Abertura de um novo negócio - GGV Consultoria Empresarial

O guia completo para abertura de um novo negócio

O guia completo para abertura de um novo negócio

Abrir um novo negócio, na maioria dos casos, não é uma tarefa nada fácil. Afinal de contas, são muitas variáveis e planejamentos para se seguir na hora da abertura de um novo negócio.

Se você descuidar de um único processo durante a abertura de um novo negócio, bem como nos primeiros passos da empresa, todo seu projeto acabará indo por água abaixo.

Pensando nisso, nós da GGV resolvemos criar este Guia completo para a abertura de um Novo Negócio e Primeiros Passos.

Nas linhas abaixo, você irá aprender pontos cruciais para o sucesso do seu novo empreendimento. Como, por exemplo:

  • Análise de viabilidade;
  • Pesquisa de mercado;
  • Estudo da concorrência;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão Financeira;
  • Checklist para minimizar erros na abertura de uma empresa.

Análise de viabilidade

A análise de viabilidade financeira é o primeiro passo que qualquer empresário precisa dar, quando resolve iniciar um novo negócio.

Pois, é esta análise que dirá se o projeto é financeiramente viável.

Para tanto, você deve começar com um levantamento detalhado sobre os principais geradores de rendas e, em seguida, os principais geradores de despesas. De modo que, finalizado este detalhamento, você deve separar estas despesas em custos fixos e variáveis. Além de basear estas informações tendo em vista um período mínimo de 05 anos. Afinal de contas, esse é o tempo médio para se alcançar o sucesso com um empreendimento. Gostaria de uma ajuda no seu negócio? A GGV se dispõe a te ajudar!

 

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é o segundo e determinante passo para definir a situação mercadológica, do ramo em que você decidiu abrir seu novo negócio.

Com uma pesquisa de mercado bem realizada, você irá conhecer:

  • O perfil do cliente, de modo que consiga analisar o potencial do nicho escolhido, como será a participação do seu negócio dentro deste mercado, bem como as características comportamentais e hábitos de consumo dos seus clientes em potenciais;
  • Quais são as estratégias do concorrente, podendo assim observar seus pontos fortes e principalmente os fracos;
  • Avaliar os fornecedores, descobrindo assim como funciona o seu sistema de vendas, quais são as políticas de preço, qual a qualidade dos produtos e, principalmente, quais são os serviços oferecidos por estes fornecedores.

 

Estudo da concorrência

O estudo da concorrência é um ponto bastante importante que se deve ter muito bem arquitetado, antes de abrir um novo negócio.

Quando for estudar a concorrência procure, antes de mais nada, descobrir quem é o seu concorrente. Ou seja, se você realizou de fato um bom trabalho na pesquisa de mercado, já vai saber exatamente quem são os seus concorrentes.

Uma vez descoberto quais são estas empresas, é hora de detalhar as competências das mesmas. Quer dizer, é aqui onde você irá ver onde seu concorrente é mais forte e, claro, onde eles deixam a desejar.

Dessa maneira, você saberá exatamente que patamar precisa alcançar (e ultrapassar) para vencer, bem como o que você pode fazer que a concorrência não está fazendo.

E por último, mas não menos importante, você deve também descobrir quais são os objetivos dos seus concorrentes, como eles reagirão ao seu negócio disputando clientes com eles e, principalmente, como será a resposta que eles darão as suas estratégias de vendas e etc.

 

Planejamento

O planejamento estratégico é um dos pontos mais difíceis de todo o projeto, isso porque muita gente sequer sabe o que precisa ser planejado.

Claro que quanto mais amplo for seu planejamento, melhor serão os RESULTADOS. Entretanto, existem 04 pontos bastante específicos que não podem faltar em nenhum planejamento.

Confira:

  • Saiba o que você está querendo fazer. Todo e qualquer negócio é baseado em um produto, portanto antes de mais nada aprenda sobre o seu, saiba todas as etapas de criação do mesmo. Torne-se um expert no assunto;
  • Conheça o seu público-alvo. Somente assim você conseguirá ter uma previsão sobre os problemas que seu produto pode solucionar;
  • Leve em conta o avanço tecnológico e procure antecipar o nascimento de uma nova tecnologia que acabe tornando o seu produto/serviço obsoleto;
  • Pense em todos os departamentos da sua empresa, desde os setores de produção até as áreas de marketing e administração. Planeje como cada um deles irá funcionar.

 

Gestão Financeira

A gestão financeira de uma empresa é um dos pontos mais sensíveis, de quando se inicia um novo negócio.

Afinal de contas, ganhar dinheiro sempre é um dos principais motivos para se abrir uma empresa e se você não tiver uma boa gestão financeira, dificilmente irá conseguir alcançar essa meta.

Por isso, o primeiro passo da sua gestão financeira deve vir diretamente do seu bolso. É preciso que você determine um pró-labore fixo e que esteja de acordo com a realidade do seu negócio. Assim, você evita confundir o seu caixa pessoal, com o caixa da empresa.

O segundo passo é com relação ao preço do produto. Antes de determinar qualquer coisa, faça uma pesquisa de mercado, como falamos no segundo tópico e descubra a média de preço exercido e, sobretudo, quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto/serviço.

Por último, mas não menos importante, tenha sempre tudo muito bem anotado. Seja em um sistema, planilha eletrônica ou mesmo no papel.

É preciso ter total controle de tudo que acontece ou deixa de acontecer na sua empresa. Assim, será possível prever futuros e minimizar os riscos de praticamente todas as operações.

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Checklist para minimizar erros na abertura da empresa

A maioria das pessoas, quando decidem abrir um novo negócio, o fazem por diversos motivos e, quase sempre, de impulso. Sem “colocar tudo na ponta do lápis”.

E este é um dos maiores cometidos. Pensando nisso, nós separamos um checklist com 10 itens que você deve se atentar, antes de abrir a sua empresa, a fim de minimizar os erros que podem vir de atitudes impensadas:

  • Você está empreendendo por necessidade? Jamais abra um novo negócio porque foi mandado embora. É preciso querer ser um empreendedor, não somente empreender porque está desempregado.
  • Faça um plano de negócios, completo. Se não sabe como fazer um, pesquise e busque auxílio para elaborar um plano completo.
  • Seu produto, serviço ou processos tem diferenciais? Se não for diferente em nada dos que já existem no mercado, não há porque lança-lo.
  • É realmente uma oportunidade de negócio, ou apenas uma tendência? Verifique se, realmente, você está entrando em um negócio que vai durar ou está, simplesmente, indo “na onda” de uma tendência que, no final do verão, vai ter acabado?
  • Você conhece o perfil do seu cliente? Você tem capacidade de atender as demandas dele? Se não, é melhor nem começar, pois isso só irá “queimar” o nome da sua nova empresa, bem como o seu próprio no mercado.
  • Antes de começar a vender, tenha planejado um modelo de atendimento pós-venda. É imprescindível dar atenção ao seu cliente, depois que ele já tiver comprado o seu produto.
  • Faça um bom planejamento financeiro.
  • Você tem capital de giro, de verdade? Todo novo negócio precisa de um bom capital de giro para poder arcar com seus custos e investimentos, caso contrário ele demorará a decolar.
  • Nunca misture o caixa da empresa com o seu caixa pessoal.
  • Seu sócio é a melhor opção? Você criou um contrato societário? As pessoas podem ser muito amigas, antes de entrar dinheiro no meio. Lembre-se sempre que negócios são negócios, amigos à parte.

E aí, gostou do artigo? Então conheça os serviços que a GGV presta!

Para fazer um orçamento sem compromisso de uma análise de viabilidade para o seu novo negócio entre em contato conosco!

 



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