Seja mais produtivo com técnicas de gestão do tempo

Seja mais produtivo com técnicas de gestão do tempo!

Seja mais produtivo com técnicas de gestão do tempo!

O tempo é uma medida absoluta, irredutível que não perdoa ninguém. Não tem jeito: o tempo é igual pra todo mundo. Assim como o dinheiro, ele é um recurso escasso, e, por isso, precisa ser bem gerido. No entanto, por uma série de razões, muitos profissionais não conseguem fazer a adequada gestão de seu tempo e acabam sendo pouco produtivos, apesar da qualificação ou competência.

Neste artigo você conhecerá algumas dicas de como fazer seu tempo render mais para que você possa produzir mais. São atitudes relativamente simples, mas que podem transformar sua rotina de trabalho para melhor e fazer com que seus resultados melhorem consideravelmente. Não deixe que o tempo seja o vilão de suas atividades diárias!

Para começar: seja organizado

A organização é a chave da gestão, que por sua vez é o ingrediente principal do bom rendimento. Organize seu local de trabalho, sua vida e seu tempo de acordo com ambos. Estabeleça prioridades; graus de urgência. Muitas atividades na vida são extremamente importantes, mas podem não ser tão urgentes. Outras podem não ter tanta relevância, mas se tornaria extremamente desagradável ou difícil realizá-las em outro momento. Portanto, organize-se de acordo com suas prioridades e coloque todas “na balança”.

É muito importante também planejar suas ações, principalmente quando se fala em trabalho ou atividades empresariais. Verifique se todos os pré-requisitos para executar alguma ação já foram cumpridos. Se não foram, cumpra-os já! Tentar desempenhar tarefas sem planejamento pode significar desperdício de tempo em verificar posteriormente que outras ações precisavam de resolução. Lembra-se do ditado “preguiçoso trabalha dobrado”? É mais ou menos a ele que nos referimos neste parágrafo.

Ajuda muito também se você tentar simplificar sua vida. Isto significa saber rejeitar atividades que não são relevantes que apenas consumirão tempo. Ou seja, não aceite tarefas demais para que seu tempo não seja mal gestado e você tenha aborrecimentos posteriores.

Nunca, em hipótese alguma, procrastine!

A procrastinação é exatamente a mesma coisa que perder tempo. Se você precisa desempenhar uma função, vá e faça. Fuja dos “ladrões de tempo”. Estes ladrões seriam atividades desnecessárias ou não urgentes que podem roubar seu tempo, concentração e esforço, lhe dispersando das ações que precisam realmente ser executadas neste período de tempo. Isso inclui internet, jogos, aplicativos de celular, leituras ou exercícios que podem ser deixados para outro momento especialmente dedicados a eles.

Desta maneira, será possível fazer bem-feito o que precisa ser feito (atividades profissionais), e também aproveitar melhor seu tempo de lazer e distração – que também é importantíssimo e será abordado em parágrafos próximos.

Evite adiar tarefas que podem ser realizadas agora. “Tenho algo para fazer, mas posso fazer amanhã”. Se houver tempo e recursos suficientes para fazer hoje, faça hoje. Desta forma, não se desperdiça tempo de maneira inútil, o que traz maiores rendimentos, produtividade e, por consequência, maior projeção profissional.

Seja uma pessoa perfeccionista. Quando se zela pela qualidade final das atividades executadas, as pessoas tendem a aproveitar melhor seu tempo se dedicando verdadeiramente às ações realizadas. Se você desempenha suas funções sem sensos de meta ou de satisfação, tende-se ao desleixo, o que facilita ainda mais a procrastinação e o desperdício de tempo.

Reserve tempo para descansar sua mente

Não há como gestar bem o tempo ou ser produtivo o suficiente se não se reserva o tempo necessário para que a mente e o corpo possam descansar. Um profissional desgastado física e psicologicamente tende a se estressar mais e perder mais tempo para desempenhar funções até mesmo simples. Quando não se está trabalhando, evite pensar no expediente. Aproveite sua família, leia livros ou coisas que realmente te agradem, ouça música, valorize hobbies, faça atividades físicas ou qualquer outra atividade de lazer.

Tenha tudo “na ponta do lápis”

Não é necessário escrever, literalmente, todas as atividades do dia. Mas é muito importante que a gestão de seu tempo seja feita de forma consciente e sempre almejando um alto rendimento associado a uma realização pessoal e profissional. Pense sim sobre ganhar dinheiro e crescer na empresa na profissão, mas nunca se esqueça de sua vida pessoal, familiares e amigos. Equilíbrio é a palavra certa para simplificar as técnicas de gestão de tempo, portanto, coloque em prática!

Não trabalhe sozinho! Saiba quanto investir em consultoria empresarial.



1
×
Olá Empreendedor, tudo bem?
Me conte sobre o seu negócio!