Como conseguir mais leads para sua empresa?

Como conseguir mais leads para sua empresa?

Como conseguir mais leads para sua empresa?

Se a sua empresa vende produtos e serviços, você já deve ter tomado contato com o conceito de Lead. Ele é utilizado principalmente para companhias cujas vendas são iniciadas através da internet, mas elas podem ter ligação também com formatos de venda mais tradicionais. O importante é que a sua empresa sempre tenha muitos leads para que assim possa fazer mais negócios, vender mais e se tornar cada vez mais lucrativa! Continue lendo para conseguir mais leads.

O que são Leads?

Leads são indivíduos que estejam interessados em fazer negócios com a sua empresa. Na maioria dos casos, são classificadas como Leads as pessoas que acessam páginas, e-mails ou demais conteúdos promovidos por sua empresa e clicar nos botões, chamados para ação ou outras interações promovidas pelo marketing da empresa. Ou seja, a ação ativa do usuário o transforma em um Lead.

Para outras companhias, é considerado Lead apenas aquele que tenha demonstrado interesse em fazer negócio com a empresa através do clique no conteúdo, mas que também possua condições reais de fazer compras de produtos ou serviços com a empresa – ou seja, esteja alinhado com as personas do negócio. Estes seriam leads qualificados. Os demais usuários que clicaram poderiam ser definidos como Prospects ou ainda Desqualificados – ficam de fora de uma régua qualificada, mas ainda podem ser impactados por outras campanhas de sua empresa, caso haja o interesse.

O Lead normalmente pode ser rastreado pela sua empresa para que possa ser contatado na sequência por uma equipe de vendas. Por isso, daremos algumas dicas de como promover estratégias que atraem e prendem os Leads, deixando sua empresa mais próxima de concretizar uma venda.

Antes disso, é importante conhecer também o conceito de “funil de vendas”. Através dele, fica mais fácil direcionar estratégias que estejam de acordo com o “momento de compra” de cada lead. Normalmente, o funil é dividido em três etapas:

Topo – cliente ainda está conhecendo os produtos/serviços e buscando soluções.

Meio – cliente já conhece o produto/serviço e está avaliando se são uma boa alternativa.

Fundo – cliente já está quase fechando a compra. Precisa apenas de um “empurrãozinho” para ter convicção e assinar o contrato.

Não à toa utiliza-se o formato de funil: Topo – muitos, Meio – menos pessoas, Fundo – poucas pessoas, porém quase clientes consolidados.

Meios para conseguir novos leads

Anúncios na internet

Uma das principais maneiras de atrair mais leads para a sua empresa é fazer com que o negócio fique conhecido, e anunciar na internet é uma ótima maneira de fazê-lo, uma vez os anúncios facilitam monitoramento de origem dos cliques. Pode ser uma boa estratégia, portanto, anunciar em Google AdWords, Facebook Ads e outras plataformas de distribuição de links.

Ainda dentro desta estratégia, existe o que chamamos de “compra de leads”. Isso acontece através de ferramentas que agregam milhares de sites para divulgar o seu conteúdo em uma espécie de “pacote fechado” o que amplifica bastante o alcance das publicações sem implicar em grandes aumentos de preço. O “contra” disso está no assunto das páginas em que os links estarão posicionados, que possivelmente não tenham relação com o anúncio.

Inbound Marketing

Através do Inbound Marketing – ou Marketing de Atração – a sua empresa também poderá atrair mais leads. Tenha um blog ou site que esteja repleto de conteúdos relevantes para que seus clientes tenham reais motivos de permanecer em sua página e tenham interesse em consumir os conteúdos gerados por você.

Uma boa dica neste sentido é produzir e-books ou pacotes de conteúdo para que possíveis clientes façam o download gratuito de seu site. Na verdade, existe um preço: deixar dados como nome, e-mail e características do negócio como um requisito para conseguir baixar os arquivos. Isso facilita o contato e a qualificação daquele lead por parte da equipe de vendas, e se o conteúdo for bem produzido, as experiências se mostram bastante promissoras.

Invista na geração de leads! Leve sempre o CPL (Custo por Lead) em conta, mas não tenha medo de tentar novas e diferentes estratégias para atrair a atenção de diferentes clientes do mercado para a sua marca.

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