Qual é a importância da identidade organizacional para sua empresa

Qual é a importância da identidade organizacional para sua empresa

Qual é a importância da identidade organizacional para sua empresa

Se você é empreendedor e está começando a montar a sua empresa, há uma série de preocupações que você terá de se debruçar sobre. Investimentos, entrada no mercado, concorrência, publicidade, fatores financeiros, recursos humanos, burocracias, tributos e tantos outros fatores que irão interferir diretamente no funcionamento do seu negócio. Entretanto, por mais que estas variáveis submetem toda e qualquer empresa, o seu empreendimento é diferente da empresa vizinha, dos concorrentes e de qualquer outro negócio.

É aí que entra a identidade organizacional, ou seja, a marca de sua empresa e a forma como ela atua dentro do mercado. Ela está traduzida principalmente em três grandes eixos: missão, visão e valores. Neste texto, você irá entender um pouco mais sobre cada um deles e sobre a importância de estabelecer uma identidade organizacional consistente para o seu negócio.

Para ajudar em todas as etapas da administração de sua empresa, conte com consultoria empresarial experiente, especializada e de prestígio – conte com a GGV Consultoria Empresarial! Acesse e conheça o portfólio de nossa equipe.

Missão

A primeira característica da identidade organizacional de sua empresa é a Missão. Através dela, será manifestada qual é a “razão de ser” e o papel daquele empreendimento dentro do mercado. Sua empresa certamente não existe à toa, e possui uma missão muito bem definida. Cabe à sua equipe expressá-la de maneira sucinta e clara para mostrar o propósito do seu negócio.

Divulgue a missão a funcionários, investidores, parceiros, fornecedores e prestadores de serviço, para que eles sempre entendem “com quem estão lidando”, e não haja qualquer interpretação equivocada da atuação de sua empresa no mercado. Ampare a missão de seu empreendimento em valores éticos, morais, mas sem nunca deixar de lado a ambição e o expresso desejo de evoluir.

Visão

A visão de sua empresa pode ser resumida ao objetivo que ela enxerga para si no longo prazo. Muitos empreendimentos tem como visão “Ser a maior empresa do setor no mercado”, ou “Oferecer os melhores serviços ao mercado”. Ambicioso demais? Não! Mas uma empresa precisa sempre buscar ser maior hoje do que ontem, e menor hoje do que amanhã. É uma forma de buscar diariamente a expansão que se espera para o empreendimento no futuro.

Valores

Os valores são um conjunto de crenças, ideias e métodos no qual a sua empresa acredita serem os mais corretos para se atingir o sucesso, cumprir com sua missão e chegar onde se espera alcançar, conforme expresso na visão. Estes valores devem ser seguidos por todos que integram a equipe de sua empresa, prestadores de serviços e também devem servir de ponto norteador para a sua ação enquanto empreendedor.

Comprometimento com a identidade de sua marca

Toda empresa séria possui missão, visão e valores. Entretanto, o que uma boa parte delas faz é expressar estes três fatores com frases feitas que não representam verdadeiramente a identidade e a forma de atuar daquele negócio. Como resultado disso, a identidade organizacional nesses casos não passa de enfeite, não sendo seguidos na prática.

Se você está começando um negócio, tenha uma boa conversa com seus sócios e reflita junto a eles: qual é a identidade da empresa? Da sociedade? O que será esperado dos colaboradores? Desenvolvam a identidade com base nestas reflexões.

Mudar é preciso!

Da mesma forma, uma identidade organizacional nunca é algo inerte. Algumas empresas permanecem por décadas com a mesma identidade organizacional, mas também há uma série de fatores que podem influenciar para uma adaptação ou reformulação completa da identidade organizacional. É importante revisar sempre os itens da identidade organizacional e avaliar se eles ainda representam os anseios, métodos e o futuro do seu empreendimento.

Para não ficar guardado na gaveta!

Uma identidade organizacional deve ser sempre levada muito a sério. Ela deve orientar a ação de todos que, de alguma forma, interagem com a sua empresa. Por isso, mantenha-a sempre em evidência, esforçando-se ao máximo para seguir o que ela expressa.

Uma boa consultoria empresarial pode te ajudar a desenvolver uma identidade organizacional de excelência e garantir os melhores resultados para o seu negócio com ações estratégicas e técnicas baseadas em conhecimento científico e anos de experiência de mercado. Acesse e fique por dentro das novidades!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.
1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!