Como conhecer melhor a concorrência para vencê-la?

Como conhecer melhor a concorrência para vencê-la?

O mercado é uma verdadeira guerra na concorrência. Obviamente ninguém morre neste conflito, mas as empresas lutam de forma acirrada diariamente para conseguir sobreviver e ter o maior número de clientes para, desta forma, pagar suas contas, remunerar todos os colaboradores e trazer retorno aos investidores. Da mesma forma, o mercado é livre e soberano: vence quem o público preferir. Para ser “a preferida”, a sua empresa precisa tomar uma série de cuidados em relação às ameaças, e boa parte destas ameaças vem justamente dos outros players deste mercado: a concorrência.

Para conseguir vencer essa concorrência é preciso adotar estratégias que joguem diretamente, tanto com o público, como com os próprios concorrentes, para ficar com a maior parcela do mercado e ter os melhores resultados. Conte com uma consultoria empresarial para ajudar seu negócio a crescer.

Mas não há como fazer as jogadas certas do ponto de vista estratégico sem que se tenha noção ou conhecimento de como aquela empresa atua no mercado e quais são as suas técnicas para tentar ser a majoritária do setor. Não se trata de espionar, mas sim acompanhar os movimentos das outras empresas e ficar de olho em suas estratégias. Confira a seguir três formas de aumentar seu conhecimento sobre os concorrentes:

Estudos de mercado

Um estudo de mercado é uma das formas de conhecer não apenas à concorrência, mas o mercado em que se atua, de maneira geral. Estes estudos buscam contemplar também o público consumidor daquele mercado, seus anseios, desejos e rejeições, a fim de se definir técnicas para conquistar a clientela. Em relação à concorrência, estes estudos buscam aferir como a concorrência está se comportando frente ao mercado.

Mas além disso um estudo busca entender suas condições de funcionamento: quantos colaboradores, quanto capital, qual seu volume no mercado, quanto é possível se tomar daquele público e quais técnicas devem ser utilizadas para tanto. É um estudo bastante amplo, que considera uma série de variáveis de diversos players a fim de estabelecer técnicas que sua empresa possa adotar para, de forma geral, superar os oponentes.

Estudos direcionados a um concorrente em especial

Se sua empresa está esbarrando na atuação de uma empresa concorrente em especial é possível também estudá-la mais de perto, de forma mais aprofundada e centralizada. Para isso, fechamos o escopo das pesquisas e das avaliações para observarmos apenas quais ações a empresa que é objeto de estudo realiza para conseguir se firmar dentro do mercado. Desta forma, é possível estabelecer quais técnicas podem ser copiadas ou evitadas no seu próprio empreendimento e assim começar a crescer dentro do setor para também incomodar ao concorrente. Afinal, conhecer sua concorrência é fundamental, pois ajuda a entender melhor ao público, acertar mais e errar menos.

Cliente Oculto Na Concorrência

O cliente oculto seria uma técnica mais “de guerrilha” para conhecer melhor a empresa concorrente. Basicamente, treina-se um avaliador para se portar como um consumidor comum e fazer visitas regulares à empresa concorrente. Ele irá sentir na pele, como um cliente, todos os acertos e erros que a empresa avaliada comete ao longo de sua atuação diretamente com o consumidor final.

Como este avaliador é terceirizado e treinado, ele está devidamente pronto para oferecer um parecer imparcial e bastante objetivo de suas impressões da empresa visitada. Com o relatório do avaliador pronto, é possível saber mais ou menos como é a experiência de um consumidor final ao negociar com aquele player, e assim, ver quais técnicas podem ou não devem ser incluídas nas rotinas do seu negócio.

Vale ressaltar também que a técnica do cliente oculto pode ser realizada ainda internamente em sua própria empresa. Em um negócio de médio ou grande porte, o proprietário certamente não pode acompanhar de perto a relação com o consumidor final, mas é sempre bom estar atento à forma como seu empreendimento lida com o elo final de nossa cadeia.

Para vencer a concorrência, é necessário conhecê-la. Para conhecê-la, você pode contar com consultoria empresarial. Acesse e faça um orçamento! O seu negócio nunca mais será o mesmo após passar pelas mãos da GGV Consultoria!

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