se diferencie da concorrência para garantir resultados

mercado não perdoa: se diferencie da concorrência para garantir resultados

mercado não perdoa: se diferencie da concorrência para garantir resultados

O mercado com sua concorrência é um ambiente hostil por natureza. Todos os agentes, empresas de diversos tipos, produtos e serviços estão disputando por uma parcela do mercado consumidor. A briga é dura, e todos os concorrentes lutam e jogam todos os dias de diversas formas. São promoções, coberturas de ofertas, combinações e todo tipo de estratégia para ofertar aos clientes as melhores opções e conquistar a demanda. Para se destacar neste acirrado mercado é preciso oferecer vantagens em relação aos outros agentes e se tornar a opção mais preferível para os clientes.

Neste artigo mostraremos como funciona boa parte dos mercados de consumo e como obter vantagens em relação aos concorrentes para crescer no mercado e se tornar um player cada vez mais relevante dentro de seu ramo de atuação. Confira algumas dicas! Não deixe de acessar o site da GGV Consultoria.

Conheça sua concorrência

Para poder lutar contra alguma coisa é necessário conhecê-la. No mercado isso funciona da mesma forma. Para conseguir superar seus concorrentes é fundamental conhecer como agem, como pensam e como se posicionam cada um destes agentes no mercado. Mas como fazer isso? Não basta apenas acompanhar os preços e a oferta de produtos e serviços realizada por eles. É necessário conhecer história, números, projeções, expectativas, dados e indicadores que podem denunciar características de atuação da empresa no ramo.

Considerando que para se obter esses dados são necessárias algumas técnicas e métodos específicos de apuração, dificilmente sua empresa conseguiria desempenhar essa tarefa por conta própria. Portanto, contrate uma consultoria para realizar uma elaborada pesquisa de mercado e concorrência, além de auxiliar também no desenvolvimento de um plano de mercado e um plano financeiro para seu empreendimento.

Faça com que o seu produto tenha mais valor do que preço

Um segredo para superar a concorrência é oferecer um produto melhor do que o dela por um preço mais baixo. Mas para fazer isso sem levar prejuízos você precisará principalmente investir na própria linha produtiva de sua empresa. Aumentar a produtividade significa poder fabricar seus produtos a um custo mais baixo e, consequentemente, a um preço também mais baixo para o consumidor. Considere que há uma diferença entre o preço e o valor: o preço é quanto se paga pelo produto e o valor é o quão útil ou desejável ele é para o consumidor.

Considere o seguinte exemplo: uma camiseta é uma camiseta em qualquer circunstância. Serve para vestir e para conferir estilo. Considere que você e seu concorrente oferecem camisetas com o mesmo valor para o cliente, mas você oferece um preço mais baixo – o cliente tende a te preferir. Para isso, é necessário reduzir custos e deixar o meio produtivo mais econômico. Existem muitas técnicas para combater a concorrência, mas sem dúvida a mais eficiente é superá-la no preço final.

Não tenha medo de inovar

A inovação é uma das formas de se vencer a concorrência. Seja para oferecer um produto mais inovador e útil ao cliente ou para oferecer condições mais favoráveis e inovadoras para o ato de se comprar. Um exemplo de inovação atual está nas entregas de produtos por drones, mas as possibilidades de ideias são múltiplas.

Prepare sua equipe

Para bater a concorrência não basta que a filosofia e as políticas de preço da empresa sejam voltadas a esta superação. É preciso conversar com os colaboradores e explicar sobre a importância de se esforçar para bater a concorrência e aumentar os lucros. Afinal, lucros maiores para a empresa significam maior facilidade na negociação de aumentos de salários – então todos os funcionários acabam tendo vantagens neste processo.

Cuidado: não vale a pena sacrificar seu lucro sempre para tentar roubar a clientela da concorrência. Se outros agentes oferecem preços melhores que os seus tente aplicar suas vantagens em outras áreas da comercialização de seus produtos e serviços para levar uma experiência de compra mais facilitada, confortável e favorável para os consumidores.

O mercado é hostil e as leis brasileiras também não facilitam a vida do empreendedor. Mas você pode contar com a ajuda da consultoria para criar uma ponte entre sua empresa e as estratégias de lucro que seu negócio precisa para alcançar crescimento. Faça um orçamento para sua mpresa, é rápido e gratuito!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.
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