Um bom posicionamento de mercado faz diferença no seu negócio

O mercado é um mundo de atores, possibilidades, altos e baixos. Milhares de empresas buscam diariamente obter o melhor posicionamento de mercado para, assim, conquistar mais clientes e maiores rendimentos para os seus negócios. Mas você sabe como, na prática, isso funciona? Veja este texto que preparamos especialmente para você lidar melhor com o posicionamento de mercado de sua empresa!

O que é posicionamento de mercado?

Posicionamento de mercado pode ser definido como o lugar em que uma empresa, marca ou ideia ocupa no imaginário ou no emocional dos consumidores. É como se fosse um ranking cognitivo de possibilidades realizado por cada consumidor, o que ajuda a decidir na hora de adquirir produtos ou serviços. Neste mundo de posicionamentos existem as marcas “líderes” e as marcas “secundárias”.

As empresas com a maior preferência popular são as líderes, e gozam de vantagens como serem mais líquidas (vender mais), e serem mais lembradas pelo público, sem realizar grandes esforços. Enquanto isso, as secundárias precisam brigar constantemente para ter um bom posicionamento dentre as suas pares, ou ainda lutar e inovar para conquistar o lugar da liderança.

Como obter um bom posicionamento de mercado?

A forma mais fácil de se obter a liderança, ou um bom posicionamento de mercado, é oferecer a melhor relação entre custo e benefício aos seus consumidores. Este bom posicionamento pode ser alcançado através de fatores práticos (preços, qualidade, vida útil), ou com fatores emocionais (valores da empresa, estratégias de marketing e relacionamento com o público). A boa gestão de características destas duas variáveis, práticas e emocionais, levam empresas aos melhores posicionamentos de mercado.

Como aferir o posicionamento de sua marca no mercado?

A melhor forma de se aferir o posicionamento de mercado de sua empresa é através de pesquisas de satisfação pública, que podem ser feita de forma presencial (pesquisadores entrevistam consumidores diretamente), ou ainda com o uso da internet (pesquisas de mercado realizadas em redes sociais, sites ou formulários específicos). Como não é fisicamente possível saber a opinião exata de todos os consumidores do mercado, são utilizadas estatísticas para se definir as preferências do público nos mais diversos segmentos através de uma amostragem representativa.

As perguntas feitas aos consumidores podem ser muitas, mas as principais delas são: “Quando falamos no produto X, qual a primeira, a segunda e a terceira marca que vêm à sua mente?”, ou ainda “No segmento X, se você tiver dinheiro suficiente, qual produto ou serviço irá adquirir? E se tiver um pouco menos de recursos, qual será a marca escolhida?”, e assim por diante.

É possível ser líder?

Em muitos casos, sim! Principalmente com o advento das tecnologias da informação, é possível criar alternativas inovadoras mais vantajosas em relação às marcas tradicionais e oferecer um produto ou serviço de maior qualidade por um menor preço. Se a sua marca for divulgada adequadamente, saiba que é bem possível tomar a liderança em seu posicionamento de mercado! A consultoria empresarial pode ajudar muito nesse processo! Acesse e saiba como ter vantagens!

Se não for possível ser líder, como ganhar dinheiro mesmo assim?

A resposta é sim! Para demonstrar, vamos citar um exemplo prático. Há mais de um século, o segmento de refrigerantes é dominado de forma absoluta por uma única marca. As demais empresas do mercado têm consciência sensata de que dificilmente irão tomar a liderança num curto prazo. O que elas fazem, portanto? Brigam para ser “a segunda melhor”.

Afinal, você deve se lembrar de um slogan que dizia “Pode ser?”, ou seja, “Se não tiver a líder, pode ser a nossa”. Avalie seu posicionamento de mercado e saiba como tirar o maior rendimento possível com os investimentos disponíveis.

Conte com ajuda especializada!

Para conhecer melhor o posicionamento de sua empresa no mercado, e realizar os esforços necessários e adequados para se perseguir uma posição melhor, você não está sozinho! Contrate consultoria empresarial para o seu negócio e veja a sua marca nos “tops” em muito pouco tempo!

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