Retenção de talentos: 4 dicas de como reter funcionários

Retenção de talentos: 4 dicas de como reter funcionários

Como anda o índice de turnover em sua empresa? Se você está lendo este post, significa que a rotatividade na organização está te preocupando, não é verdade? A retenção de talentos realmente é um grande desafio atualmente e que precisa ser vencido.

A retenção não significa somente manter boas pessoas no grupo. Ela também afeta diretamente os demais indicadores, como o financeiro, já que o desligamento gera gastos de rescisão, contratação, treinamento e integração.

Quer saber como fazer uma ótima gestão de equipe e diminuir a rotatividade de uma vez por todas? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para você!

1. Desenvolva um plano de carreira

Certamente você já ouviu dizer ou até mesmo vivencia a realidade da geração atual: não tem a mesma paciência para esperar a ascensão profissional quanto os trabalhadores de antigamente.

Por isso, é muito importante que você desenvolva um plano de carreira para os seus funcionários. Nesse momento, é preciso reforçar tudo o que a empresa tem a oferecer e traçar metas para que cada um consiga atingir seus objetivos de crescimento.

Lembre-se de alinhar os objetivos profissionais com os da organização para que, dessa forma, você consiga potencializar os resultados, ou seja, atinja a motivação do grupo e cumpra com os objetivos.

2. Invista em um ambiente de trabalho saudável

Um dos grandes motivos que levam um funcionário a perder o entusiasmo e começar a causar problemas na empresa está relacionado a maneira como ele percebe o ambiente. Quando o clima organizacional está ruim, você não consegue reter talentos.

Sendo assim, é preciso realizar pesquisas de clima periodicamente para conseguir identificar as oportunidades de melhoria e criar planos de ação para que pontos negativos sejam resolvidos antes que prejudiquem a harmonia do grupo.

Outra ação importante para manter o ambiente saudável, é investir nos espaços físicos da organização, de forma a proporcionar o conforto e a limpeza do local e garantir que todos os equipamentos estejam funcionando.

3. Ofereça remuneração e benefícios competitivos

Muitos profissionais trocam de empresa atualmente quando se deparam com “propostas melhores de emprego”. Isso quer dizer que sua companhia não está oferecendo uma remuneração e benefícios atrativos para os talentos.

A melhor forma de estar alinhado ao mercado é desenvolvendo um plano de cargos e salários e ser transparente quanto às promoções e aumento da remuneração. A carteira de benefícios deve estar de acordo com o público que você deseja atrair ou reter.

Algumas das vantagens que as organizações oferecem são: bolsas de estudo, plano médico e odontológico, plano de previdência privada, descontos em academias, horários flexíveis etc.

4. Programe treinamentos para toda a equipe

O treinamento é uma ferramenta indispensável para a retenção de pessoas. Isso porque os talentos estão sempre em busca de desenvolvimento pessoal e profissional e, por isso, procuram uma empresa que proporcione esse crescimento.

Mas não cometa o erro de programar capacitações em excesso sem dar foco nos temas e tampouco se abstenha de analisar o retorno dessa ação. O correto é escolher um treinamento que melhore os indicadores e contribua para que as metas sejam batidas.

Para obter êxito no desenvolvimento de pessoas, você deve fazer um planejamento do período, pois, dessa forma, será possível englobar toda a equipe sem que as capacitações sejam muito espaçadas.

Qual dica para retenção de talentos te ajudou mais? Quer ficar por dentro do melhor conteúdo da internet? Então siga agora mesmo nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Linkedin!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!