A importância de usar um CRM em sua companhia

A importância de usar um CRM em sua companhia

A importância de usar um CRM em sua companhia

A sua empresa utiliza o CRM? Esta sigla significa Customer Relationship Management – algo como Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente – e envolve uma série de práticas que ajudam as empresas a serem mais eficientes e melhor administradas. Através destas técnicas, a empresa consegue antecipar necessidades e oportunidades, tomando atitudes mais rápidas, assertivas e sendo mais eficiente também no trato com as demandas dos clientes e parceiros. Se você quer saber mais sobre o CRM e suas ferramentas, fique em nosso blog e leia mais!

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Onde atua o CRM?

O Customer Relationship Management atua em basicamente… tudo da empresa! Na verdade, ele é normalmente dividido em quatro frentes de atuação demarcadas, mas que costumam se misturar e ser complementares: gestão comercial, gestão de marketing, gestão de produtos e serviços aos clientes.

Ou seja, ela gira em torno de alguns dos processos mais importantes que são operados pelas empresas diariamente. Como todos esses processos são muito complexos de se lidar, normalmente o CRM é “traduzido” em um software para unir e tornar mais inteligentes e integrados os processos da empresa, no que é chamado de Sistema ou Software CRM, mas nada impede que uma empresa implante o CRM em seus processos sem necessariamente ter um programa de computador dedicado diretamente a isso.

Além de implantar tecnologias e rotinas, para que os métodos de CRM se apliquem com verdadeira eficiência em uma empresa, é importante que ela tenha uma cultura voltada para este fim, ou seja, um gerenciamento inteligente, integrado e a constante busca por melhores resultados, crescimento e diálogo entre os vários setores e hierarquias da empresa. É como se a solução para as crises e a antecipação a riscos e oportunidades pudesse vir de qualquer área do negócio!

Fidelização de clientes

Além de atuar na maior eficiência dos negócios e no melhor aproveitamento de potenciais, o CRM tem como uma de suas principais funções a fidelização do cliente em relação à empresa. Afinal, como o nome já supõe “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”, o consumidor é o fim desse processo todo. Esta fidelização será possível através de serviços e produtos oferecidos com qualidade, preço justo e boas estratégias de marketing que farão com que os clientes tenham engajamento em relação à marca, sempre preferindo a sua empresa para negociar.

Desafios do CRM

A palavra chave de um CRM é a integração. Mas para que possa haver uma verdadeira integração entre todos os setores da empresa, mais os seus consumidores, é importante que todos estes agentes estejam “falando a mesma língua”, e isso pode ser um verdadeiro problema. Por isso, os sistemas de gestão informatizada desempenham um grande papel de “unificar” padrões e promover a sintonia entre todas estas engrenagens.

Na prática, para se aproximar mais de seus clientes e promover um maior relacionamento com eles, uma das propostas do CRM é tornar as empresas mais humanas – promover ações sociais, eventos, diálogos, patrocínios e muitas outras formas de as empresas conseguirem algum impacto sobre seu público-alvo sem que seja necessário investir milhões de reais em propagandas nos veículos de comunicação.

Uma consultoria empresarial seria a ferramenta ideal para trazer a sua empresa de um modelo mais tradicional e obsoleto para uma plataforma mais voltada ao CRM. Através da experiência e da habilidade dos consultores em lidar com os diferentes desafios e obstáculos das companhias, a transição para estes inovadores e modernos processos seria muito mais pacífica para todos os agentes envolvidos.

Em um cenário de clientes cada vez mais exigentes e bem informados, valer-se de todas as estratégias possíveis para estreitar laços e conquistar mais negócios é uma boa forma de garantir que a sua empresa esteja de acordo com as necessidades do mercado. Com ou sem software, garanta que o seu negócio utilize CRM e cresça mais rápido!

A consultoria empresarial da GGV Consultoria pode te ajudar em todos os momentos! Fale com nossos consultores! Acesse www.ggvconsultoria.com.br e saiba como evoluir em seus negócios!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.
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