Follow-up: O que é e como pode ajudar no processo de vendas?

Follow-up: O que é e como pode ajudar no processo de vendas?

Você já ouviu falar em follow-up? Este é o termo em inglês para acompanhamento, algo que todo o profissional de vendas sabe que é essencial, mesmo se for uma venda rápida, o cliente deve estar bem acompanhado, ou bem assistido, assim, se sentirá à vontade para comprar e indicar novos clientes. Este texto é focado na venda e na sua promoção, através da propaganda e meios de comunicação, visto que são itens vitais, a alma do negócio, hoje em dia, mais voltada às mídias sociais. Vejamos como um profissional de vendas realiza seu follow-up, e como isso contribui para a venda.

Por que deve existir o follow-up?

O follow-up infelizmente ainda não é amplamente utilizado por empresas, talvez por que se trate de um negócio grande em questão, que pode fazer o vendedor ter uma demanda maior de clientes e achar praticamente impossível acompanhar de perto cada um deles. Outra razão pode ser que a empresa não possua um plano detalhado de acompanhamento, ou ainda, o próprio vendedor pode não saber como funciona o processo.

Mas se a venda é o maior objetivo e para consegui-la, o follow-up é vital, também é muito importante saber como fazer. Ninguém quer ser aquele vendedor chato e irritante que sufoca o cliente com seu “acompanhamento”. Mas, ninguém quer perder vendas por falta de apoio ao potencial comprador. Então, a chave é equilíbrio, para tê-lo, é preciso aprender técnicas para um follow-up eficaz.

Quando devo começar?

O follow-up deve ocorrer em todas as etapas da venda. Já que o objetivo é o fechamento, não pode haver divergência entre o profissional e o cliente, então, é preciso ouvir o prospecto, ajustar a proposta a suas necessidades, entender como tornar o negócio viável.

Então, ele começa dentro do próprio vendedor, que precisa acreditar que o que ele tem em mãos é o que vai suprir as necessidades do público, aquele produto ou serviço vai mudar a vida das pessoas. A crença é fundamental para um fechamento positivo, e a fase de apresentação define muito do resultado final.

Após essa primeira etapa, é preciso estar bem ciente de que o cliente entendeu a proposta e como ela vai ser útil. É importante também que o prospecto tenha total ciência de que o vendedor e a empresa estão à sua disposição, que vão assessorá-lo e que pode recorrer a eles.

Se o negócio tiver um tempo maior para o fechamento, não se desespere: é nessa hora que surge o contato para estimular o cliente, lembrá-lo do motivo de sua busca, talvez mostrar uma novidade, uma curiosidade, um dado relevante ou mesmo apenas lembrar a pessoa da sua presença. Coisas simples podem retomar a atenção da pessoa a seu produto e fazê-la comprar.

Como fazer

Para um bom acompanhamento de alguém, para que seja algo bom para ambas as partes, é essencial que haja uma boa conexão. O prospecto precisa confiar em você e você nele, para isso é preciso conhecimento, criar confiança leva tempo e precisa de coisas que ajudem no processo. Conhecendo bem o cliente, pode-se definir o que o interessa e como ele gosta de se comunicar, assim, ficará definido também o meio de comunicação a ser usado.

Cada empresa tem um perfil, cada profissional também, assim como cada cliente. Por isso, essas foram dicas gerais, de o que é follow-up, porque, quando e como fazer para que ele aconteça da melhor forma. Mas como cada um tem suas peculiaridades, cada um precisa de algo específico.

Hoje em dia pode-se fazer esse acompanhamento de forma pessoal, ou via internet, sendo a última citada uma das mais usadas, tanto pela facilidade do vendedor como pelas preferências dos próprios clientes. Mas como saber qual a melhor forma de abordar seu cliente? Como fechar vendas por um follow-up eficaz? A GGV consultoria faz justamente este trabalho, levar empresas aos seus objetivos. Prestamos consultoria empresarial para que nossos parceiros sejam bem-sucedidos em seus lucros.

Estamos à disposição para lhe ajudar a fazer seu negócio funcionar, ajudando desde a pesquisa de mercado até esse tema que abordamos, o follow-up, fase vital da conquista da venda. Confira ainda outros artigos e detalhes em nosso blog. Fique à vontade para entrar em contato!