planejamento financeiro empresarial - 5 dicas para realizar

5 dicas práticas para realizar um planejamento financeiro empresarial

Toda empresa precisa de planejamento financeiro empresarial para se sustentar, projetar ações, estudar mudanças, conhecer melhor sua realidade e converter todas estas informações em rendimento para gerar lucros. No entanto, não são todos os empresários que fazem esse planejamento. Alguns deles acabam “ficando na mão”, porque uma empresa sem planos não sabe de onde vem e nem para onde vai.

Neste artigo, trouxemos cinco dicas importantes para quem pretende fazer o planejamento financeiro de sua empresa. Algumas destas dicas são relativamente simples de se implantar, mas podem fazer uma grande diferença no momento de estabelecer os planos e pensar as ações estratégicas de seu empreendimento. Seja um empresário com visão e valorize essa ferramenta de organização.

Não perca tempo!

Uma dica importante quando se pensa em fazer o planejamento financeiro de sua empresa é: faça logo! Quanto antes ele estiver concluído, antes as operações podem passar a ser de forma mais sustentável economicamente. Se sua empresa tem o costume de fazer os planejamentos quando vira o ano, considere começar os cálculos ainda em setembro ou outubro do ano anterior.

Faça o orçamento anual de suas finanças. Se ainda não tiver os dados consolidados por alguma razão, faça uma estimativa realista de quais serão as entradas e saídas de capital com base na margem histórica. Nestas horas, considerando a incerteza dos dados e os riscos do mercado, jogue os valores para baixo – seja pessimista para poder trabalhar com cenários de dificuldade.

Registre operações financeiras com exatidão e completude

Tenha todas as operações financeiras que sua empresa desempenha ao longo do ano tabeladas e atualizadas. Isto pode facilitar o seu trabalho e o do consultor que for trabalhar no planejamento financeiro de seu negócio. Organize alguma forma de registrar as contas que devem ser pagas e recebidas pelo seu empreendimento – controle seu capital e faça constantes análises da saúde financeira de sua empresa.

Monitore absolutamente todos os lançamentos de dados. Isto permite fazer as projeções financeiras que serão utilizadas no item anterior, além de mostrar um retrato de como a entrada e saída de dinheiro de seus cofres tem se comportado nos últimos períodos.

Reduza gastos e aumente a eficiência de sua produção

Uma empresa não precisa necessariamente ser austera, mas é sempre importante que o gestor acompanhe os processos produtivos e o cotidiano de seu empreendimento para avaliar se não existem processos desnecessários, onerosos ou de alta morosidade que estão inviabilizando ou deixando a produção menos eficiente.

A busca por essas “gordurinhas” da empresa precisa ser feita constantemente para que estes excessos ou eventuais gastos desnecessários possam ser cortados de pronto. Uma empresa que desperdiça dinheiro tende a apresentar piores índices quando se estabelece um planejamento financeiro.

Veja nos processos de sua empresa o que pode ser otimizado ou combinado para que a produtividade de cada colaborador aumente, e que possa ser ampliada sem necessariamente haver aumento no custo de produção. Relate todas as modificações realizadas nos arquivos da empresa para que possam ser comparados no momento da análise que dará sustentação ao planejamento financeiro.

Utilize programas eletrônicos para ajudar nas coletas e nas projeções

Há uma série de programas online que podem auxiliar na coleta e no acompanhamento regular das informações que vão alimentar o banco de dados do planejamento financeiro. Alguns destes programas atualizam tabelas automaticamente conforme o capital ou os estoques são movimentados.

Os softwares podem ainda fazer porcentagens, projeções, gráficos e outras ferramentas, as quais facilitam muito a vida do empresário e do consultor quando chega o momento de colocar os números na conta do lápis, e também de planejar as ações financeiras e estratégicas do empreendimento para o ano que se aproxima.

Por último e mais importante: contrate uma consultoria!

O momento de fazer o planejamento financeiro de sua empresa é de crucial importância. Por isso, nestas horas não se pode fazer escolhas erradas e contratar qualquer empresa sem portfólio ou experiência – prefira uma empresa de consultoria com expertise, cases de sucesso e profissionais altamente capacitados para fazer esse trabalho da forma mais precisa e adequada possível, minimizando riscos e ampliando a possibilidade de retorno com decisões estratégicas acertadas.

Escolha a GGV Consultoria Empresarial. Um dos diferenciais da empresa está em associar o planejamento a um profundo estudo de mercado, o qual analisará tanto questões internas quanto externas que podem afetar o rendimento de sua empresa.

Acesse ggvconsultoria.com.br e saiba mais!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.
1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!