Consultoria financeira, você sabe como funciona?

Consultoria financeira, você sabe como funciona?

Como o nome da função já pressupõe, talvez você já tenha noção de que uma consultoria financeira pode ajudar a melhor gerir tudo aquilo que diga respeito às finanças da empresa, através da contratação de especialistas que são chamados de consultores.

Mas, além disso, o que você sabe a mais de uma consultoria financeira? Para entender melhor o funcionamento de uma consultoria financeira, bem como o seu papel, é preciso explorar um pouco mais e fizemos isso neste texto. Leia e saiba o essencial.

Consultoria financeira

A consultoria financeira enquanto área de mercado e de atuação é antiga e segundo um recente estudo tem seu início datado em 1916, nos Estados Unidos. No Brasil, há relatos de que a atividade de consultoria financeira começou por volta de 1950, com a chegada das consultorias internacionais.

É bom dizer que esse estudo se trata de um registro da atividade de consultoria, porque a prática em si da gestão financeira é mais antiga do que se pode imaginar e pode ser observada desde que o homem passou a se preocupar com os seus lucros e gastos.

Nos dias atuais, a consultoria financeira é definida como uma atividade de consulta capaz de elaborar diagnósticos e pareceres acerca da área financeira da empresa, de modo a orientar ou oferecer soluções inteligentes aos gestores para que eles possam tomar decisões que promovam eficiência e tragam melhores resultados.

Atualmente, é comum as empresas adotarem como estratégia de gestão uma consultoria financeira, por diversas razões.

Por exemplo, por se tratarem de profissionais que não fazem parte da cadeia de funcionários da empresa, eles podem conseguir maior isenção na análise de dados, cenários e problemas e com isso oferecer resultados mais precisos.

Mas não só isso. Eles trazem consigo uma visão externa mais rica, produto de sua farta experiência por conta da grande diversidade de contexto, clientes e serviços que eles atendem.

Além disso, ao atuar em uma empresa, o consultor não desempenha nenhuma outra função, senão aquela para a qual foi contratado, o que lhe propicia maior concentração e capacidade analítica e de rendimento.

 

Qual o perfil de um consultor financeiro?

Em geral, um consultor financeiro possui as habilidades necessárias para saber quais são os melhores métodos para coletar dados e fazer o diagnóstico, alinhando a sua atuação à política e valores da empresa para a qual ele foi contratado.

Além disso, um bom consultor tem sólida formação acadêmica e amplo desenvolvimento teórico e prático na área financeira-econômica. Possui também visão de longo prazo e sabe pensar grande, atentando-se às necessidades do mercado e às políticas internacionais macroeconômicas.

Tem raciocínio lógico e é capaz de oferecer soluções objetivando atender as reais necessidades de seus clientes.

 

Quais são os principais clientes de uma consultoria financeira?

Não há necessariamente um segmento específico. Uma consultoria financeira pode ter como cliente qualquer empresa, seja do primeiro, segundo ou terceiro, que desenvolva atividade econômica. Inclusive, pode atender a outra consultoria.

A lista de clientes que uma consultoria financeira pode atender é, portanto, ampla e independe do porte da empresa.

 

Quais são os tipos de serviços mais comuns oferecidos por uma consultoria financeira?

De um modo geral, como já dissemos, cabe a uma consultoria financeira realizar uma análise profunda e minuciosa a respeito do financeiro de uma empresa, de maneira a identificar problemas e oferecer soluções inteligentes e baseadas em dados consistentes. Para isso, a GGV Consultoria Empresarial desenvolve, por exemplo:

a) Análise do fluxo de caixa diário;
b) Análise dos livros de registros financeiros;
c) Análise dos indicadores financeiros, como retorno sobre o ativo total, giro de estoque, de contas a receber e de fornecedores;
d) Análise de indicadores de liquidez corrente, seca e imediata;
e) Análise de indicadores de gastos ou endividamentos de curto, médio e longo prazo.

Após realizar essas atividades, a GGV Consultoria Empresarial, baseada em informações econômicas consistentes, oferece ao seu cliente os seguintes benefícios práticos e o auxilia em todo o processo:

a) Capacidade de identificar o ponto de equilíbrio financeiro e o dia ideal do mês que ele deve ser alcançado;
b) Possibilidade de verificar a capacidade de pagamento da empresa, tanto dos fornecedores como dos funcionários, entre outros;
c) Capacidade de apurar e analisar a margem de contribuição de sua empresa;
d) Conhecimento da real rentabilidade do seu negócio;
e) Capacidade de realizar planos visando garantir a negociação de pagamentos atrasados e futuros;
f) Capacidade de negociar e renegociar dívidas e taxas com bancos e instituições de fomento;
g) Capacidade de precificar produtos e serviços, levando em consideração o mercado e as necessidades de sua empresa.

Depois de oferecer esse leque de benefícios práticos ao seu cliente, a GGV Consultoria Empresarial acompanha os resultados e pode implementar melhorias, caso necessário.

 

O que esperar de uma consultoria financeira?

Talvez esta seja a pergunta de muitos empresários que desejam contratar uma consultoria financeira, mas que ainda não possui tão claro em sua mente o que esperar de uma. Ao contratar uma consultoria, você deve esperar que ela desempenhe, no mínimo, as seguintes funções:

a) Localizar os custos e as despesas de sua empresa e oferecer soluções inteligentes;
b) Elaborar um plano que seja capaz de evitar gastos extras com relação ao fluxo de caixa;
c) Analisar o faturamento da sua empresa e identificar erros e oferecer soluções;
d) Identificar o ponto de equilíbrio financeiro, evitando que a sua empresa passe por situações complicadas;
e) Garantir a saúde financeira da empresa, através de um planejamento financeiro consistente e subsidiado em dados de pesquisa.

 

Em quanto tempo uma consultoria financeira leva para desenvolver o seu trabalho na empresa?

A GGV Consultoria Empresarial leva de 3 a 12 meses. Nesse tempo, é feito o diagnóstico financeiro de sua empresa. Após isso, é elaborado um plano de ações que vise implementar melhorias e depois essas ações são acompanhadas, objetivando medir os resultados.

Gerir eficientemente o financeiro é importante e o empresário deve levar isso muito a sério, pois esse é o principal indicador da saúde de sua empresa.

Entre em contato com a GGV Consultoria Empresarial e agende uma reunião. Nossos consultores são qualificados e estão à sua disposição para pensar na melhor solução financeira para sua empresa!

 

Continuar lendo

Consultoria financeira para empresas: é uma boa opção?