Como uma consultoria empresarial ajuda a criar estratégias de vendas

Como uma consultoria empresarial ajuda a criar estratégias de vendas

Você já falou com o seu consultor empresarial hoje? Já consultou todas as possibilidades que ele pode oferecer à sua empresa para que o seu negócio sofra menos riscos no mercado e também possa ser mais competitivo frente aos concorrentes? Acredite, a consultoria empresarial é um passo fundamental para qualquer companhia que se julgue séria, ou que quer galgar por longos passos em sua existência.

Descubra tudo o que uma consultoria empresarial pode fazer pelo seu empreendimento neste texto que preparamos especialmente para você, empresário. Não deixe também de acessar o site da GGV Consultoria Empresarial.

Com o uso de Clientes Ocultos

Uma das ferramentas que as consultorias empresariais podem aplicar para ajudar na elaboração de suas estratégias de vendas são os clientes ocultos. Afinal, como as empresas da sua concorrência e até mesmo a sua companhia atende aos consumidores? A melhor forma de saber é colocar um cliente oculto devidamente treinado para constatar todas essas sensações e apresentar um laudo completo que poderá ser um documento orientador para a criação de novas estratégias de vendas.

Uma vez que o laudo do cliente oculto seja apresentado, é o momento de sentar o consultor, o cliente, os gestores e estrategistas da empresa para descobrir quais práticas devem ser aplicadas no empreendimento para que ele possa ter uma melhor performance comercial. O resultado costuma ser muito positivo!

Com o uso de Matriz SWOT/FOFA

Se um cliente oculto irá observar o atendimento de seus concorrentes ao cliente na prática, a consultoria empresarial também pode tirar bons insights para suas estratégias de vendas a partir das análises da Matriz Swot Fofa! Com essa matriz, que envolve Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esta matriz é montada a partir da consideração tanto de fatores que são externos à companhia, como também às situações positivas e negativas que acontecem até mesmo dentro dos limites de seu negócio.

Com isso, é possível tentar criar estratégias de venda que se pautem pelas oportunidades e forças a fim de combater fortemente as fraquezas e ameaças que interferem no bom desempenho das vendas da sua empresa. Um dos primeiro passos para empreender com sucesso é conhecer muito bem sobre o mercado e até mesmo sobre si próprio.

Com estudos de posicionamento de mercado e satisfação

Você sabe o que é posicionamento de mercado? É o lugar que a sua marca ocupa dentro da mente das pessoas. Se, quando falamos em seu ramo empresarial, o cliente lembra primeiro da sua empresa, parabéns! Estamos em uma empresa primária! Agora, se o seu negócio é lembrado só depois, estamos em posições secundárias, e é aqui que temos que lutar com unhas e dentes para que os clientes deem preferência aos nossos produtos e serviços.

Quando uma consultoria empresarial faz uma pesquisa de posicionamento de mercado de uma empresa, ela ajuda essa companhia a avaliar se fará suas campanhas de vendas voltadas em um posicionamento primário e secundário, o que interfere diretamente no caráter deste esforço.

Da mesma forma, nunca é a mesma coisa fazer uma campanha de vendas para clientes satisfeitos e não satisfeitos. É por isso que as pesquisas feitas por uma boa consultoria empresarial dão conta de colocar a sua empresa a par da realidade e deixá-la apta para lutar no mercado apesar de todas as circunstâncias.

Com estudos de concorrência

Como dissemos anteriormente, para se empreender com sucesso – principalmente no regulado mercado brasileiro – o empreendedor precisa ter destreza e saber muito bem com quem ele está lidando. Mas para saber mais sobre os outros players do mercado, ele também nunca estará sozinho, pois pode contar com o apoio da consultoria empresarial especializada.

Com um profundo estudo de concorrência, a empresa de consultoria empresarial pode ajudar a mostrar para os seus líderes quais os caminhos que devem ser seguidos para que a companhia possa driblar todas as potencialidades e obstáculos representados pelos seus concorrentes. São investimentos que têm retorno, trazem prestígio e força para os seus negócios!

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