Hora de contratar uma consultoria empresarial? Tire suas dúvidas aqui!

Os gestores de empresas precisam de apoio especializado para tomar suas decisões e até para elaborar um planejamento estratégico mais eficiente. Contratar uma consultoria empresarial é uma estratégia segura para desenvolver seu negócio e solucionar problemas que poderiam lhe causar grandes prejuízos financeiros, impedindo que os deslizes venham a acontecer.

Um bom consultor pode ser comparado a um médico: ele vai avaliar a saúde financeira de sua empresa e propor a melhor solução.

Veja as principais dúvidas sobre a consultoria empresarial e por que é importante contratar uma para a sua organização!

O que é consultoria empresarial?

Atualmente, é comum se falar nesse benefício, e muitas são as empresas que estão dispostas a contratar uma consultoria empresarial. Vale a pena, primeiramente, defini-la para deixar bem claro do que se trata.

Consultoria empresarial é o fornecimento de uma prestação de serviço à empresa por conta de avaliações e orientações bem definidas, feitas por profissionais especializados no assunto, capazes de oferecer diagnósticos precisos.

Os serviços de consultoria se desenvolvem por meio da análise dos processos da empresa, do levantamento de suas necessidades, da identificação de soluções e de proposição de ações.

Só devo contratar uma consultoria especializada quando minha empresa apresentar problemas?

Não é preciso esperar que sua empresa passe por momentos difíceis para contar com o apoio de profissionais especializados. Lembre-se de que prevenir é sempre melhor que remediar.

A consultoria empresarial é indicada para qualquer empresa que deseja melhorar a eficiência de suas operações e alcançar resultados mais lucrativos.

O gestor deve agir de forma proativa, ou seja, deve antecipar-se aos problemas, gerenciar os riscos e ter meios para evitá-los e minimizá-los. Se você deixar para contratar uma consultoria empresarial somente quando os problemas surgirem, estará agindo de forma reativa (resistindo ao evento para consertá-lo).

A consultoria custa muito caro?

Existe certa resistência por parte de alguns gestores em contratar uma consultoria empresarial devido à falsa ideia de que tal investimento não compensa.

Considere, no entanto, que as empresas costumam desperdiçar recursos com ações que não proporcionam qualquer vantagem à organização, podendo mesmo causar prejuízos. Muitos objetivos e iniciativas são deixados de lado, muitos profissionais entram e saem da empresa, investimentos são feitos sem o adequado planejamento.

Com a consultoria empresarial, o gestor sabe antecipadamente que valor terá de aplicar para que seu negócio prospere, sem passar por imprevistos e ser obrigado a gastar mais ao longo do caminho.

A consultoria não é despesa, mas se trata de um investimento. Com a ajuda dela, a empresa direcionará melhor seus recursos e otimizará seus processos e dispêndios.

Se o consultor não trabalha na minha empresa e não conhece meu negócio, como vai me orientar?

Esse é outro pensamento equivocado. O gestor pode avaliar que o consultor é um estranho e não pode entender tão bem do seu negócio quanto ele mesmo.

A questão é que o consultor não precisa ser um funcionário ou executivo de sua empresa para apreciar sua saúde. Ele é capacitado para completar análises financeiras, identificar gargalos e propor soluções em diferentes situações.

A partir das informações que você fornecerá a ele, o consultor terá embasamento para estudar o caso e orientar a gestão da melhor forma possível.

Da mesma forma acontece com o médico. Ele avalia sua saúde e prescreve o tratamento mais adequado. Não é necessário que ele more com o paciente para identificar os problemas, dar o diagnóstico e propor soluções.

Quais as vantagens em contratar uma consultoria empresarial?

As empresas que recorrem à consultoria especializada costumam exibir melhores resultados financeiros, evitando prejuízos e conseguindo até contornar situações críticas.

Veja algumas vantagens em contratar uma consultoria empresarial:

  • conhecimento mais amplo do mercado;
  • enfoque nos resultados;
  • orçamento acessível e que representa um bom investimento;
  • processo com início, meio e fim;
  • olhar externo sobre problemas internos (a visão externa pode ser bem mais analítica e crítica).

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