Veja por que melhorar a cultura organizacional tráz ótimos resultados

Veja por que melhorar a cultura organizacional tráz ótimos resultados

Veja por que melhorar a cultura organizacional tráz ótimos resultados

A cultura organizacional é uma grande parceira estratégica das empresas, pois quando pessoas estão engajadas e em harmonia são mais produtivas e, consequentemente, trazem excelentes rendimentos.

Sendo assim, podemos chamar de cultura organizacional quando há um conjunto de práticas, hábitos e procedimentos que são compartilhados por todos os membros da organização em favor dos mesmos objetivos.

Na verdade, é essa cultura que define as normas, missão, visão e valores e a responsável por alinhar o entendimento mútuo, garantindo a motivação e produtividade, além da manutenção de um ambiente de trabalho agradável.

Porém, será que é possível melhorar a cultura organizacional e trazer melhores resultados? A resposta é sim! Acompanhe conosco e descubra!

A importância de ter uma boa cultura

Quando pessoas trabalham em um lugar que possui os valores determinados e definidos, melhor será o impacto dos gestores sobre os seus subordinados e vice-versa.

Todas as empresas, independentemente da quantidade de colaboradores ou do segmento em que atuam, possuem uma cultura organizacional, seja ela boa ou ruim. O que vai diferenciá-las é a maneira como ela é aplicada e instituída.

Os colaboradores precisam ter alinhados quais são seus objetivos, expectativas e desafios a serem enfrentados. Somente assim, cada um terá sua tarefa definida e evitará a sobrecarga de alguém, facilitando a resolução de problemas e retrabalhos.

Para que a equipe “vista a camisa” e seja eficiente, é importante deixá-la a par de tudo o que acontece. Pode ser o lançamento de um novo produto/serviço ou a divulgação dos projetos que estão em andamento. Elaborar indicadores é uma boa ideia, já que o intuito é mostrar a todos como está o andamento das metas e, assim, endossar que o atingimento delas seja preocupação de todos.

A “cereja do bolo”

A mudança da cultura deve ser implementada de cima para baixo, ou seja, da diretoria, passando pelos cargos gerenciais e de supervisão até os funcionários. Todos precisam participar e fazer parte desse processo, pois os líderes, em especial, são os maiores responsáveis por disseminar as ações e são vistos como fonte de inspiração para muitos.

Nada vai adiantar se o empregado estiver alinhado com a cultura e o seu superior não. Se, por exemplo, uma pessoa chega atrasada e é chamada atenção por isso, ela simplesmente pode responder que se o chefe chega sempre depois do horário por que ela também não pode? Portanto, é imprescindível seguir as instruções ou tudo poderá ser em vão.

Cada organização tem a sua própria cultura

Grandes empresas são conhecidas por terem suas próprias particularidades. Confira alguns exemplos de instituições que são referência:

Twitter

Em sua sede, os funcionários podem fazer refeições ao ar livre, praticar ioga e ter acesso a outras regalias. Também são orgulhosos por trabalharem em um local mundialmente conhecido. Por meio de um consenso, alguém só vai embora quando o trabalho está feito. Essas atitudes acabam por empolgar a todos.

Google

O Google, sem dúvidas, é uma das maiores referências. Oferece benefícios como viagens, academia e ainda aceita que seus integrantes levem seus cachorros para o trabalho. Tudo isso propicia um ambiente saudável, mais colaborativo e focado. Porém, com a alta competitividade interna, essa cultura precisa ser renovada periodicamente para mantê-la forte.

Adobe

Fornece desafios e apoio constantes, o que passa confiabilidade nos funcionários e faz com que eles sempre façam o seu melhor potencial. Faz com que as pessoas se sintam mais livres e criativas e aptas a desenvolverem suas próprias metas.

O denominador comum é confiar que os integrantes da empresa saibam o que estão fazendo, pois essa confiança promove maior independência e apoiará no crescimento de ambos.

Empresas distintas podem ter culturas totalmente opostas. Mais importante que a cultura em si é a identificação da pessoa com a cultura na qual está inserida.

Como tem sido aplicada a cultura na sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!



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