Como alcançar seus objetivos com um plano de ação?

Como alcançar seus objetivos com um plano de ação?

Como alcançar seus objetivos com um plano de ação?

O empreendedor precisa ter objetivos definidos para poder alcançá-los. Uma vida sem propósitos é uma vida sem sentido. E, para atingir os objetivos propostos, o empreendedor precisa desenvolver um bom plano de ação. É por meio desse plano que ele poderá direcionar suas ações visando a um determinado alvo.

Aqui trouxemos como será possível alcançar seus objetivos empresariais a partir de um plano de ação bem estruturado. Vamos lá!

Observe a necessidade de implantar sistemas dentro da empresa

Uma boa gestão certamente contempla a implantação de sistemas que facilitem a efetivação das operações e contribuam para alcançar o objetivo desejado.

O plano de ação consiste em um desses sistemas, desenvolvido com o escopo de criar tarefas e atingir metas estabelecidas dentro de um planejamento estratégico.

Apreenda o que é o plano de ação

O plano de ação consiste na listagem de todos os procedimentos que são necessários para a concretização de um objetivo específico. Dentro de uma empresa, esse plano pode separar as responsabilidades e funções conforme os diferentes setores, contribuindo para unificar as atividades, direcionando-as para uma meta determinada.

A delegação de tarefas é uma medida que o gestor utiliza diariamente a fim de manter o ritmo de produção e garantir que os alvos sejam atingidos em um período específico de tempo. É comum que o empreendedor precise delegar funções estratégicas e importantes. Assim, precisa realmente contar com uma equipe capacitada e responsável.

Apesar de ser um risco, a delegação de tarefas é fundamental para as empresas, independentemente do porte que tenham.

Veja os benefícios que o plano de ação oferece à empresa

Eis alguns dos benefícios que um bom plano de ação proporciona à empresa:

  • Nova interação entre o gestor e seus funcionários;
  • O alcance de metas que necessitem do esforço conjunto de todos os colaboradores;
  • Os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver outras habilidades;
  • O aumento da produtividade e da eficiência nos processos gerais, pois os recursos da organização são mais bem aproveitados.

Descubra mais sobre o método 5W2H

O método 5W2H é usado na elaboração de planos de ação mais eficientes. Conheça como ele funciona.

O próprio nome do método explica seu funcionamento. Ele consiste na aplicação de 5 palavras começadas pela letra W e de 2 palavras iniciadas por H — considerando-se os termos usados na língua inglesa. Dessa forma, temos uma estrutura que se propõe a resolver um problema com a ajuda das respostas dadas a sete perguntas específicas.

A cada pergunta feita, você deve preencher o espaço com a resposta adequada.

  • What? (O quê?): trata-se da tarefa em si, ou seja, o espaço deve ser preenchido com o tipo de problema que será resolvido;
  • Why? (Por quê?): que vantagem será obtida com a tarefa realizada;
  • How? (Como?): nesse espaço, você deve indicar a ação que, provavelmente, vai concluir o objetivo da tarefa;
  • Who? (Quem?): quem ficará responsável para realizar a tarefa (caso o objetivo do plano de ação seja muito complexo, será necessário contar com a participação de um setor inteiro; caso seja menos abrangente, o nome do funcionário responsável deve ser registrado);
  • When? (Quando?): trata-se do prazo para a realização das ações (é preciso dividir entre o início e o fim do prazo para mensurar a velocidade e a eficiência da solução);
  • Where? (Onde?): local onde será efetivada a tarefa; e
  • How Much? (Quanto?): avaliação dos custos que serão empregados (é preciso avaliar qual o valor do capital e quais recursos serão aplicados).

Após responder todas as perguntas, é preciso realizar um acompanhamento de rotina, usando uma aba para essa função. Vale a pena usar o método 5W2H em uma planilha automática, o que torna o processo mais prático.

Costuma elaborar um plano de ação para alcançar os seus objetivos? Já conhecia o método 5W2H? Aproveite para curtir as páginas da GGV Consultoria no Facebook e ficar por dentro de outras dicas como estas!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

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