Planejamento estratégico: conheça as metáforas de Morgan

Planejamento estratégico: conheça as metáforas de Morgan

Se você é empresário, certamente faz ou pensa em fazer o planejamento estratégico da sua empresa baseando-se em metodologias famosas, não é mesmo? Embora elas sejam muito eficientes, não bastam para garantir o sucesso de seu planejamento!

Para traçar seus planos de forma completa, você precisa conhecer sua empresa a fundo, e uma boa solução para isso é a classificar como uma das metáforas de Morgan.

As metáforas de Morgan foram criadas em 1996, pelo famoso teórico da administração Gareth Morgan e, desde então, vêm sendo muito utilizadas no planejamento estratégico de empresas de todo o mundo.

O estudioso classificou as empresas em máquina, organismo vivo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, sistema de fluxo e transformação e instrumento de dominação. Para ajudar você a entender tudo, explicaremos sobre cada uma dessas metáforas a seguir.

Organização Máquina

A organização vista como máquina é aquela em que várias partes se interligam e cada uma desempenha um papel claramente definido. Essa metáfora dá ênfase, principalmente no sistema mecanicista do tipo ideal de Weber e no fordismo, modelo de organização que surgiu e ganhou força após o início da Revolução Industrial.

Um clássico exemplo da organização máquina pode ser visto no filme Tempos Modernos, protagonizado por Charlie Chaplin.

Organização Organismo Vivo

Nesse tipo de organização, assim como um ser vivo, as organizações nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. Além disso, são capazes de sobreviver às mudanças de ambientes e condições impostas, se adaptando quando necessário.

Um exemplo de organização organismo vivo são as empresas de tecnologia, que passam por mudanças quase que diariamente.

Organização Cérebro

Nesse tipo de organização há uma distribuição única da inteligência e do conhecimento. É o tipo de empresa em que todos os níveis hierárquicos têm o mesmo nível de conhecimento e poder de tomada de decisão, apesar de ocuparem posições distintas.

Organização Cultura

Na organização cultura são cultuadas ideias e valores, geralmente embasadas no pensamento do proprietário ou fundador da empresa. São esses valores que norteiam todas as atividades nesse tipo de empresa.

Organização Sistema Político

As organizações sistema político têm sua administração baseada em jogos de poder e conflitos internos que determinam a sua conduta e forma de agir perante os mais variados público.

Todas empresas públicas ou estatais ligadas aos governos possuem características de organização sistema político.

Organização Prisão Psíquica

De acordo com essa metáfora as organizações são prisões psíquicas, nas quais as pessoas, de forma consciente ou não, acabam deixando de lado os seus interesses e vidas pessoais para se dedicar somente ao trabalho.

Organização Sistema em Fluxo e Transformação

Essa metáfora mostra as organizações como sistemas autoprodutores, ou seja, com um fluxo próprio interno, em constante transformação, que determina a conduta como a empresa age, tanto com seus clientes como com funcionários.

Organização Instrumento de Dominação

É o tipo de empresa que tem poder sobre seus colaboradores, os dominando pela ameaça de perder o emprego ou benefícios, por exemplo. Além desse tipo também possuem poder de dominação sobre outros públicos, como os próprios consumidores.

São exemplos de organização instrumento de dominação as grandes empresas que detém monopólios, como é o caso da comunicação de massa no Brasil.

Ferramenta para definição de metas e objetivos

E então, conseguiu identificar em qual metáfora de Morgan a sua empresa se enquadra? Fazendo esse exercício, fazer o planejamento estratégico se torna algo mais fácil. Deixe seu comentário com suas dúvidas e nos conte suas experiências em planejamento!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

1 comentário

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!