consultoria empresarial - 5 motivos para contratar - GGV Consultoria

Motivos para contratar uma consultoria empresarial

Motivos para contratar uma consultoria empresarial

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que metade das empresas do país encerram suas atividades antes de completarem quatro anos de existência. Certamente, um dos principais motivos para a mortalidade precoce desses negócios é a falta de profissionalismo na gestão. Finanças, marketing, vendas, recursos humanos, enfim, são inúmeras as áreas que merecem atenção e, na maioria dos casos, o gestor não apresenta domínio sobre cada uma delas.

A saída? Definitivamente, a contratação de uma consultoria pode ser um marco na sua gestão, auxiliando sua empresa a deixar o amadorismo de lado para entrar na era da eficiência! Se ainda tem dúvidas sobre isso, esse post foi desenvolvido justamente para você. Confira, logo a seguir, os 5 principais motivos para contratar consultoria empresarial!

Visão imparcial sobre a gestão

Pode ter certeza: não são raros os gestores que acreditam fazer um ótimo trabalho, quando, na verdade, apresentam uma série de vícios. Na maioria dos casos, há uma resistência interna ao aprendizado, principalmente quando nos referimos aos negócios familiares, em que o conhecimento é transmitido de pai para filho — no entanto, sem a modernização necessária para acompanhar o mercado.

Por isso, um dos principais benefícios das consultorias é justamente esse olhar de fora, que analisa cada um dos processos com isenção e objetividade.

Know how diferenciado para o negócio

Um gestor pode saber muito sobre a sua atividade-fim, no entanto, desconhecer completamente como melhorar o desempenho de outras áreas, como as finanças, o marketing, entre outras. A consultoria é uma forma de trazer um know how diferenciado que contemple todas essas áreas, garantindo o máximo de eficácia e eficiência na utilização dos recursos.

Assim, enquanto o gestor mantém seu foco na atividade-fim, também pode desenvolver um ótimo trabalho em outras áreas vitais para o crescimento do negócio.

Foco total na atividade-fim

Como vimos no último tópico, um dos principais benefícios do auxílio de uma consultoria é o foco na atividade-fim. Apesar de ter de lidar com uma série de outras atividades, é fundamental que o gestor mantenha sua atenção ao planejamento e monitoramento dos resultados.

A consultoria é uma oportunidade para que o gestor tenha mais tempo livre para traçar os rumos da empresa, construindo os degraus para o crescimento.

Otimização dos processos internos

Garantir o máximo de eficiência é o segredo para o desenvolvimento de uma empresa sustentável. Softwares de gestão, corte de gastos, enfim, são inúmeras as ações que precisam ser desenvolvidas nesse sentido. O cenário ideal é quando todos os gargalos de produção são eliminados, isto é, as atividades que apresentam falhas que levam a desperdícios ou ao retrabalho.

Definitivamente, a consultoria pode ajudar a melhorar muito a produtividade do seu negócio e, principalmente, garantir a eficiência na utilização de recursos.

Competitividade garantida no mercado

Por fim, é importante sempre lembrar que o mercado sofre constantes mutações e que, nem sempre, as velhas fórmulas funcionam. Por isso, é fundamental garantir a competitividade por meio de uma atualização constante da gestão, mantendo, dessa forma, a resiliência da empresa frente ao mercado.

Contratar consultoria empresarial é indispensável para manter sua empresa no trilho certo, afinal, é função do prestador desse tipo de serviço se manter sempre atualizado em relação às tendências do mercado. Gostou do nosso post? Que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de muito mais?



1 comentário

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!