Como expandir seu negócio? Conheça algumas formas de expansão

Como expandir seu negócio? Conheça algumas formas de expansão

Como expandir seu negócio? Conheça algumas formas de expansão

Como fazer meu negócio crescer? Minha empresa está pronta para expandir? Muitos empreendedores percebem quando podem alcançar voos maiores com seus negócios e alavancar as vendas. Vencer os obstáculos diários em um mercado cada vez mais saturado e limitante é difícil, mas, se sua empresa sobreviveu aos primeiros anos de funcionamento e conseguiu se consolidar, parabéns! Você é um empreendedor de sucesso!

Existem inúmeras formas de expandir os negócios, e o empreendedor precisa saber qual é a melhor oportunidade de investimento. É preciso colocar tudo na ponta do lápis para que a empresa esteja pronta para dar o próximo passo. Para pensar bem antes de tomar qualquer tipo de decisão, é importante analisar quais as possibilidades financeiras e o tempo que você está disposto a aplicar para partir para essa próxima etapa.

Pensando nisso, no post de hoje, elaboramos algumas dicas eficientes de como expandir seu negócio. Continue a leitura e mãos à obra!

Transforme a empresa em uma franquia

Uma das formas de expandir um negócio é transformar sua empresa em uma franquia. Essa opção é bastante interessante para empreendedores que não possuem uma quantia imediata de dinheiro para abrir mais unidades da própria empresa, mas querem crescer mais.

Antes de se lançar no franchising, é preciso estruturar muito bem o negócio e conhecer a fundo as estratégias das operações, para que você possa oferecer um suporte adequado ao franqueado. Transformar uma empresa em franquia exige cautela, além de conhecimento sobre o ciclo completo da sua empresa. Assim, você poderá oferecer aos interessados informações como sazonalidade, concorrência, aceitação do público e possibilidades de lucro.

Ter uma marca conhecida no mercado, com um modelo de negócio que possa ser aplicado em qualquer lugar e que apresente os mesmos resultados, são pré-requisitos para que a ideia de expandir seu negócio através de franquias dê certo.

Abra outras unidades

O negócio está apresentando um bom faturamento, as vendas estão superando as expectativas e você, empreendedor, considera que é a hora de abrir novas unidades. Entretanto, assim como em qualquer novo investimento, é preciso analisar as possibilidades e considerar se realmente é a hora de aplicar recursos e tempo para expandir dessa forma.

Coloque todas as ideias no papel, pensando em como o processo será conduzida. Abrir uma filial significa mais investimentos, estrutura, funcionários e, principalmente, mais tempo. A dica é realizar um bom plano de negócio e estudar a viabilidade do projeto para que essa nova etapa não se transforme em pesadelo, prejudicando não apenas sua possibilidade de expansão, mas o empreendimento como um todo.

Diversifique os canais de venda

Investir em mais canais de venda é outra aposta que vem ganhando muitos adeptos. Você está interessado em recorrer às vendas pela internet? Então, precisa certificar-se de que a empresa está preparada para atender aos consumidores dessa forma e, consequentemente, vender mais.

O sucesso de empreendimentos que buscam diversificar seus canais de venda é elaborar um bom plano de negócio. É preciso saber o quanto será aplicado, quais produtos/serviços podem ser ajustados à nova estratégia de venda, treinar os representantes comerciais da sua marca para atuar em outras localidades, e tantos outros investimentos necessários para que os novos canais deem o resultado esperado.

Aumente a variedade de produtos e serviços

Que tal aumentar o volume de vendas através de uma maior variedade de produtos e serviços? Essa é outra possibilidade de expansão dos negócios, mas é preciso muita cautela na hora de diversificar e ampliar o que a empresa oferece.

É preciso realizar uma boa pesquisa para saber o que realmente pode ser oferecido ao cliente e o que tem a ver com a empresa. Para investir em um novo nicho ou mesmo na diversificação de produtos, é essencial conhecer o mercado concorrente e o público-alvo.

Una-se a um negócio concorrente

Finalmente, outra possibilidade interessante de alavancar seu negócio é investir na fusão ou na aquisição de uma empresa concorrente. Nesses casos, é preciso que o empreendedor analise se realmente existe lógica entre os tipos de empresa e se a estratégia tem potencial de trazer bons frutos para você.

Como fazer meu negócio crescer e como expandir seu negócio? Ajude a esclarecer essas dúvidas compartilhando este post nas suas redes sociais!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.