Entenda quais são os indicadores para gestão de pessoas

Entenda quais são os indicadores para gestão de pessoas

Existe um jargão relacionado à gestão que diz que “não se gerencia o que não se mede”. Isso se dá pelo fato de que dificilmente será possível entender os resultados, avaliar se estão dentro do esperado e propor melhorias se não há um parâmetro de análise.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para explicar o que é métrica e como ela ajuda na criação do indicador de desempenho e a otimizar a gestão. Confira!

Afinal, o que é métrica?

De maneira resumida, a métrica pode ser definida como um parâmetro de mensuração que ajuda a quantificar uma característica de um processo. Ela é utilizada para explicar os fatos, realizar diagnósticos e projetar resultados.

Uma métrica é o ponto de partida para a elaboração do indicador de desempenho, já que orienta a respeito do tipo de informações que se deseja obter.

Por exemplo:
– Métrica: Quantidade de rescisões realizadas em Dezembro.
– Indicador: Percentual de rescisões por pedido de demissão.
Enquanto a métrica direciona a análise que será feita, o indicador mostra de maneira mais direcionada determinada realidade que se deseja avaliar.

Quais indicadores podem ser utilizados para otimizar a gestão de pessoas?

Agora que você já sabe o que é métrica e sua relação com os indicadores de desempenho, ofereceremos alguns exemplos de como essa ferramenta de gestão pode ajudar a aprimorar a gestão de pessoas. Entenda:

Indicador de absenteísmo

A ausência de um colaborador na rotina da empresa pode causar impactos no negócio que vão desde a geração de custos, até problemas no atendimento ao cliente. Portanto, entender o índice e os motivos que causam essas faltas é fundamental para solucionar o problema.

Além disso, eles podem ajudar a entender questões mais amplas como a cultura organizacional e as condições de trabalho. Se uma quantidade de colaboradores são afastados em decorrência do estresse, por exemplo, pode ser um sinal de que o ambiente não proporciona a qualidade de vida necessária.

Indicador de frequência

Além de entender a dinâmica do absenteísmo, acompanhar os índices de pontualidade também ajuda a compreender o grau de engajamento dos colaboradores e como isso impacta nos resultados.

Problemas com absenteísmo, aliados a uma frequência aquém do esperado podem representar problemas com desmotivação e dificuldades em se adequar às regras da empresa — o que reflete também no desempenho.

Indicador de competências

Conhecer melhor as competências de cada pessoa no time ajuda a melhorar a distribuição de tarefas e também direciona o processo de recrutamento, que possui informações de quais habilidades os candidatos precisam possuir.

Também é uma excelente forma de se estruturar o recrutamento interno, gerando oportunidades de crescimento dentro da empresa, além de preencher as vagas da maneira mais eficaz, ágil e por um custo consideravelmente menor.

Indicador de rotatividade

O turnover — também chamado de índice de rotatividade — auxilia na avaliação da capacidade que sua empresa possui de reter talentos. Além disso, o ideal é manter esses números baixos, já que a saída de um colaborador e a contratação de outro para a vaga gera grandes custos.

Por meio desse indicador também é possível descobrir os motivos que fazem com que os profissionais optem por deixar a empresa e elaborar soluções para essas questões.

Indicador de desempenho

Acompanhar a performance dos processos é fundamental para avaliar os resultados e compará-los às metas. Porém, identificar o desempenho individual nas equipes também é crucial para aprimorar a gestão de pessoas e os métodos de trabalho.

Assim, torna-se possível identificar quais estratégias de treinamento e desenvolvimento precisam ser adotadas. Também se torna possível avaliar os métodos de feedback e de reconhecimento de cada colaborador.

Uma das maneiras mais eficazes de corrigir os problemas e melhorar a gestão de pessoas é por meio do acompanhamento de indicadores. Contudo, antes disso, é preciso compreender o que é métrica e entender que ela precisa estar alinhada com a estratégia empresarial (para que possa garantir os resultados esperados).

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