Por que minha empresa precisa de um reposicionamento de mercado?

Por que minha empresa precisa de um reposicionamento de mercado?

Por que minha empresa precisa de um reposicionamento de mercado?

Você sabe o que é o posicionamento de sua empresa no mercado? Este conceito é importantíssimo para toda empresa, e não são todas que dão a importância necessária para estes cuidados. Se você ficou curioso e quer saber o que é posicionamento, é como tentar melhorar o de seu empreendimento, fique ligado neste texto que preparamos para você, e não deixe também de acessar o site da GGV Consultoria Empresarial.

Afinal de contas, o que é posicionamento de mercado?

O posicionamento de uma marca está relacionado justamente à forma como os consumidores enxergam aquela empresa e em que hierarquia aquele empreendimento é visto. O exemplo mais conhecido provavelmente são as pesquisas chamadas de “Top of Mind”, em que os consumidores contam sobre as primeiras marcas que se lembram em uma infinidade de categorias de atuação no mercado.

Esta é, basicamente, a pergunta que orienta este tipo de variável: “Quando falamos no produto ou serviço X, qual a marca ou empresa que vem à sua cabeça primeiro? E depois? E na sequência?”

Os resultados destas perguntas criam estatísticas sobre como cada empresa está posicionada no mercado. Neste sentido, a empresa mais lembrada pelos consumidores representa a empresa primária ou líder daquele segmento, enquanto as demais estão desempenhando um papel secundário em relação à liderança.

No que muda ser líder ou secundário?

Na verdade, muda todo o funcionamento e as rotinas de qualquer empresa. Uma companhia que é líder no segmento em que atua provavelmente não terá problemas para vender seus produtos e sempre terá um mercado consumidor bastante atrativo em seu horizonte. Afinal, ela tem a liderança lembrada e consagrada pelo público, que é o soberano do mercado.

Quando uma empresa está no chamado “limbo das secundárias”, ela terá que lutar com unhas e dentes para conseguir ter um bom índice de vendas e bons rendimentos lucrativos para disputar não apenas com a líder do mercado, mas também com as demais secundárias que também atuam naquela área.

Por diversas razões, em determinados setores do mercado é quase impossível que uma empresa diferente assuma a liderança, seja por monopólios ou outras razões. Por exemplo: quando falamos no mercado de refrigerantes, você provavelmente sabe qual a marca principal do segmento há mais de um século. O mesmo acontece se considerarmos a fabricação de isqueiros ou canetas.

O que acontece nesses casos:

bem, as empresas secundárias “aceitam” seu papel coadjuvante no mercado, e buscam para conquistar parcelas maiores de mercado daqueles que não podem comprar ou não gostam da marca líder. Em resumo, elas lutam para ser a segunda melhor.

Claro que as situações que exploramos até agora dizem respeito sobre mercados que atuam a nível nacional ou até mesmo internacional, mas todas essas regras também são possíveis de se aplicar quando mencionamos mercados regionais ou até mesmo locais: oficinas, supermercados, lojas de bens de consumo ou locadoras. Qualquer empresa pode precisar de um reposicionamento no mercado. Quando isso acontece, como proceder?

Como fazer um bom reposicionamento de mercado?

O primeiro passo para fazer um reposicionamento de mercado é procurar o seu consultor empresarial. Ele poderá realizar um profundo estudo sobre a área de atuação de sua empresa e quais características dela podem ser repensadas para que a empresa ganhe uma nova aparência e novas rotinas que farão dela uma companhia diferente.

Para tanto, podem ser necessárias mudanças nos mais diversos setores: lideranças de área, compra ou venda de ativos, mudança nos valores empresariais, investimentos em tecnologias, contratações ou demissões, e muitos outros.

Uma vez que o dia a dia da empresa tenha sido reformulado, é necessário construir no imaginário do público esta nova imagem pública da companhia. Esforços de rebranding serão feitos pelos times de marketing justamente para criar uma nova, moderna e favorável maraca para o seu negócio.

Lembre-se: para fazer o reposicionamento adequado de sua empresa dentro do mercado, o auxílio da consultoria empresarial é fundamental e pode deixar suas atividades muito mais assertivas e eficientes. Conheça as soluções da GGV Consultoria Empresarial e comece a revolucionar o seu negócio!



1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!