5 competências para ser um empreendedor de sucesso

5 competências para ser um empreendedor de sucesso

🔊 👇🏼Clique no play e escute este artigo!

Empreendedorismo está longe de ser um mar de rosas, como muitas vezes é vendido pelo mercado, principalmente por aqueles empreendedores de palco. Para desenvolver as competências para ser um empreendedor de sucesso é preciso investir em conhecimento e principalmente, muito trabalho duro.

Neste artigo, quero mapear com você, cinco competências fundamentais para empreendedores de sucesso. Depois da leitura, peço que você de forma transparente, faça uma auditoria interna, e perceba se de fato, se você coloca em prática essas competências no seu dia a dia.

Possivelmente, você vai perceber que está deixando a desejar em um ou mais itens. Mas não deixe que este diagnóstico lhe abater, transforme essa nova informação, em força e energia, para se adaptar a mudança e desenvolver as competências necessárias, que vão lhe trazer resultados.

1 – Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma competência não só para empreendedores, mas para qualquer ser humano. Quem não sabe quais são suas fortalezas e fraquezas, seu propósito de vida, seus valores e sua identidade, vai sempre dar murro em ponta de faca ou meter os pés pelas mãos.

Apontar o dedo para outro e julgá-los é muito mais fácil, dói muito menos do que apontar a lente para o nosso umbigo.  Só que quando nos aprofundamos em olhar pra dentro de nós mesmos, ganhamos clareza sobre cada situação, o que nos dá vantagem competitiva para tomar as decisões certas.

Tem uma frase do Suíço, Carl Jung, que diz: “Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta”. Desperta para o novo, para mudanças, para melhoria, para o aprendizado contínuo, para inovação, para humildade, para o crescimento, como pessoa e como profissional.

 

2 – Networking

É a partir das pessoas que você se conecta e do ambiente que você vive que seu futuro será construído. Buscar alavancar os seus resultados por meio dos relacionamentos, é uma competência que todo empreendedor deve desenvolver.

Participar de grupos de networking, encontros, entidades, institutos e associações são algumas das oportunidades que você pode atacar. Além disso, você também pode ser o agente iniciador de uma causa, promovendo eventos e realizando encontros com empresários e potenciais clientes.

 

3 – Vendas

Não ouse bater no peito e se dizer empreendedor se você nunca vendeu nada da vida. Sei que está afirmação é um tanto quanto provocativa, mas este é o intuito. Vejo uma série de pessoas sonhando com ideias e fazendo um planejamento detalhado de todo o negócio, mas não colocam a cara a tapa pra vender seu produto ou serviço.

Obviamente que uma boa ideia e um planejamento eficiente são importantes, mas de nada adianta possuí-los, se você não se provar na área comercial, que na prática, é o que irá rentabilizar o seu business. Simples assim!

Então se você quer ser um empreendedor de sucesso, aprenda a vender. Por mais que você não goste ou que acredita que não tenha o perfil, você precisa desenvolver esta competência.

4 – Liderança

O primeiro paradigma que devemos quebrar sobre liderança é: “Ele é um líder nato”. Certamente você já teve esta percepção de alguém, mas esta é uma visão deturpada.

Ninguém nasce líder, a liderança não é nata a ninguém, porque o principal ativo de um líder, é o exemplo. Ser coeso entre o que você fala e o que você executa, é disso que se trata. Não peça para seus colaboradores serem mais pacientes, se você não é. Não peça para eles executarem uma atividade que você não sabe fazer ou nunca colocou a mão na massa.

Albert Einstein já dizia: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros, mas o único caminho”. Será que você tem sido um líder de verdade?

 

5 – Execução

Pode parecer simples, mas acredito que este seja o calcanhar de Aquiles da maioria das pessoas. Sabe por que? Idealizar é muito fácil, é cômodo. De grandes planos e ideias o inferno está cheio. Mas arregaçar as mangas e tirar do papel? Aí já é outro patamar, em que poucos estão dispostos a mergulhar.

Empreendedores que tem capacidade de execução, não focam na lista de atividades, e sim no resultado final almejado, sempre com acompanhado de prazos. É necessário atuar de modo energético, para mobilizar a equipe em direção da execução.

É quando estamos no campo de batalha que enxergamos a verdadeira realidade dos nossos desafios. As pessoas acham que quanto mais tempo pensarem, mais irão eliminar os riscos. Mas isto é um autoengano, quando planejamos, ficamos apenas especulando e não conseguimos ter uma visão concreta dos fatos. Inspiração vem com ação e não ao contrário!

Dica extra: Tenha sócios!

Uma das vantagens de possuir sócios em um negócio, é a complementaridade de competências que cada um pode agregar. Por isso, se você planeja ter um sócio, busque alguém com um perfil diferente do seu, porque se vocês forem muito parecidos em termos de experiências, habilidades e conduta, as chances de atingirem pouco êxito é enorme.

Se você é uma pessoa altamente influente e comunicativa, procure alguém com um perfil mais analítico, por exemplo. Em diferentes estágios do desenvolvimento dos negócios, cada característica terá sua importância.

 

Espero que este texto tenha feito sentido pra você e possa te ajudar a desenvolver estas competências, que são fundamentais para todo empreendedor de sucesso. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog GGV e nossas mídias sociais.



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.