pesquisa de mercado - GGV Consultoria Empresarial

Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado eficiente

Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado eficiente

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito utilizada pelos gestores que pretendem mensurar a atuação da empresa, expandir o negócio, avaliar a viabilidade de investimento em um negócio ou um novo produto. Por ser um trabalho que necessita empenho e conhecimento por parte dos pesquisadores, existem muitas falhas de execução.

Existem ainda pessoas que não sabem como realizar esse estudo, e por isso, deixam passar várias oportunidades de investimento ou correm o risco de fracassar em uma ação. Se você ficou interessado neste assunto e quer aprender como fazer uma pesquisa de mercado, confira nosso post com o passo a passo!

1. Definição do problema

A primeira etapa de uma pesquisa de mercado é sempre a definição do problema. Nesse primeiro momento, a empresa deve definir qual é a finalidade da pesquisa, ou seja, qual é o foco estratégico e o que se pretende descobrir. Os objetivos podem ser divididos de duas maneiras: principal e secundário.

O último ponto a ser estabelecido nessa etapa é o estudo do público-alvo, com o intuito de direcionar a pesquisa para o perfil de pessoas que mais acrescentarão na investigação.

2. Desenvolvimento

A maneira como as informações serão levantadas pelo pesquisador devem ser definidas na etapa de desenvolvimento, onde são levadas em consideração a amostra, o universo e o tipo de pesquisa. Não existe um padrão numérico para esses itens, pois essa definição é feita tendo objetivo da pesquisa como base.

Os métodos de pesquisa são divididos em:

Pesquisa qualitativa

A característica principal desta metodologia é o uso de questionários abertos que permitem a exploração da resposta por parte do entrevistado, o levantamento de dados por meio da análise de comportamento do sujeito de pesquisa, a observação do ambiente e a ausência de dados estatísticos.

Pesquisa quantitativa

Ao contrário da pesquisa qualitativa, o método quantitativo tem como finalidade a quantificação de dados por meio de questionários estruturados e não abertos, o levantamento de dados estatísticos.

Para realizar uma pesquisa quantitativa, é essencial que seja definido previamente o universo e a amostra.

3. Elaboração do questionário

A elaboração do questionário deve ser feita após a definição do tipo de pesquisa a ser desenvolvida por causa da diferença de objetivos. Os métodos de abordagem são variados e, mais uma vez, dependem da estrutura da pesquisa e do público-alvo.

São exemplos de perguntas que podem ser elaboradas:

  • Em uma escala de 1 a 5, como você avalia a qualidade do nosso produto?
  • Você recomendaria a nossa loja para um amigo? Por que?
  • De qual maneira você gostaria de ser atendido (pessoalmente, telefone, email…)?
  • Como você ficou sabendo da nossa loja?
  • Quantas vezes você consome o produto X por semana?
  • Como você avalia a participação da nossa empresa nas redes sociais?

4. Tabulação e análise de dados

A última etapa de uma pesquisa de mercado é a tabulação e a análise dos dados. É fundamental que exista um padrão de análise para dar credibilidade à pesquisa e validar o modelo desenvolvido.

Por fim, o pesquisador deve dizer em suas considerações finais se a pesquisa foi viável e quais serão as ações a serem tomadas com base no trabalho desenvolvido.

Quer continuar por dentro de dicas de pesquisa de mercado e gestão empresarial? Então assine nossa newsletter para receber nosso conteúdo!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!