7 motivos para fazer uma pesquisa de clima organizacional

Você sabe o que é o Clima Organizacional? Este conceito resume de forma mais ou menos resumida como os colaboradores se sentem ao trabalharem para a sua empresa. Se estão satisfeitos, se recomendariam a sua empresa para outra pessoa ou se têm todas as condições necessárias para desempenhar um bom trabalho. É importante manter sempre um clima organizacional favorável, pois funcionários satisfeitos sempre são funcionários mais eficazes e produtivos. Por isso é muito importante fazer uma pesquisa de clima organizacional!

A relevância do Clima Organizacional nem sempre é levada tão a sério pelas empresas, o que pode vir a se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, fique por dentro de 7 bons motivos para a sua empresa investir em uma pesquisa de clima organizacional.

1 – Sua equipe tem feedbacks mais precisos

Muitas empresas funcionam com um modelo de gestão que é quase “da idade da pedra”. Este modelo orienta as atividades do negócio apenas por indicadores de mercado, desconsiderando quase completamente os feedbacks e insights recebidos tanto externa (público), como internamente (colaboradores).

Com uma pesquisa de clima organizacional, sua empresa terá critérios precisos e bem elaborados para saber de seus colaboradores o que deve permanecer, melhorar e ser modificado dentro de sua empresa.

2 – Existem empresas especializadas em fazer uma pesquisa de clima organizacional

Se você está preocupado com a dificuldade que pode ter em fazer uma pesquisa de clima organizacional, pode começar a se preocupar com outras coisas mais importantes. Empresas de consultoria empresarial têm as técnicas e métodos de eficácia mais comprovada para se fazer pesquisas de clima organizacional dentro das companhias.

Quer uma dica? Conheça um pouco mais sobre o trabalho da GGV Consultoria empresarial. Acesse o site e saiba um pouco mais sobre todas as soluções completas e eficientes que o nosso portfólio pode oferecer ao seu negócio, com um preço justo e bons retornos.

3 – É requisito para treinar sua equipe de colaboradores

Toda empresa que busca ter resultados mais precisos e eficientes deve treinar os seus colaboradores. Com os treinamentos, eles poderão conhecer todas as técnicas mais eficazes e os métodos e ferramentas mais modernas para desempenhar o seu trabalho com o melhor rendimento possível. Mas como fazer um treinamento se não se sabe ao certo como tem sido o “pique” dos colaboradores dentro da empresa? Isso também pode ser aferido pela pesquisa de clima organizacional.

4 – Pode antever e prevenir crises internas na empresa

Invariavelmente, em qualquer ambiente em que haja concentração de pessoas, sempre há a possibilidade de atritos, conflitos ou crises de convivência. Por isso, ter o controle destes indivíduos ou lidar de maneira adequada quando surgem situações adversas é uma boa maneira de impedir que os temperamentos das pessoas façam com que a empresa se torne, mesmo que temporariamente, menos produtiva.

Por isso, quando se faz uma boa pesquisa de clima organizacional, as respostas dadas pelos funcionários poderão ser uma boa maneira de prever e evitar estas crises que estão relacionadas à convivência dos colaboradores, ou saber como agir adequadamente caso aconteça algum destes problemas.

5 – É um investimento que vale a pena

Quanto você acha que custa para fazer uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa? Podemos te garantir que custa menos do que você imagina. É um bom investimento, cujas consequências irão trazer uma série de economias e vantagens para a sua empresa. Se você pode investir um pouquinho agora para ter colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, produtivos, acredite, faça, porque vale a pena.

6 – É possível de se mensurar

Assim como é possível de se mensurar através de estatísticas a satisfação de seus clientes com o NPS (Net Promoter Score), também é possível mensurar a satisfação da sua própria equipe, porém, com um indicador que se chama INPS – NPS Interno. Com isso, você poderá saber que a satisfação de seus funcionários não será avaliada com abstrações, mas, sim, dados que poderão ser tabelados e colocados em metas posteriores em seu negócio.

7 – Ajuda a planejar investimentos

Conhecendo melhor o clima de sua organização, fica mais fácil também planejar investimentos em contratações e aquisições de ativos. A sua empresa apenas ganha se você investir no conhecimento do seu clima organizacional. Não perca estas oportunidades!

Acesse o site da GGV Consultoria e saiba como fazer!