gestão para aumentar o desempenho comercial - 4 Práticas

4 práticas de gestão para aumentar o desempenho do time comercial

4 práticas de gestão para aumentar o desempenho  comercial

Ter um time comercial mais eficiente é sinônimo de uma equipe mais produtiva e que consegue mais vendas!

No geral, isso é muito benéfico para a empresa porque não diminui os custos envolvidos, mas também aumenta a lucratividade e melhora a reputação da empresa perante aos clientes.

Para que isso seja possível, algumas práticas de gestão são especialmente vantajosas. Pensando nisso, conheça a seguir 4 dessas práticas e veja como usá-las em seu negócio!

Estruturação do processo de vendas

Para que o time consiga vender mais e ser mais produtivo, de maneira geral, é muito importante que haja um processo estruturado de vendas. Isso permite que a metodologia se torne escalável, além de garantir maior controle sobre as ações.

É o que acontece ao utilizar o funil de vendas e classificar os leads para uma atuação personalizada a cada caso. Com essa estruturação, o time comercial saberá como agir e ficará mais próximo da conversão.

Também pode ser o caso de criar um script de vendas para determinadas situações e estabelecer boas práticas para cada tipo de cliente.

Liderança associada à gestão de pessoas

A atuação do gestor no papel de líder é igualmente indispensável. Com um bom posicionamento, ele é capaz de realizar uma gestão de pessoas muito mais eficiente e que trará resultados melhores.

Nesse sentido, é preciso pensar em questões como a motivação. Definir metas ajuda a manter o time focado e motivado e oferecer um programa de recompensas estimula uma competitividade sadia.

Outra questão importante consiste em se preocupar com a qualidade de vida dos colaboradores, em dar feedback e em se comunicar corretamente, gerando alinhamento de atuação.

Treinamento de equipe

Uma equipe devidamente e constantemente treinada consegue entender mais facilmente o que deseja o público-alvo, além de realizar um atendimento melhor. Com menos erros e menos dificuldades, o resultado vem em forma de aumento no desempenho do time.

Por isso, é especialmente vantajoso utilizar a prática de gestão relacionada ao treinamento de equipe. Cursos de capacitação e expansão, reciclagens profissionais e melhoria contínua dos conhecimentos criam uma equipe compreensiva a respeito do mercado e também mais preparada para lidar com possíveis objeções de venda.

Contratação de consultoria

Associar essas práticas à realidade da empresa e encontrar novas possibilidades de melhoria é possível com a contratação de consultoria especializada. Com profissionais altamente capacitados em times comerciais, a consultoria oferecerá ao seu time novas possibilidades de aprendizado e de atuação.

Inclusive, uma boa consultoria pode ajudar sua empresa a ter mais entendimento sobre o mercado e sobre o público-alvo, o que estimula uma atuação mais assertiva. Com experiência e visão de mercado, a consultoria oferece ao negócio a chance de melhorar o desempenho e se diferenciar.

As práticas de gestão para aumentar o desempenho do time comercial vão desde a estruturação do processo de vendas até a gestão e treinamento de pessoas. Para conseguir executar tudo da melhor maneira possível é indicado que o negócio contrate uma consultoria, o que facilita todo o processo.

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Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

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