4 benefícios do coaching para a gestão de pessoas

4 benefícios do coaching para a gestão de pessoas

4 benefícios do coaching para a gestão de pessoas

Você certamente já ouviu falar de coaching. Trata-se de um processo com metodologias, ferramentas e técnicas específicas para orientar pessoas a atingir melhores resultados, seja no âmbito da carreira ou mesmo na vida pessoal. O coaching começou a ser difundido no Brasil no início dos anos 2000 e vem ganhando cada vez mais força e relevância, especialmente nas empresas.

Uma pesquisa recente da AESC (Association of Executive Search and Leadership Consultants) mostrou que 51% dos executivos entrevistados acreditam no coaching como uma ferramenta fundamental para se manter no mercado. Esse número mostra a credibilidade que a metodologia vem alcançando no país.

Pensando nisso, o post de hoje vai apresentar 4 benefícios do coaching para a gestão de pessoas. Continue a leitura e confira!

Quais as diferenças entre coaching, mentoring e consultoria?

Ainda existem dúvidas sobre o processo de coaching e algumas vezes ele é comparado com atividades como consultoria ou mentoring. No trabalho de consultoria, um especialista em determinado segmento analisa o cenário e aponta as melhores soluções para uma empresa ou um profissional.

Já um mentor é, em geral, um profissional sênior com grande vivência, que treina, aconselha ou orienta colaboradores mais jovens em uma companhia.

No caso do coaching, existe um processo desenhado, baseado em metodologias e técnicas específicas, que direcionam o trabalho do coach na orientação do coachee (quem recebe o coaching) para que ele próprio se conheça melhor, encontre as melhores soluções para seus conflitos e atinja sua melhor performance, seja qual for o objetivo.

Quais os principais benefícios do coaching?

1. Aumento da produtividade

O aumento de produtividade, em geral, está relacionado à mudanças de hábitos. Isso é exatamente o que o processo de coaching promove, ao oferecer ao profissional ferramentas de autoconhecimento, identificação de pontos de melhoria e oportunidades para mudanças de comportamento.

Uma vez que o profissional tem plena consciência de quem é, do que busca em sua carreira, e também em sua vida, ele se sente mais motivado e mais empoderado para desempenhar seu papel com mais entusiasmo. Com isso, temos a produtividade em alta na empresa!

2. Foco na resolução de conflitos

Não é tarefa fácil lidar com profissionais com características, perfis e opiniões diferentes. Os conflitos entre equipes existem em qualquer empresa, isso é fato.

Nesse aspecto, o coaching auxilia na resolução de conflitos na medida em que trabalha com os profissionais características como flexibilidade, poder de adaptação a mudanças e a novas situações, poder de persuasão e de argumentação, além da receptividade e empatia.

3. Baixo absenteísmo

O absenteísmo é causado por condições desfavoráveis no ambiente de trabalho, sejam físicas ou mesmo psicológicas. Um chefe mal humorado pode se tornar uma boa razão para faltar ao trabalho para algumas pessoas. Como o coaching promove mudanças comportamentais, os profissionais que passam por este processo adquirem poder da automotivação, o que faz com que o absenteísmo também diminua.

4. Redução do nível de estresse

O coaching traz vantagens e benefícios para o coachee em todos os campos de sua vida, já que promove um equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Todo o plano de ações é feito com base nas aspirações profissionais e nos objetivos pessoais, justamente para garantir que os resultados sejam efetivos e duradouros. Com esse equilíbrio, o resultado é menos estresse, mais disposição e motivação com o trabalho.

Quer conhecer mais conteúdos como este e colocar sua empresa um passo à frente no mercado? Assine nosso newsletter e receba mais dicas em seu e-mail!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!