O mercado de franquias ainda irá crescer muito no Brasil

O mercado de franquias ainda irá crescer muito no Brasil

O mercado de franquias ainda irá crescer muito no Brasil

Nos últimos anos não houve sequer uma vez em que o mercado de franquias tenha registrado recuo em relação à economia. As franquias têm crescido continuamente no país, e a tendência é que o crescimento permaneça acontecendo, segundo projeções da Associação Brasileira de Franchising.

Quais os motivos para as franquias tomarem cada vez mais espaço dentro do país? Neste artigo explicaremos algumas das razões pelas quais este modelo de negócio está provando ser um dos mais rentáveis e promissores para se investir.

Sofisticação das próprias franquias

Fruto das experiências negativas e positivas que o mercado vem experimentando ao longo dos anos, as franquias estão aperfeiçoando seus modelos de gestão e processos organizacionais. Com isso, essas promissoras empresas conseguem baixar custos, oferecer produtos e serviços de qualidade por um preço reduzido e assim obter uma parcela maior dentro do mercado.

Esse contínuo aperfeiçoamento na forma como as franquias têm sido administradas são perceptíveis tanto na sede, detentora da marca e dos direitos, como também dos franqueados, que têm que cumprir com cada vez mais exigências técnicas e organizacionais para poder fazer parte daquele negócio.

Neste contexto todo mundo sai ganhando: o setor de franquias, que cresce e evolui, o franqueado, que vê seus rendimentos sendo ampliados e potencializados, e o público, que pode gozar de produtos e serviços de melhor qualidade e preços acessíveis.

Melhora das condições econômicas

É verdade que o setor das franquias conseguiu crescer mesmo com a maior recessão que o país já enfrentou, mas com a melhora das condições econômicas, este crescimento deve ser ainda mais potencializado. A queda da inflação e da taxa de juros permitem que os consumidores tenham mais crédito, dinheiro e, portanto, possam consumir mais.

O crescimento do consumo impulsiona o setor de franchising, que passa a contratar mais mão de obra e ajudar a fazer com que a “roda da economia” gire mais rápido. As franquias, negócios dinâmicos e com gestões modernas, estão conseguindo se aproveitar muito bem do momento de esperança pelo qual passa a economia brasileira.

Inovação trazida pelas franquias

Uma das marcas registradas do setor de franchising é ser extremamente criativo nos produtos que oferece e nos serviços que presta. Durante toda a história do mercado de franquias têm sido assim, e este é um dos fatos que permite que este setor esteja em constante reinvenção e, portanto, em um contínuo crescimento. O mercado consumidor sempre tem novos produtos e serviços para acessar, sempre visando facilitar a vida dos consumidores e promover maiores inovações tecnológicas.

A inovação tem, portanto, sido um meio de sobrevivência para o mercado de franquias, e as novidades trazidas pelo franchising parecem estar sempre agradando ao público, que é fiel e consumidor regular das tendências consolidadas por estas empresas.

Confiança do público no mercado de franquias

Além de bom preço e boa qualidade, toda empresa precisa contar com a credibilidade do público, um bem que não se mede em dinheiro, e que é particularmente difícil de se conquistar do dia para a noite. Gradativamente, o mercado de franquias começou a cativar mais aos consumidores e assim, ganhar mais a sua confiança, o que representa mais vendas.

Com esta maior credibilidade do setor no mercado, alguns produtos e serviços das franquias se tornam tradicionais e cada vez mais comuns nas compras regulares dos clientes, fazendo com que essa tradição de confiança seja ainda mais cultivada.

Em consonância com a inovação tecnológica que o setor de franquias sempre trouxe ao mercado, a maior consolidação da internet frente ao público brasileiro também é responsável por permitir que um maior número de empresas faça negócios online com uma quantidade cada vez maior de consumidores, permitindo assim a movimentação de um enorme volume de capital que ultrapassa os bilhões de reais anualmente.

Um setor que não para de crescer

As franquias estão se mostrando como investimentos que podem trazer retornos abundantes para quem se dedica a colocar suas fichas neste setor. Com mais público, organização, tecnologia, inovação e mercado, o franchising brasileiro quebra recordes e desponta como um dos destaques do setor empresarial no país. Conte com a GGV, uma consultoria empresarial especializada para cuidar de sua franquia ou ainda transformar seu negócio em uma!

Confira o modelo de franquias da GGV, acesse aqui e saiba mais!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.
1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!