Mudar seu conceito de produtividade vai transformar o seu negócio

Mudar seu conceito de produtividade vai transformar o seu negócio

Você se considera um empreendedor realmente produtivo? Se sua resposta foi sim, eu aconselho que você leia este artigo até o fim de forma atenta, porque ele vai mudar seu conceito de produtividade, e pode transformar, de fato, o seu negócio.

Possivelmente, você tem a ideia de que produtividade é o famoso: “fazer mais por menos”. Eu não estou aqui para negar esta tese, mas sim para te trazer uma nova perspectiva.

Volume de atividades

De forma geral, as pessoas acham que são produtivas por conseguirem executar um grande volume de atividades no seu dia a dia, acreditando que serão mais eficientes e consequentemente terão mais resultados.

O problema é que o empreendedor acaba se tornando um bombeiro. Apaga vários incêndios durante o dia, destinando alguns minutos ou poucas horas para cada atividade, e colhendo resultados proporcionais a este processo, ou seja medíocres.

Você já deve estar entendo aonde eu quero chegar. Ser produtivo não significa fazer mais. Não é o acréscimo de atividades que vai fazer você alcançar seus objetivos e ter a qualidade de vida que você tanto busca, tendo mais tempo com a sua família e momentos de lazer.

É exatamente ao contrário disso! Sei que pode parecer um pouco contra intuitivo, mas quando essa ficha caiu para mim, tudo mudou.

Por natureza humana, nós depositamos nossa segurança em querer abraçar todas as oportunidades que surgem. Mas não é agindo desta forma que você terá resultados exponenciais, simples assim.

Sem mais delongas, vamos então ao seu novo mindset de produtividade:

Produtividade é dar FOCO aos seus talentos para desenvolver um trabalho acima da média, dizendo não para todo o resto e definindo ESTRATÉGIAS INTELIGENTES para ter mais resultados, trabalhando o menor tempo possível.

Isso faz sentido pra você? Quantas ideias, projetos, departamentos você está envolvido e que não fazem parte do seu core business (o que você faz de melhor)?

Trabalhe de forma inteligente

Gastar seu tempo, esforço, dinheiro e energia em algo que você não domina simplesmente não faz sentido. Certamente existem pessoas para executarem muito melhor que você.

Talvez você também possua membros do seu time de trabalho nesta mesma situação, ou mesmo um sócio. Com esta nova visão, faça uma auditoria interna e identifique medidas para aumentar a performance geral do seu negócio.

É como navegar pela areia movediça, você fica preso a uma série de tarefas e responsabilidades que sugam a sua energia, e você não consegue agir de modo estratégico com foco nas suas melhores capacidades.

E você deve estar se perguntado: por que trabalhar o menor tempo possível? Não estou querendo dizer que você deve trabalhar 1 hora por dia apenas fazendo o que você gosta. Mas a medida que você entende os seus talentos, prioriza colocar a mão na massa no que você é realmente bom, você pode criar alternativas para automatizar, delegar ou terceirizar todas as outras atividades.

Desta forma, você pode ter resultados muito mais satisfatórios, em um espaço de tempo mais curto, dedicando menos horas, e com mais liberdade.

Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto (Steve Jobs)

Não faz sentido você investir tempo em tarefas desnecessárias ou que podem ser passadas para outros profissionais executarem com muito mais qualidade e velocidade que você.

E para incorporar esta nova concepção, é necessário abrir mão do excesso de controle. Você vai ter que confiar na sua equipe, ter inteligência emocional para não se envolver e dar autonomia para as pessoas.

Estude a jornada de pessoas extremamente realizadoras. Você vai perceber este ponto em comum em todas elas. Claro que depois de construir riqueza, os investimentos podem ser diversificados. Mas antes disso, é preciso ter foco, aprender a dizer não e fazer as escolhas certas.

Aliás, toda escolha demanda uma renúncia. E aqui está um dos principais problemas: o ser humano é arrogante e ao mesmo tempo inocente.

O primeiro porque achamos que somos uma máquina, capaz de pensar e agir com excelência sob todos os aspectos. Isto não é verossímil. E segundo, por que nos auto enganamos, vivemos no automático, como hamsters na roda, que faz as mesmas coisas, e não sai do lugar.

Espero que este texto possa te ajudar a no mínimo refletir se suas ações estão te levar onde você quer chegar. Quantas vezes você teve a sensação de trabalhar, trabalhar, trabalhar, e sentir que praticamente não saiu do lugar? A sua produtividade certamente precisa ser reavaliada.

Para finalizar, quero te deixar uma sugestão. Assine o Meu Sucesso.com. Uma espécie de Netflix do empreendedorismo, que possui uma produção cinematográfica e o melhor conteúdo sobre tema.

Especificamente, recomendo que você assista o estudo de caso do fundador e CEO da Chilli Beans, Caito Maita. Com a trajetória dele, você vai entender com mais profundidade porque ter foco é tão importante.

Espero que eu tenha te gerado algum valor e se você gostou deixa seu comentário.

Forte abraço!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.