Como escolher a melhor empresa de pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta mercadológica usada para levantar informações que auxiliem as empresas a obterem melhores resultados. Ela é responsável por dar um panorama sobre o ambiente de negócios, apontar tendências, identificar problemas e mostrar oportunidades de melhoria.

É um trabalho que demanda muito tempo e aplicação de métodos técnicos para a coleta e análise dos dados, e por isto a contratação de uma empresa de pesquisa de mercado é tão importante.

Mas quais critérios avaliar para escolher a empresa de pesquisa de mercado ideal para realizar a pesquisa sobre seu negócio?

Sabendo da relevância dessa ferramenta, é bom ficar atento a cada dica que passaremos, pois esse é o tipo de contratação que não permite erros. Preparado? Vamos em frente!

Pesquise o histórico da empresa de pesquisa de mercado

A experiência daqueles que oferecem um serviço de pesquisa de mercado é importante para passar mais confiança. São dados estratégicos para o seu negócio que estarão sob responsabilidade de outras pessoas.

Logo, mais do que consultar a história da empresa, deve-se conferir o histórico dos profissionais dela. Muitas vezes o negócio pode ser novo, porém são comandados por pessoas já consolidadas no mercado.

Vale analisar a origem da empresa, sua reputação, expansão no mercado e a inserção de novas tecnologias e processos.

Conheça algumas pesquisas já realizadas

Melhor do que avaliar uma empresa especializada é analisar um case de sucesso. Contudo, é bom salientar que nem todas as pesquisas feitas podem ser divulgadas por sigilos contratuais. Ainda assim, há a possibilidade de alguns projetos serem publicados na mídia, especialmente na internet.

Essas pesquisas devem ser usadas como referência sobre o trabalho das empresas. É válido analisar a metodologia aplicada, a forma de expor os dados e as conclusões do projeto.

Quando não há é essa divulgação, você pode entrar em contato com a empresa para solicitar um case, como se fosse uma demonstração do produto.

Consulte e interaja com outros clientes

Outro ponto importante é verificar a cartela de antigos e atuais clientes da empresa. Eles podem trazer uma ideia dos recursos que o empreendimento possui e aplica para realizar o seu trabalho. Quando são atendidos clientes de grande porte, além de transmitir credibilidade, a empresa demonstra que tem capacidade para realizar projetos maiores.

Também é relevante conferir os segmentos de clientes que a marca cobre em seu portfólio. Esse ponto é legal para saber se há uma especialização ou se qualquer categoria pode ser atendida.

Analise o custo-benefício

Apesar de não ser o fator mais determinante, o preço ainda tem um peso na escolha. Além de considerar as dicas dos tópicos anteriores, deve-se avaliar a estrutura, as metodologias e o orçamento que a empresa propõe. Quanto maior a complexidade de uma pesquisa, maior será a qualidade dos resultados e mais alto será o investimento. Portanto, o que você irá pagar será condizente com o retorno esperado.

É interessante fazer comparativos com os orçamentos de diferentes empresas. Para isso, informar as mesmas condições (problemas, objetivos, público-alvo, etc.) para a realização do orçamento é o mais justo.

Cada critério abordado aponta um caminho para você fazer uma contratação mais segura e confiável. São parâmetros que permitem fazer uma avaliação completa, desde o histórico da organização, passando pelos certificados, até o valor de investimento aplicado. A melhor empresa de pesquisa de mercado será a que for avaliada positivamente nessas etapas, ou seja, a que terá plenas condições de atender a sua demanda.

Você acredita que este artigo possa te ajudar na escolha da empresa de pesquisa de mercado ideal para as suas pretensões? Se sim, recomendamos, então, que assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como esse em seu e-mail.



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