Tipos de pesquisa de mercado (o que é e quais são)

Tipos de pesquisa de mercado (o que é e quais são)

Em um mercado cada vez mais competitivo, é indispensável tomar as decisões certas e direcionar os esforços para o que realmente pode trazer resultado. Porém, nesse mundo dos negócios não há espaço para “achismos” ou adivinhações, por isso, a criação e aplicação de pesquisas são tão importantes. Saiba o que é uma pesquisa de mercado, como ela pode ajudar a sua empresa e descubra quais são os principais tipos de pesquisa para aplicar no seu negócio!

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante na captação de informações que auxiliam na tomada de decisões, planejamento e estruturação de estratégias. Só dessa forma será possível identificar erros e encontrar soluções para problemas como queda nas vendas, alta rotatividade de funcionários, baixa satisfação dos clientes, etc. Elas são indispensáveis para todos os tamanhos e tipos de negócios.

Por meio da pesquisa de mercado, é possível, por exemplo:

• Identificar o perfil dos clientes;
• Conhecer quem são e como são os concorrentes;
• Saber sobre demandas de novos produtos e serviços no mercado consumidor;
• Ter conhecimento sobre as dificuldades do setor;
• Detectar novas oportunidades;
• Descobrir pontos fortes e fracos de produtos e serviços;
• Saber o que pensam os consumidores sobre a sua marca.

Como você viu, a pesquisa deve ser utilizada não só na abertura de uma empresa, mas também ao longo de toda a sua trajetória.

Quais são os tipos de pesquisas de mercado?

Existem diversos tipos de pesquisa, uma para cada objetivo. Porém, listamos e explicamos as mais utilizadas. Vamos lá!

Pesquisa de satisfação dos clientes

A melhor forma de melhorar a qualidade do produto ou serviço é medindo o nível de satisfação do cliente. Só assim será possível identificar os pontos fortes, fracos e encontrar soluções. Esse tipo de pesquisa pode ser realizado de diversas formas, como por e-mail ou através de miniquestionários – presencialmente ou por telefone.

 

Pesquisa de hábitos de consumo

Para atrair mais clientes é indispensável saber quem eles são, onde estão, o que compram e o que fazem. Ou seja, descobrir quais são os seus hábitos e interesses. Essa é uma das formas mais eficazes de atraí-los. Por exemplo, para saber onde investir em propaganda, você primeiro precisa saber que tipo de mídia seu público consome: revistas, sites, programas de rádio ou TV? Tendo esse tipo de informação, é mais fácil direcionar seu investimento e esforço para atingir o público-alvo.

 

Pesquisa de clima com os colaboradores

Esse tipo de pesquisa é importantíssimo para medir o clima dentro da empresa. Será que os seus funcionários estão felizes? Saiba que colaborares satisfeitos produzem mais e melhor. Procure saber como estão as condições de trabalho, se eles são ouvidos e se a comunicação com os gestores é facilitada e direta. Lembre-se, eles são o elo entre a empresa e os clientes e, por isso, também são responsáveis pelos resultados do negócio. A pesquisa de clima deve ser realizada periodicamente.

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Pesquisa de força da marca

Qual é a imagem que sua marca passa para o mercado? Você pode se surpreender com a resposta. Para saber se as estratégias de marketing estão dando certo, faça esse tipo de pesquisa. Descubra se a impressão que as pessoas têm da sua empresa, está de acordo com o os valores você pretende transmitir.

 

Teste de novos produtos

Antes de lançar um novo produto no mercado, realize testes de produtos para minimizar consideravelmente as chances de fracasso. Basta convidar seus clientes para participar dos testes de produtos. Ao avaliarem seu desempenho e utilidade será possível realizar melhorias e correções de problemas, antes do lançamento oficial. Com isso aumentam as probabilidades de sucesso de aceitação e vendas.

 

Como realizar uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa somente será eficaz se for bem estruturada e aplicada. Caso contrário, todo o esforço será em vão. Por isso, a dica é buscar por empresas especializadas na área. A GGV Consultoria, com foco em micro, pequenas e médias empresas, oferecendo soluções viáveis e rentáveis para os clientes alcançarem o sucesso.

Com uma equipe de profissionais capacitados, é possível realizar pesquisas de mercado, auxiliar os gestores na implementação das ações e garantir que todas as estratégias sejam colocadas em prática da melhor forma. Acesse o site, entre em contato e peça o seu orçamento!

 

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