Dicas de disciplina e foco para você alcançar seus objetivos

Dicas de disciplina e foco para você alcançar seus objetivos

Quando pensamos em pessoas de sucesso, que tiveram grandes conquistas em sua vida profissional muitas vezes associamos à sorte, mas o que não refletimos, é que essas pessoas de sucesso tiveram disciplinafoco no objetivo no que eles se propuseram a executar e por esse motivo conseguiram atingir o que mais almejavam.

A palavra disciplina significa “obediência ao conjunto de regras estabelecidas que devem ser cumpridas”. A disciplina vai muito além de obedecer as regras já impostas, ela pode ser definida como o “eu me policiar” para fazer aquilo que deve ser feito.

Seu foco deve estar alinhado à sua disciplina, até porque quando temos um foco claro do que desejamos, conseguimos aplicar a disciplina para realizá-lo.

Se não há disciplina e foco, como você conseguirá alcançar o que deseja?

Aqui em baixo, listamos algumas dicas para te ajudar com essas duas competências.

Faça o que tem que ser feito, na hora que deve ser feito

E faça mesmo quando você não quer fazer. Isso significa que você deve agir e não arranjar uma desculpa. Treine o seu cérebro, para entender que ele precisa fazer, independentemente da sua vontade, pois você tem um objetivo final que precisa ser alcançado, por exemplo:

Hoje não vou à academia, porque estou cansado.
Hoje irei na academia mesmo cansado!

Tenha sempre um “plano B”

Nesse caso é somente se ocorrer uma situação adversa ou esporádica. Assim você irá cumprir sua meta, independente do que ocorreu e, principalmente, não deixará de ter a disciplina em realizar o que está proposto e nem irá perder o foco em alcançar o que você mesmo se propôs. Por exemplo:

Vou fazer uma caminhada no parque todos os dias, mas quando chover vou me exercitar na sala de casa – no mesmo horário, que deveria estar caminhando.

Tenha um guardião das suas atividades

Esse guardião é uma pessoa responsável por te guiar e te cobrar a disciplina de fazer daquilo que deve ser feito, na hora que você se propôs para realizar determinada tarefa ou atividade e todas às vezes que você falhar você deve prestar contas à essa pessoa, seja através de um valor pago ou a restrição de alguma atividade que faz por hobby.

Estabeleça recompensas

Todas as vezes que cumprir aquilo que se propôs a fazer, tenha um benefício, um bônus como recompensa para você mesmo, ou estabeleça com seu guardião qual será esse bônus. Ter essa recompensa irá te ajudar em sua motivação.

Desenvolva um plano de ação

Existem várias maneiras de colocar em prática sua disciplina uma delas é ter uma listagem para te auxiliar à desenvolver esse plano de ação e ter uma rotina:

  • Tenha um planejamento: defina metas claras e objetivas daquilo que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. E principalmente as atividades que precisa executar na semana. Isso facilitará muito quando a visualização daquilo que foi ou não realizado;
  • Execute aquilo que planejou: Coloque em prática tudo aquilo que planejou, como mencionado acima tenha sempre um plano B, quando não conseguir executar de uma forma, já tenha outra carta na manga;
  • Crie a rotina de conferência: confira tudo aquilo que executa ou não em seu planejamento semanal e/ou mensal. Isso faz com que você tenha a visão daquilo que realizou ou não e ainda precisa desenvolver;
  • Faça uma autoavaliação: de tudo o que está sendo executado e principalmente ver tudo o que necessita de melhorias, mudanças, excluir ou inserir em seu planejamento.

E se você quiser uma ferramenta para te ajudar nesse processo, baixe a nossa Ferramenta de Realização Pessoal clicando no banner aqui em baixo, ela serve para qualquer área da sua vida: profissional, saúde, finanças, relacionamentos, família e etc.

Para desenvolver disciplina, precisamos entender que muitas vezes isso vai incomodar e que vai doer, mas que precisamos nos habituar à essa rotina.

Hoje muitas empresas fecham as portas, afundam as finanças por falta de disciplina e constância nos processos e atividades que desenvolvem.

Lembre-se, para chegar onde quer precisará trilhar caminhos muitas vezes árduos, mas o final será recompensador.

A disciplina esta atrelada á uma série de processos que precisamos repetir em nossas vidas, rotinas que precisamos nos habituar e é natural do ser humano se esquivar quando algo gera desconforto.

O nosso cérebro, por natureza, funciona na base da dor ou do prazer. E quando esta dor é gerada a consequência natural é a fuga, para que a gente se livre desta dor o mais rápido possível.

Devemos treinar o nosso cérebro para entender que depois da dor, vem o prazer. Um exemplo é iniciar a academia: no início vai doer, vai ser chato criar uma rotina de ir todos os dias, o corpo vai pedir para parar, mas depois de determinado tempo, com a disciplina e foco alinhados, fica mais fácil cumprir essa rotina e você vai começar a ver os resultados esperados.

Todas aquelas pessoas que você provavelmente admira, tiveram disciplina para alcançar o que almejaram e só chegaram ao topo porque saíram da zona de conforto ou estagnação e buscaram a disciplina, para conquistar tudo aquilo que tanto desejavam.

Se este conteúdo fez sentido pra você ou acha que pode ajudar alguém, deixa seu comentário e compartilhe.

Até a próxima!



Autor: Larissa Azevedo
Graduanda em Gestão de Recursos Humanos, com ênfase em Recrutamento e Seleção, em constate busca por conhecimento ligados ao aperfeiçoamento profissional, rotinas de RH, financeiro e psicologia organizacional. Responsável pelo setor de RH e administrativo, realizo atividades pertinentes à esses setores e mensalmente escrevo para o blog GGV.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!