GGV Consultoria: 6 dicas para uma gestão de RH qualificada

6 dicas para uma gestão de RH qualificada

6 dicas para uma gestão de RH qualificada

O relacionamento entre os gestores e seus funcionários é de vital importância para o sucesso do empreendimento. Os funcionários são os responsáveis pelo desenvolvimento de boa parte dos processos e necessitam de suporte para que sejam alcançados os objetivos propostos pela empresa.

É necessário efetuar uma gestão apropriada de RH a fim de assegurar que tanto os objetivos dos gestores quanto as demandas de todos os colaboradores sejam prontamente atendidos.

Veja como fazer uma boa gestão de RH em sua organização com as 6 dicas a seguir!

1. Elabore um planejamento estratégico

A elaboração do planejamento estratégico no âmbito da gestão de RH consiste em iniciativas como:

  • Avaliar a situação atual do ambiente de trabalho, quais são os pontos que apresentam falhas e podem ser melhorados;
  • Definir políticas e condutas a serem adotadas por todos, inclusive pelos gestores;
  • Desenvolver objetivos, metas e estratégias específicas para o setor de Recursos Humanos.

2. Estruture e padronize os processos e as rotinas

Outro ponto importante é estruturar e padronizar os processos e as rotinas de modo que exista um caminho bem delineado a ser seguido. Os processos devem contemplar pontos como a agregação, o desenvolvimento e o monitoramento do pessoal.

Lembre-se que, para a empresa, é tão importante captar colaboradores quanto investir em seu desenvolvimento profissional e acompanhar os estágios de sua evolução, confirmando se eles estão realmente cumprindo seus deveres.

Cabe, portanto, à equipe gestora, elaborar formulários e listas, determinar os padrões para recrutamento e seleção, efetuar o controle de benefícios dos funcionários e assim por diante.

O uso de um software adequado de gestão facilitará a realização de todos os procedimentos, já que uma de suas funções como sistema automatizado é exatamente a de estruturar e de padronizar os processos.

3. Otimize a comunicação interna

Um dos segredos de uma boa gestão de RH é manter uma comunicação satisfatória entre os gestores e colaboradores. Os softwares, mais uma vez, contribuem para desenvolver uma boa comunicação, integrando diferentes setores e facilitando o acesso e a troca de informações.

Mesmo ações pequenas ajudam a melhorar o nível de comunicação dentro da organização. É o caso de manter jornais informativos, mensagens e avisos em murais, a utilização de e-mails e até de redes sociais para integrar ainda mais o colaborador com a empresa.

Outra forma de otimizar a comunicação é aproveitando datas especiais (como o aniversário de algum funcionário) para desenvolver as relações entre as pessoas.

4. Faça treinamentos e atualize os colaboradores

Os profissionais precisam passar por treinamentos para aprenderem mais, desenvolverem suas habilidades e sr atualizarem. Podem ser oferecidos cursos em diversas áreas, como em informática, língua portuguesa e idiomas estrangeiros, atendimento ao cliente, psicologia comportamental e treinamentos específicos conforme a área de atuação de cada funcionário.

5. Informe-se sobre a opinião de seus colaboradores

Para o gestor, é importante conhecer a opinião do funcionário, saber o que ele pensa do trabalho e da empresa, conhecer suas expectativas e ambições.

A partir de 10 funcionários, é possível elaborar um questionário geral e, após os resultados obtidos, definir projetos que poderão ser desenvolvidos futuramente, visando à motivação do pessoal e o alcance dos objetivos empresariais.

6. Efetue a avaliação de desempenho para obter dados precisos em sua gestão de RH

É necessário usar recursos e ferramentas para avaliar o nível de desempenho dos funcionários dentro da organização. A avaliação de desempenho fornece dados exatos para tomar certas atitudes, inclusive para remanejo do pessoal, buscando ajustar os funcionários da melhor maneira possível dentro do quadro de funções.

Os próprios funcionários gostam de ser avaliados, de receber feedbacks e saber os pontos em que podem melhorar para crescer ainda mais profissionalmente.

Já segue esse roteiro para desenvolver uma gestão de RH qualificada? Deixe sua opinião sobre o assunto!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!