreendimento, buscando sempre respeitar os valores da empresa e seus processos de evolução.

Além de agir internamente, uma consultoria empresarial pode também fazer pesquisas de mercado para entender melhor a concorrência, realizar processos de cliente oculto para captar insights de dentro de empresas do mercado ou até mesmo da sua. Pode ainda fazer estudos de viabilidade para saber como seu negócio deve investir com segurança e rentabilidade.

Além disso, uma consultora empresarial pode realizar pesquisas no âmbito do posicionamento de mercado para entender melhor também como funciona a cabeça de seu público-alvo e assim possibilitar maiores oportunidades de negócio com um custo menor por negociação.

É possível ainda unir esses processos! Receba aportes e deixe a consultoria empresarial cuidar do trabalho pesado para que você possa ter mais tempo para pensar estratégias de negociação. O seu negócio só tem a ganhar!

Quer contar com consultoria empresarial experiente e especializada? Então acesse agora mesmo!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.
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