6 passos para empreendedores alcançarem a Alta Performance

6 passos para empreendedores alcançarem a Alta Performance

O desenvolvimento pessoal é uma ferramenta fundamental para qualquer empresário que busca ter mais resultados e alcançar a Alta Performance. É utopia acreditar que um negócio vai prosperar e crescer exponencialmente, se o empreendedor não estiver disposto a mudar, se desafiar e crescer como ser humano.

Neste sentido, os conceitos de Alta Performance podem lhe auxiliar a identificar quais são os hábitos, rotinas e comportamentos que potencializam suas chances de sucesso. A Alta Performance significa atingir por completo sua capacidade e usufruir do máximo que a vida pode lhe proporcionar, em todas as áreas.

Relacionamentos, Trabalho, Finanças, Saúde, Espiritual, Controle Emocional. Estas áreas precisam estar equilibradas, para que você consiga atingir o próximo nível e evoluir. Confira abaixo, os 6 passos da Alta Performance para você colocar em prática na sua vida.

Propósito

Pode parecer romântico, mas não é. E não é o primeiro da lista por acaso. Você precisa descobrir o tema, assunto, atividade, profissão, enfim, a sua paixão, o que lhe faz feliz, que faz você despertar da cama todos os dias, e que lhe trás o sentimento de realização, assim você conseguirá ter Alta Performance de forma consistente.

Você com certeza já iniciou e não terminou muitas coisas na sua vida. O propósito está ligado diretamente a isso. É como dirigir um carro sem freio, você pode até acelerar e permanecer andando por algum tempo, mas a parada é inevitável.

Descubra a sua essência, desenvolva o autoconhecimento. Só é possível enxergar o seu propósito, se você permite olhar para dentro de si mesmo, analisando seus pontos fortes e limitantes e aprofundando dentro da sua alma.

Presença

Quando estamos realizando qualquer tarefa ou nos comunicando com as pessoas, precisamos estar presente. Para ilustrar o que isso significa, pense em quantas vezes você esteve ao lado da sua família ou trabalhando em algum projeto importante, mas estava com sua cabeça focada em outros assuntos, problemas ou desafios.

Estar presente apenas fisicamente não é suficiente. É necessário se fazer presente de corpo, alma, espírito, mente e sentimento. Caso contrário, nós perdemos rendimento, não executamos com máximo do nosso potencial.

A presença é um fator fundamental para conexão profunda e diária com os outros. Podemos fazer isso por meio do olhar, das palavras e do entusiasmo. Pergunte para si mesmo agora, em quais níveis de presença física e emocional você está neste momento?

Mentalidade

A partir de hoje, foque apenas naquilo que depende de você. Existem situações em que nós apenas temos a capacidade de influenciar e não de controlar. E muitas vezes nos frustramos por acontecimentos que não dependem de nós. Isto gera um sentimento de culpa desnecessário, por isso é importante entendermos essas distinções e mudarmos o nosso mindset.

“Há duas maneiras de ser feliz, mudar a situação ou mudar sua mentalidade diante dela”. Pessoas de Alta Performance sabem quando não podem mudar determinada situação e não estão no controle, por isso, elas decidem conscientemente mudar a maneira de enxergar as circunstâncias, interpretando adversidades como um livramento, um aprendizado ou uma oportunidade.

Fisiologia

Nosso corpo é como uma máquina, se não estiver em movimento e se não for bem cuidada, ela enferruja e perde desempenho. Muitas vezes na correria e preocupações do dia a dia, acabamos esquecendo o que deveria ser prioridade, que é justamente cuidar do corpo, nosso bem mais precioso.

E não há nada de extraordinário ou inovador, para isso, são atividades que você já está cansado de ouvir falar, mas deve tomar ciência de sua importância.

Desta forma, procure ter uma alimentação balanceada, deixe seu prato colorido, aumentando a ingestão de proteínas, saladas e verduras e diminuindo a quantidade de carboidratos. Durma entre 6 e 8 horas por dia, seu corpo precisa descansar para renovar as energias e se manter produtivo.

Pratique exercícios físicos com frequência, liberar hormônios como dopamina, serotonina e endorfina são essenciais para ter qualidade de vida. Por fim, não esqueça de tomar água várias vezes durante o dia. Muita gente toma água apenas quando sente sede, isto é um equívoco, seu corpo precisa se hidratar constantemente, então ande sempre com uma garrafa de água ao seu lado.

Produtividade

Produtividade não significa trabalhar mais. Produtividade consiste em trabalhar melhor, realizando as mesmas coisas, em menos tempo e com mais qualidade. E para conseguir ser produtivo é necessário desenvolver disciplina.

Uma dica prática, para potencializar a sua produtividade e caminhar rumo a Alta Performance pessoal e profissional, é você ter uma agenda no seu celular. Isto mesmo, é necessário usar a tecnologia a seu favor. O smartphone te acompanha aonde você for e em todos os momentos, então se você precisar agendar um compromisso ou ser lembrado de uma atividade, ele vai lhe ajudar a ser mais produtivo.

Liberdade não é fazer o que você quiser, a hora que você quiser, liberdade quer dizer saber o que fazer em cada hora do seu dia.

Competências

Um dos maiores treinadores comportamentais do Brasil, especializado em desenvolvimento pessoal, Wendell Carvalho, faz uma analogia bastante interessante quando se fala de competência. Ela é como um músculo, não é possível fazer ele crescer do dia para noite, é preciso ter uma rotina, desenvolver o hábito de treinar as competências todos dias, até que este músculo crie fibras, se desenvolva e cresça.

Se hoje você é uma pessoa sedentária, você não vai conseguir correr uma maratona de 42 km. É preciso começar aos poucos, praticando e treinando todos os dias.

A competência funciona da mesma maneira. Orientação para resultados, dar feedbacks, adaptação a mudanças, delegação, visão estratégica, controle emocional, negociação, persuasão, disciplina, trabalho em equipe, entre outras, são algumas das principais competências dos empreendedores.

Mas para colocá-las em prática é precioso desenvolver um plano de ação. Por isso, identifique as competências que você já é bom, e aquelas que você precisa trabalhar massivamente!

Conclusão

Estes foram os 6 passos para quem busca Alta Performance. Alcançar este patamar exige muita disciplina e resilência, pois não se trata apenas um hack ou um dica específica, é um conjunto de ações que devem ser colocadas em prática de forma simultânea.

A grande referência bibliográfica deste texto é Brendon Burchat, coach, palestrante e escritor americano. Se você tem familiaridade com a língua inglesa, recomendo a leitura do livro: “High Performance Habits: How Extraordinary People Become That Way”. A tradução literal seria: “Hábitos de Alta Perfomance: Como Pessoas Extraordinárias se tornaram desta maneira”. Siga o Instagram dele para ter acesso aos seus conteúdos. 

Espero que possa lhe ajudar na sua jornada de evolução. Se fez sentido para você, não deixe de compartilhar com um amigo, colega, familiar, isso pode fazer toda diferença na vida deles.

Um abraço!



Deixe uma resposta