Etapas de uma consultoria empresarial

Etapas de uma consultoria empresarial

Etapas de uma consultoria empresarial

Você já conhece como funciona a consultoria empresarial? Se você é um empreendedor, não pode deixar de conferir este texto que fizemos especialmente para você. Conheça melhor cada uma das etapas realizadas para a aplicação de uma consultoria empresarial de qualidade que irá potencializar muito os resultados do seu negócio, sendo um investimento que realmente vale a pena. Os passos são sempre integrados entre consultores e empresários, garantindo transparência e eficiência em todo o processo.

O que é consultoria empresarial?

Antes mesmo de fazer o “step by step” da consultoria empresarial de sua empresa, vamos falar um pouco sobre o conceito destas ações que estão há anos melhorando muito a gestão e os resultados de empreendimentos em todo o mundo. Hoje, podemos dizer sem dúvidas que a consultoria empresarial é simplesmente imprescindível para o seu negócio.

A consultoria empresarial, como conhecemos hoje, começou a se consolidar na primeira metade do século passado, sendo implementada principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Consultores profissionais passaram a oferecer serviço especializado para diagnosticar problemas das empresas, discutir soluções, implementar as ações necessárias e melhorar os resultados. Quando a empresa quer modificar seu modelo de gestão ou passar por expansões, a ação do consultor é fundamental também.

Mesmo que sua empresa já possua um consultor empresarial interno, é muito importante também contratar um externo, não para substituí-lo, mas para complementar o seu trabalho. Para isso, conte com a GGV Consultoria Empresarial.

Quais os passos da consultoria empresarial para o seu negócio?

Contato com a consultoria e estabelecimento de contrato: Este é o primeiro contato entre empresa e consultoria. Nesta fase, os consultores mostram o seu portfólio, os princípios de seu trabalho e tudo o que podem fazer para ajudar o empreendimento a progredir. É uma fase de diálogo e honesta negociação. As partes combinam exatamente os termos da parceria, e fecham um contrato que irá gerar ótimos frutos para ambos, mas principalmente para a sua empresa!

Diagnóstico e elaboração de estratégias:

Nesta fase, começa o trabalho duro! A consultoria empresarial irá analisar todos os processos que envolvem sua empresa (internos, externos, logística, gestão, operação) para procurar o que pode ser melhorado ou consertado. Análises Swot (Fofa, em português), matrizes GUT e outras formas de análise serão empregadas para refletir as ações e lacunas de seu empreendimento. Com isso na ponta do lápis, elaboram-se os planos de ação para o seu negócio, mas sempre com o constante diálogo entre consultoria e empresário.

Ações executadas:

Mãos a obra! É hora de implementar as ações decididas em conjunto ao plano de ação. Mas este processo de execução pode ter dificuldades, afinal, é quase sempre difícil deixar a zona de conforto. É por isso que a consultoria empresarial também está preparada para lidar com a mudança da cultura organizacional e proporcionar as alterações de forma gradual, para que os colaboradores possam se adaptar e operar no mínimo tempo possível, mas com a maior eficiência. Afinal, mudanças profundas podem ser requeridas, e queremos a empresa a todo vapor para ontem!

Finalização da consultoria:

Neste momento, é hora de analisar os resultados das mudanças implementadas. Os consultores irão fazer novamente todo o trabalho de diagnóstico para ver onde a empresa conseguiu mudar com maior sucesso, e garantir que as mudanças instaladas no ambiente empresarial se tornem uma rotina para evoluir constantemente.

Gestão pós-consultoria:

você não será desamparado pela sua consultoria empresarial. Os consultores estarão sempre acompanhando performance e resultados para avaliar se a empresa está com um comportamento favorável, realizando reuniões periódicas e discutindo os números. É o momento de sua empresa manter a consultoria empresarial sempre em ação, para que as melhorias sejam constantes!

Uma consultoria empresarial pode fazer muito por sua empresa, e é certamente um dos maiores ativos que o seu negócio pode ter. Conheça, invista e faça o seu negócio crescer de maneira saudável e constante, lide bem com crises e expanda o seu patrimônio!

Acesse e confira tudo o que uma consultoria experiente e especializada pode contribuir para seu negócio. Saiba ainda sobre tudo o que diz respeito a negócios e dinheiro!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.
1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!