Pesquisa de mercado: Entenda a Importância - GGV Consultoria

Entenda a importância de pesquisas de mercado para as empresas

Entenda a importância de pesquisas de mercado para empresas

Um bom produto ou serviço, mas sem vendas suficientes. Uma boa localização, mas a loja está sempre vazia ou com pouco movimento. A certeza da existência de um público de interesse, mas sem aumento das vendas. Por que será que esses desacertos acontecem?

É comum que, ao identificar um bom produto ou serviço, invista-se em um negócio para inseri-lo no mercado e, na euforia, esqueça-se de tomar alguns cuidados — como fazer uma pesquisa de mercado detalhada. E é nesse ponto que, muitas vezes, um negócio que tem tudo para dar certo, simplesmente não decola.

Mas o que é uma pesquisa de mercado? O que ela deve ter?  Para quais stakeholders olhar? Se você se identificou com essas questões, o post de hoje é para você.

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a ferramenta que mapeia e diagnóstica todas as frentes de atuação e relacionamento da empresa.  Ela é utilizada para embasar e orientar as tomadas de decisão.  Ou seja, ela fornece subsídios para que a que as decisões sejam acertadas.

O que ela torna possível?

Identificar o perfil do público-alvo

Nesse caso, as informações levantadas são tanto quantitativas quanto qualitativas. Sendo que o primeiro caso — quantitativo — revela:

  • Qual é a real participação (ou potencial de participação) da empresa no mercado;
  • Qual é o mercado existente e qual o potencial desse mercado.

Já no segundo caso — qualitativo — é possível constatar:

  • Comportamentos e hábitos cotidianos;
  • Hábitos de consumo;
  • Renda e os hábitos de consumo.

Essa identificação viabiliza que se fale diretamente com o cliente. O que é útil nas tomadas de decisão iniciais, seja para implantação ou expansão do negócio, quanto nas tomadas de decisão posteriores, como a elaboração de um planejamento de comunicação efetivamente voltado para o público.

Conhecer os concorrentes

Ao observar os concorrentes é possível entender quais são as características de cada um deles:

  •  Quais são seus pontos fracos;
  •  Quais são seus pontos fortes;
  •   Mix de produtos/serviços.

A partir dessas informações é possível identificar qual é a estratégia de atuação desse concorrente. E mais: um bom levantamento de informações sobre o concorrente, permitirá vantagem competitiva, pois se torna possível prever as ações futuras desse concorrente.

Fazer uma avaliação comparativa entre (futuros) fornecedores

A pesquisa de mercado viabiliza o conhecimento quantitativo e qualitativo sobre os fornecedores. Ou seja, é possível identificar quantos eles são, quem são, qualidade dos produtos e preços.

Esse conhecimento ajuda a estabelecer uma ordem, ou classificação, entre os potenciais fornecedores, facilitando o processo de compras.

Diagnosticar o clima organizacional

Esse é o diagnóstico que permite entender a relação dos colaboradores com a empresa e entre eles mesmos. A partir da pesquisa de mercado identifica-se:

  • Grau de satisfação com a empresa;
  • Saber se o profissional se sente valorizado.

A partir dessas descobertas, o gestor poderá providenciar melhorias no ambiente de trabalho. Como os colaboradores atuam em todas as frentes, ter subsídio para valorizá-los é ter subsídio para influenciar positivamente  todos os ambientes da empresa.

A pesquisa de mercado é  uma ferramenta indispensável para quem está entrando no mercado, expandindo ou precisa reformular seu negócio. Ela permite entender o mercado como um todo.

Gostou do texto e vai aplicar essa ferramenta em seu empreendimento? Conte para a gente o resultado!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.