Qual a importância de fazer pesquisa de satisfação com clientes?

Qual a importância de fazer pesquisa de satisfação com clientes?

Qual a importância de fazer pesquisa de satisfação com clientes?

Toda a cadeia de produção de sua empresa é pensada para atender ao cliente. Afinal, é ele quem irá comprar os produtos e serviços que trarão lucratividade ao seu negócio e, com isso, a possibilidade de investir mais e obter mais retornos. Portanto, faz sentido agradá-lo e buscar sempre a sua satisfação, certo? Entretanto, muitas empresas parecem não dar ao cliente a importância que ele merece. Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre a importância de fazer pesquisas de satisfação com seus clientes regularmente.

Pesquisas de satisfação podem ser feitas com grande precisão pelo seu consultor empresarial. Entre em contato com a GGV Consultoria e descubra como ter as melhores pesquisas para o seu empreendimento, acesse aqui! 

Absorver feedbacks nas pesquisas de satisfação

No mercado, é muito importante estar atento a todos os detalhes que dizem respeito ao seu negócio. E por mais que a sua empresa conte com profissionais altamente especializados e capacitados para desenvolver suas funções, desenvolver os melhores produtos e serviços excelentes, algumas coisas podem passar despercebidas, mas elas serão sentidas pelo cliente, que pagou por aquilo.

Todo cliente terá algum sentimento em relação ao produto ou serviço que adquiriu. Mesmo a indiferença deve ser interpretada de alguma forma pelo seu negócio. Por isso, faça uma pesquisa de satisfação para saber o que o seu cliente pensa dos produtos e serviços oferecidos por você. Os feedbacks recebidos podem ser muitos: “é bom, é ruim, é caro, barato, é revolucionário, é uma porcaria”, enfim, você deve absorver estes feedbacks, porque eles são sintomáticos de como a sua empresa está se posicionando no mercado e é muito importante saber como os clientes nos enxergam.

Receber insights

Quando falamos em insights, estamos nos referindo a ideias, ou até mesmo pequenas sugestões que podem dar a tônica de novas características ou ações para o seu negócio performar mais dentro do mercado. Muitos players não dão tanta relevância à voz do cliente, entretanto, se em suas pesquisas de satisfação for possível pedir sugestões ao seu consumidor, para saber de que forma ele poderia ser melhor atendido, faça isso.

Os insights recebidos podem ser bons, ruins, aproveitáveis ou até mesmo inúteis. Entre mais de mil insights razoáveis ou ruins, pode surgir um único insight de qualidade que pode simplesmente revolucionar a atuação do seu negócio. Pense nisso! Afinal, se você já está investindo em uma pesquisa de satisfação, por que não aproveitar para absorver dos clientes algumas boas ideias?

Net Promoter Score

Este é um indicador que pode ser muito útil para o seu negócio, porque ele mede a satisfação do público não apenas para si mesmos, mas para o consumidor em relação a sua rede de contatos, o que é muito importante para o seu market share: as indicações dos clientes para a sua empresa. Afinal de contas, uma das formas mais eficientes e baratas de marketing para o seu negócio é deixar que os próprios consumidores façam a divulgação de sua marca. Mas, para que isso possa acontecer, é imprescindível a sua satisfação.

Este indicador se baseia na seguinte pergunta: De 0 a 10, quanto você indicaria esta empresa a um amigo? Após todas as respostas, a média delas trará o seu Net Promoter Score, ou NPS. De acordo com as estatísticas, nós podemos estabelecer que de 0 a 6 os consumidores são detratores. Ou seja, eles não recomendam a sua empresa a amigos. De 7 a 8, considera-se que são neutros. Ou seja, podem indicar ou não, não faz grande diferença. Com NPS de 9 a 10, os consumidores são propagadores de sua marca, que é o que perseguimos.

Você pode estar pensando: “Mas é uma nota muito alta que precisamos atingir, é difícil chegar a 8”. De fato, mas ninguém disse que seria fácil. A sua empresa precisa oferecer uma ótima relação de custo e benefício, mais suporte e outras coisas para que seus clientes fiquem satisfeitos. Invista!

Como fazer uma pesquisa de satisfação

Para fazer uma pesquisa de satisfação, você deve procurar uma empresa de consultoria empresarial. A GGV Consultoria pode trazer grandes vantagens para você acesse!

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