O novo Funil de Vendas do Marketing

O novo Funil de Vendas do Marketing

O grande objetivo do marketing sempre foi fazer negócios prosperarem com a maior assertividade e lucratividade. Os tempos mudam e as estratégias utilizadas também devem mudar, porém, o objetivo final ainda continua o mesmo. Durante anos lidamos com o funil de vendas do marketing de uma forma única, onde se adaptava a interpretação da intenção do consumidor com os estágios do funil, sempre começando no topo e aos poucos emergindo até o momento da compra, conversão.

Ao longo do tempo, novas ferramentas de marketing digital foram surgindo, abrindo um grande mar de possibilidades para entender cada vez melhor o consumidor e ser mais assertivo nas estratégias utilizadas. Independente da estratégia, seja para atrair, relacionar, vender ou fidelizar, a necessidade de fazer isso da maneira mais propícia e customizada possível traz uma nova visão para o funil de vendas do marketing.


Esqueça o Funil do marketing tradicional, as jornadas de compra podem ter formatos inusitados

Para ficar mais claro, vamos pensar no exemplo de um jovem de 22 anos, chamado Bruno. Ele quer comprar um novo celular, pois o atual está apresentando defeitos pelos anos de uso.

Bruno começa a procurar no Google diferentes tipos de celular com as mais variadas especificações e preços. Ao fazer isso, ele define qual tipo de celular atende melhor as suas necessidades. Depois, Bruno começa a refinar suas buscas, agora definindo quais marcas parecem corresponder melhor ao que ele quer. Até aqui parece um comportamento padrão do funil de vendas do marketing, certo?!

Não é bem por aí. Bruno amplia novamente suas buscas e começa a procurar informações e reviews a respeito das marcas pré-selecionadas, o que pode levar meses, é isso mesmo, meses! O nível de indecisão ou cautela do consumidor é que define quanto tempo esta etapa pode levar, podendo haver inúmeros afunilamentos e ampliações em sua intenção de compra.

Bruno, ao definir qual marca e modelo de celular almeja comprar, passa agora a procurar em qual loja irá comprar, variando suas buscas entre lojas e marketplaces, sempre buscando o que mais lhe gera segurança e conforto. No entanto, ele percebe que precisa ver se a loja física compensa mais que o frete, passando a fazer uma nova busca, porém dessa vez no cenário off-line.

O tempo todo ao nosso redor, vemos pessoas ampliando e refinando suas buscas, independente do canal utilizado ou do produto ou serviço procurado, as inúmeras variações tornam o antigo padrão do funil de vendas do marketing nada customizado ao momento e intenção real do consumidor.

Compreender e customizar são o segredo para comunicação perfeita

Atualmente, trabalhar o funil de vendas do marketing de forma linear não é mais visto como algo totalmente eficaz, isso ocorre pelo simples fato de não poder atender cada consumidor de uma forma individual, compreendendo seus momentos e seus interesses para que haja uma sintonia que crie um relacionamento forte e duradouro entre marca e cliente.

Os consumidores sempre vão procurar se relacionar com marcas que sejam relevantes, úteis e pessoais. Sentir que é único ou que o produto foi feito especialmente para ele, torna a marca mais familiar e próxima de seus clientes, aumentando muito as chances de fidelizar o consumidor e garantir não apenas uma única venda, mas sim, vender muito mais por um período maior.

E para as empresas, o que isso quer dizer? Significa que quanto mais eu falo a “língua do cliente” e busco tratá-lo de forma singular, mais fácil eu consigo fidelizar e assim fazer crescer os resultados do negócio. Para tornar possível a compreensão de seus clientes, procure uma consultoria empresarial. Ter um olhar “por fora” da empresa e a experiência em diferentes segmentos faz da consultoria uma ferramenta fundamental para quem almeja crescer e ser assertivo na construção de um relacionamento forte e duradouro com seus clientes.

A confiança entre consumidor e marca atrai a prosperidade

A confiança sempre é algo a ser conquistado, tanto para o cliente quanto para a marca. Curiosamente é algo que ambos procuram, faltando apenas reconhecer isso um no outro de acordo com suas experiências adquiridas ao consumirem ou venderem.

É uma via de mão dupla, sendo interessante e atrativo para a marca e o consumidor. Para a marca, contar com um cliente no qual ela confia que irá voltar a consumir é sempre muito bem-vindo, gerando economia na geração de leads e garantindo uma receita mais estável para empresa. Para o consumidor, confiar em uma marca é ter a certeza da padronização de qualidade e um custo/benefício no qual ele se sinta vitorioso ao comprar todas as vezes.

Seja marca ou consumidor, o resultado de uma relação de confiança traz mais segurança e felicidade para ambos, sendo o caminho mais propício para que haja prosperidade em ambos os lados, independente de seus objetivos.

Tecnologia, dados e automação constroem o futuro do Marketing

Com as inovações tecnológicas cada vez mais embasadas em dados reais, o famoso “achismo” do universo da publicidade vai sendo deixado de lado. Novas ferramentas desenvolvidas especificamente para o Big Data são a grande aposta do futuro do marketing, alinhada aos processos de automatização, elas são poderosas armas para potencializar a relação entre marca e consumidor.

Um grande exemplo é HomeAway, uma empresa especializada em aluguel de casas para temporada de férias que utilizou dados de comportamento de potenciais clientes em tempo real.

A segmentação criada pela empresa tinha como foco pegar as pessoas que acessavam o site e que tinham potencial de conversão de no máximo duas semanas, pois assim a empresa conseguiria saber o tipo de mensagem e conteúdo que iriam engajá-las até decidirem fechar negócio.

As pessoas estão tomando decisões a todo momento no funil, tornando fundamental que sua marca esteja presente em todos os momentos. Se o seu negócio não conta com uma análise do seu mercado, do seu público e principalmente do funil de vendas no qual o seu cliente percorre, vamos tomar um café, tenho certeza que nós aqui da GGV Consultoria podemos agregar em seu negócio!

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Grande abraço!



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