Estratégias de marketing digital baratas e práticas

Estratégias de marketing digital baratas e práticas

Muitos de nós temos o hábito de relacionar a palavra marketing a custos. Tamanho equívoco pode desencorajar empresários a continuarem buscando o sucesso nos negócios, fazendo com que se abdiquem de investir em boas estratégias de marketing digital por não saberem o quanto podem ser baratas.

Neste artigo apresentaremos cinco entre as mais baratas e práticas estratégias de marketing digital para melhorar o posicionamento da marca e atrair novos clientes. Vamos lá!

1. Marketing de conteúdo

Também conhecido como content marketing, o conceito de marketing de conteúdo é conquistar clientes propondo soluções. O começo de todo planejamento de conteúdo está na criação de um blog para o site da empresa, onde serão publicados artigos, infográficos, e-books, tutoriais, vídeos, podcasts, etc.

Os blog posts serão acessados por via de compartilhamentos nas redes sociais ou resultados de busca orgânica (pesquisas no Google), sendo este último um fator significativo que, para melhores resultados, demanda a aplicação de algumas técnicas de otimização (veja a seguir).

2. Otimização para motores de busca (SEO)

Estratégias, técnicas e práticas de SEO (Search Engine Optimization) são imprescindíveis para o sucesso de uma empresa no mundo digital, pois são essas otimizações que garantem que um site apareça na maior fonte de tráfego que se pode ter: os sites de busca.

Alguns exemplos disso são: utilizar as melhores palavras-chave para cada publicação, fazer linkagem interna e externa, otimizar as URLs, entre outras estratégias que, embora pareçam um bicho de sete cabeças, são necessárias para conseguir um bom posicionamento no Google.

3. Campanhas de e-mail marketing

Quando as estratégias de marketing de conteúdo chegam a um estágio intermediário, resultando na aquisição dos dados de contato do seu público-alvo, chega o momento de investir no correio eletrônico.

Encaminhe publicações que proponham soluções de forma personalizada. Isto é, entenda os problemas vividos pela persona e faça do newsletter de seu site uma grande fonte para ela. Uma grande vantagem do e-mail marketing é a simples mensuração, afinal, se as caixas de mensagens não estiverem sendo uma das principais origens do tráfego, significa que algo está errado.

Para detectar erros nesse tipo de campanha, a sugestão é fazer Testes A/B. Os testes consistem, basicamente, em testar o desempenho de dois ou mais modelos de mensagem para retornar, em números, o modelo mais eficiente.

4. Realização de sorteios

Quem não gosta de ganhar prêmios? Se você possui um e-commerce, por exemplo, uma excelente alternativa é conceder cupons para quem efetuar compras acima de um determinado valor. Isso pode causar um “alvoroço” ainda maior se os produtos estiverem em promoção, atraindo até mesmo clientes antes inativos.

Uma dica: tire proveito de uma maior presença nas redes sociais para divulgar promoções e sorteios. Não sabe como fazer isso? Então confira no próximo tópico algumas boas práticas para ter sucesso nas redes sociais.

5. Presença nas redes sociais

As redes sociais são formadas por milhões de usuários espalhados por todos os cantos do mundo, e os brasileiros estão entre o público mais ativo nas principais delas. Entretanto, de pouco servirá tamanha concentração de pessoas se a sua marca não souber alcançá-las. Para fazer marketing digital nas redes sociais do jeito certo, é necessário:

  • Publicar novos conteúdos regular e moderadamente;
  • Não limitar seus posts a anúncios de promoções;
  • Variar os temas de acordo com o segmento do seu negócio;
  • Ter a maior atenção possível com o público (monitore constantemente);
  • Prestar o melhor atendimento;

Seguindo tudo isso à risca, não há dúvidas de que sua estratégia se mostrará muito mais completa e segura para alcançar os clientes.

Como pudemos ver ao longo do artigo, as breves noções de como obter melhores resultados na web demandam muitos estudos sobre o assunto. Em outras palavras, é preciso muito tempo de prática para que se comece a ter sucesso, portanto, antes de arriscar por seu tempo a perder, consulte uma agência especializada e que lhe garantirá os melhores resultados.

E por falar em sucesso, o quanto suas equipes têm contribuído para sua empresa alcançá-lo? Confira 7 práticas que todo líder precisa conhecer para gerir equipes e departamentos!



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